Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nTn

Update. Preciso de opiniões!

Recommended Posts

Bom dia. Estou tendo um sério problema com a Locaweb, e gostaria de saber de entender o que está ocorrendo.

 

O problema é que ao tentar atualizar uma tabela específica, essa query demora muito tempo para ser concluída, isso quando consegue concluir.

 

Por exemplo, a tabela é 'Anúncio'. Essa é a principal tabela do site, que tem diversas ligações com outras tabelas, tudo organizado com Foreign Keys, etc. Mas a atualização que quero fazer é um simples contador de visitas em um registro específico, como por exemplo:

 

UPDATE Anuncio SET Visita = Visita + 1 WHERE ID = 22222

 

Essa simples atualização demora mais de 10 min para concluir, isso quando conclui. Qualquer atualização, seja INSERT ou UPDATE, demora muito ou é cancelada por timeout.

 

Enfim, tenho querys complexas de consultas, que são vários CASES e IFs, consultando várias tabelas (cerca de 10 ou mais), e não está com problema de lentidão.

 

Enfim, o que quero saber, é se uma simples atualização dessas pode estar lenta por ser afetada por outras tabelas ligadas, ou se é algum bloqueio do SQL Server ou algum firewall, enfim, quais as hipóteses que poderia acontecer?

 

Obrigado pelas opiniões!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou em dar uma olhada nos indices desta tabela? Espaco alocado?

São muitas variaveis.

 

O select retorna rapido?

 

Vou postar o que mandei para um amigo ainda ontem. Ele estava com problema no delete de 126k de registros. Demorou 3 horas (ou mais)

 

 

 

Por um acaso havia algum índice nos campos que você estava utilizando no WHERE? Espero que sim ¬¬

 

Bom, eu mandaria o provedor me mandar um relatório detalhado com a leitura do disco, por RAID, ai vocês analisam. Descreva o problema que estão passando.

 

Cara, eu não sei se você manja destas procedures de montiramento:

 

exec sp_monitor

select * from master.dbo.sysprocesses

select * from sys.dm_tran_locks

select * from sys.dm_os_tasks

select * from sys.dm_os_threads

 

Estas últimas eu estou utulizando em um cliente para monitorar gargalos, ao inves do profiler.

 

Neste caso, ele tem acesso ao servidor, e há a possibilidade de disco estar bichado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem triggers ligadas às tabelas ?

 

Não existem não.

 

O interessante é que até quarta-feira estava tudo normal, e nada foi alterado na aplicação nem no BD. A briga está no servidor que não sou eu quem gerencio. Enfim, não sei o que fazer, ou se existem algum problema no servidor.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É somente em uma tabela ou qq tabela com a mesma quantidade de registros acontece isso?

 

Se fosse problema no servidor, mais aplicações sofreriam.

 

Tem acesso a esta base pelo MMS? Se sim, de uma olhada no espaço que esta alocado para a tabela:

 

http://forum.imasters.com.br/topic/395856-espaco-de-cada-tabela-no-database/

 

Voce pode ter muito espaço sem uso, o que pode dar uma certa lentidão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É somente em uma tabela ou qq tabela com a mesma quantidade de registros acontece isso?

 

Se fosse problema no servidor, mais aplicações sofreriam.

 

Tem acesso a esta base pelo MMS? Se sim, de uma olhada no espaço que esta alocado para a tabela:

 

http://forum.imasters.com.br/topic/395856-espaco-de-cada-tabela-no-database/

 

Voce pode ter muito espaço sem uso, o que pode dar uma certa lentidão.

 

É só essa tabela que está acontecendo o problema. Veja o resultado da query:

Anuncio 333055 191968 KB 191352 KB 408 KB 208 KB dbo

 

Percebi q o reserved e data estão muito próximos. Poderia ser isso?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tablename row_count reserved data index_size unused

Anuncio 333.055 191.968 191.352 408 208

 

Poderia,

de uma lida neste topico:

 

http://support.micro...kb/924947/pt-br

 

Voce pode executar:

DBCC UPDATEUSAGE ('BASE_DE_DADOS')

 

UPDATE STATISTICS TABELA

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK. Vou ler o artigo e ver o posso fazer.

