Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google recebe segunda denúncia por concorrência desleal na Europa

Recommended Posts

Google recebe segunda denúncia por concorrência desleal na Europa

Empresa alega que Google obriga sites de busca a usarem sua tecnologia.

Comissão Europeia já investiga a companhia por práticas de monopólio.

 

Da agência EFE

 

googlehome.jpg

Google (Foto: Reuters)

 

A empresa francesa 1PlusV, proprietária de sites de busca, apresentou uma segunda denúncia por concorrência desleal perante a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) contra o Google.

 

O diretor da 1PlusV, Bruno Guillard, assegurou em entrevista coletiva em Bruxelas que o endereço Google obriga os sites de busca independentes e especializados em um tema a utilizarem sua tecnologia para poder acessar seu serviço de publicidade.

 

De acordo com a 1PlusV, desta forma, os sites independentes que usarem outra tecnologia diferente da usada pelo Google não conseguem sobreviver porque não têm acesso aos anunciantes.

 

Monopólio

Atualmente, a Comissão investiga o Google por práticas de monopólio e de discriminação a seus concorrentes. Guillard afirmou que esta segunda denúncia apresenta "novas evidências" dos "abusos da posição dominante" do Google.

 

Além disso, a 1PlusV acusou o Google de potenciar seus próprios endereços de busca, como o Google Vídeos e o Google News – os incluindo nos resultados na busca embora não cumpram os requisitos.

 

Na opinião da 1PlusV, em 2010 a Google oferecia "ilegalmente" referências de algumas páginas pertencentes a instituições privadas e públicas, como o Senado francês e o portal cultural da União Europeia, que, explicitamente, tinham assinalado que não queriam aparecer em buscadores.

 

A Comissão negou há duas semanas que esteja em conversas com Google para fechar a investigação aberta em 2010 em Bruxelas. O porta-voz do Google em Bruxelas, Alistair Verney, explicou à Agência EFE que sua empresa está "trabalhando" com a Comissão Europeia "para explicar diferentes partes do nosso negócio".

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.