 

Uma coisa que está acontecendo com frequência, que não tem nada a ver com o problema atual, é que parece que a conexão do BD com a internet é rompida várias vezes por dia. Digo isso, pois tenho um log de erros, e diversas vezes vejo várias conexões dando timeout num determinado instante. Todas eles numa mesma hora, minuto, segundo e milisegundo, e depois aparentemente volta ao normal.

 

O erro "Um erro no nível de transporte ocorreu ao enviar a solicitação ao servidor." ocorre diversas vezes num dia. Estou achando que é algum problema no servidor, já que não atualizei nada nem no BD, nem na aplicação e esse erro está ocorrendo.

 

Enfim, estou numa briga, e o site funcionando anormalmente desde ontem!

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este tipo de problema de timeout pode ser tambem da sua aplicação. Muitas consultas podem estar sendo realizados por campos nao indexados ou indexados de forma incorreta.

Não estou tirando a culpa do provedor, ele também pode estar com um "gargalo de conexão" no seu site. No caso da locaweb, já tive vários problemas com eles, e em 90% dos casos era problema deles. Infelizmente, demora para ser resolvido.

 

Não sei o tipo de plano contratado que você tem, se há um limite de conexões. Verifique com eles, pois todos estarem caindo ao mesmo tempo (literalmente) é muito estranho.

 

Os dois comandos que passei, servem para você realocar o espaço da tabela e do banco de dados. Verifique se há a possibilidade de rodá-los.

 

O site é seu ou de cliente? Se for seu, de uma conversada no provedor, e uma "forçada" na resolução destes problemas. De uma hora para outra, sem alteração em estrutura ficar lento não existe :devil:

 

Se precisar de algo é só postar

 

Abçs e boa sorte

 

Júnior

 

 

ps. esqueci de perguntar. Pode passar o site? Até eu fiquei curioso :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este tipo de problema de timeout pode ser tambem da sua aplicação. Muitas consultas podem estar sendo realizados por campos nao indexados ou indexados de forma incorreta.

Não estou tirando a culpa do provedor, ele também pode estar com um "gargalo de conexão" no seu site. No caso da locaweb, já tive vários problemas com eles, e em 90% dos casos era problema deles. Infelizmente, demora para ser resolvido.

 

Não sei o tipo de plano contratado que você tem, se há um limite de conexões. Verifique com eles, pois todos estarem caindo ao mesmo tempo (literalmente) é muito estranho.

 

Os dois comandos que passei, servem para você realocar o espaço da tabela e do banco de dados. Verifique se há a possibilidade de rodá-los.

 

O site é seu ou de cliente? Se for seu, de uma conversada no provedor, e uma "forçada" na resolução destes problemas. De uma hora para outra, sem alteração em estrutura ficar lento não existe :devil:

 

Se precisar de algo é só postar

 

Abçs e boa sorte

 

Júnior

 

 

ps. esqueci de perguntar. Pode passar o site? Até eu fiquei curioso :P

 

Opa, eu sei que o desenvolvimento não é uma maravilha, e o BD tb não está perfeito. Sempre tento melhorar. Minha idéia agora é verificar certinho o que posso melhorar no SQL Server para otimizar. O negócio é que é um site muito acessado. Quase 20 mil visitas únicas diárias. Temos um servidor dedicado para isso, e ficar pagando caro para ter esses problemas é muito chato. Estamos seriamente pensando em ir para Uol Host, ou recomenda outros?

 

Essa não é a primeira vez que temos problemas, só que dessa vez é algo que nunca tinha visto. Parece estar bloqueando atualização em uma tabela. Enfim, já abrimos alguns chamados e estou aguardando. Ontem aconteceu a mesma coisa, e "milagrosamente" sem ninguém mexer voltou ao normal, mas hj cedo voltou o mesmo problema.

 

O site eu tenho participação na empresa, e minha parte é o desenvolvimento. O comercial já é outra pessoa. Enfim, dá uma olhada depois: www.usadosbr.com

 

E obrigado pelas opiniões!

 

Braulio Lorenzo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, eu sei que o desenvolvimento não é uma maravilha, e o BD tb não está perfeito. Sempre tento melhorar. Minha idéia agora é verificar certinho o que posso melhorar no SQL Server para otimizar. O negócio é que é um site muito acessado. Quase 20 mil visitas únicas diárias. Temos um servidor dedicado para isso, e ficar pagando caro para ter esses problemas é muito chato. Estamos seriamente pensando em ir para Uol Host, ou recomenda outros?

 

Essa não é a primeira vez que temos problemas, só que dessa vez é algo que nunca tinha visto. Parece estar bloqueando atualização em uma tabela. Enfim, já abrimos alguns chamados e estou aguardando. Ontem aconteceu a mesma coisa, e "milagrosamente" sem ninguém mexer voltou ao normal, mas hj cedo voltou o mesmo problema.

 

O site eu tenho participação na empresa, e minha parte é o desenvolvimento. O comercial já é outra pessoa. Enfim, dá uma olhada depois: www.usadosbr.com

 

E obrigado pelas opiniões!

 

Braulio Lorenzo

 

 

Eu não quis questionar o desenvolvimento, longe de mim isso. Todos nós, ao menos a maioria do pessoal do fórum, esta sempre disposto a ajudar e não criticar. Nada é perfeito e sempre estamos alterando algo para melhorar.

Pelo fato se ser um site com muitos acessos (20k/dia) as otimizações tem que ser constantes, só cuidado para não forçar também o link contratado.

Tenho alguns clientes na UolHost. Se precisar migrar, me avise que eu conheço várias pessoas do comercial e técnico que podem lhe ajudar.

 

Será que não tem gargalo na conexão? Você tem acesso a alguma ferramenta de monitoramento de banda? (uma espécie de Cacti) ??

 

Att.

 

Júnior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, eu sei que o desenvolvimento não é uma maravilha, e o BD tb não está perfeito. Sempre tento melhorar. Minha idéia agora é verificar certinho o que posso melhorar no SQL Server para otimizar. O negócio é que é um site muito acessado. Quase 20 mil visitas únicas diárias. Temos um servidor dedicado para isso, e ficar pagando caro para ter esses problemas é muito chato. Estamos seriamente pensando em ir para Uol Host, ou recomenda outros?

 

Essa não é a primeira vez que temos problemas, só que dessa vez é algo que nunca tinha visto. Parece estar bloqueando atualização em uma tabela. Enfim, já abrimos alguns chamados e estou aguardando. Ontem aconteceu a mesma coisa, e "milagrosamente" sem ninguém mexer voltou ao normal, mas hj cedo voltou o mesmo problema.

 

O site eu tenho participação na empresa, e minha parte é o desenvolvimento. O comercial já é outra pessoa. Enfim, dá uma olhada depois: www.usadosbr.com

 

E obrigado pelas opiniões!

 

Braulio Lorenzo

 

 

Eu não quis questionar o desenvolvimento, longe de mim isso. Todos nós, ao menos a maioria do pessoal do fórum, esta sempre disposto a ajudar e não criticar. Nada é perfeito e sempre estamos alterando algo para melhorar.

Pelo fato se ser um site com muitos acessos (20k/dia) as otimizações tem que ser constantes, só cuidado para não forçar também o link contratado.

Tenho alguns clientes na UolHost. Se precisar migrar, me avise que eu conheço várias pessoas do comercial e técnico que podem lhe ajudar.

 

Será que não tem gargalo na conexão? Você tem acesso a alguma ferramenta de monitoramento de banda? (uma espécie de Cacti) ??

 

Att.

 

Júnior

 

O único monitoramento que me passaram foi o mrtg, que tem memória e cpu usados e requisições do site. No mais não tenho mais acesso.

 

Mas já contratamos um plano de clouding na Uol Host. Inicialmente vou passar o BD para lá, e aos poucos vamos migrar todo o site. Mas vamos entrar no procon, pois a causa da migração é por falha deles, no que eu acho. Tentamos de tudo para melhorar. Enfim, essa foi a gota d'água. Não sei até agora qual o problema, e eles dizem que não tem nada a ver com eles. Enfim, se quiser me contactar por msn, o meu é nitinho@msn.com.

 

Obrigado,

Braulio Lorenzo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O único monitoramento que me passaram foi o mrtg, que tem memória e cpu usados e requisições do site. No mais não tenho mais acesso.

 

Mas já contratamos um plano de clouding na Uol Host. Inicialmente vou passar o BD para lá, e aos poucos vamos migrar todo o site. Mas vamos entrar no procon, pois a causa da migração é por falha deles, no que eu acho. Tentamos de tudo para melhorar. Enfim, essa foi a gota d'água. Não sei até agora qual o problema, e eles dizem que não tem nada a ver com eles. Enfim, se quiser me contactar por msn, o meu é nitinho@msn.com.

 

Obrigado,

Braulio Lorenzo

 

Eu não acesso msn da empresa, pois tudo é bloqueado. Fds fico na correria, mas vou passar meus dados de contato por MP :P

 

Com relação a Procon ou outras instancias, voce esta correto em entrar. Existem ferramentas (no firefoz por exemplo) que lhe dão o tempo de processamento por página. As vezes não é nem banco isso, pode ser alguma falha no IIS.

Por um acaso, em outro ambiente existe este problema? É possível montar um ambiente local ou até mesmo no servidor? Poderia fazer este teste.

 

Abçs e boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acesso msn da empresa, pois tudo é bloqueado. Fds fico na correria, mas vou passar meus dados de contato por MP :P

 

Com relação a Procon ou outras instancias, voce esta correto em entrar. Existem ferramentas (no firefoz por exemplo) que lhe dão o tempo de processamento por página. As vezes não é nem banco isso, pode ser alguma falha no IIS.

Por um acaso, em outro ambiente existe este problema? É possível montar um ambiente local ou até mesmo no servidor? Poderia fazer este teste.

 

Abçs e boa sorte

 

Acredita que o problema acabou? Eles dizem q não fizeram nada, e que não encontraram nenhum problema na parte do servidor. Agora ocorre outro problema, que o consumo de memória aumentou uns 30%. Tá complicado, viu.

 

Com relação ao outro ambiente, eu tenho todo o site em minha máquina. Usando tanto um BD local, quanto o BD oficial. Está tudo normal aqui. Claro que o número de acessos influi bastante, mas enfim, eu queria só entender o que aconteceu. Se é falha nossa ou deles. Enfim, acho difícil ser falha nossa, se o problema se resolveu sem nenhuma intervenção nossa, não acha?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredita que o problema acabou? Eles dizem q não fizeram nada, e que não encontraram nenhum problema na parte do servidor. Agora ocorre outro problema, que o consumo de memória aumentou uns 30%. Tá complicado, viu.

 

Com relação ao outro ambiente, eu tenho todo o site em minha máquina. Usando tanto um BD local, quanto o BD oficial. Está tudo normal aqui. Claro que o número de acessos influi bastante, mas enfim, eu queria só entender o que aconteceu. Se é falha nossa ou deles. Enfim, acho difícil ser falha nossa, se o problema se resolveu sem nenhuma intervenção nossa, não acha?

 

[]s

 

 

Acredito....

Em ambiente instavel é assim mesmo.... infelizmente estamos suscetiveis a isso.

O número de acesso online influi, óbvio, mas se em um profiler local o retorno é rápido (em ms), se o plano de execução esta bom, não há gargalos aparente o problema passa a não ser seu.

Eu tive um problema parecido em um cliente grande com aplicação crítica (ambiente 24x7),e tive que montar uma documentação com planos de execução, lista de procedures por tela e por usuário, permissão de bancos e tudo que se pode imaginar, para entrar com uma ação pedindo ressarcimento do período que o sistema ficou fora do ar. Você deve ter uma SLA de 99%, ou seja, se o sistema fica fora 1% do tempo em um mês, ainda esta dentro do limite.

 

Documenta todo este processo, os chamados e até mesmo esta reclamação no fórum e veja se ainda há a necessidade de ação no Procon. Se sim, junte tudo e boa sorte.

 

No que pudermos ajudar, é só postar.

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Voltar é reviver" rs

 

ntn, e este seu problema. consegui resolver algo junto a seu provedor?

 

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.