Maurilio Vilela 0 Denunciar post Postado Março 2, 2011 Faça um algoritmo que receba o valor do salário mínimo, o turno de trabalho (M – matutino, V – vespertino ou N – noturno), a categoria (O – operário, G – gerente) e o número de horas trabalhadas no mês de um funcionário. Suponha a digitação apenas de dados válidos e, quando houver a digitação de letras, utilize maiúsculas. Calcule e mostre: • O coeficiente do salário, de acordo com os dados a seguir: TURNO DE TRABALHO---------------VALOR DO COEFICIENTE M – Matutino-----------------------------------10% do salário mínimo V – Vespertino---------------------------------15% do salário mínimo N – Noturno-------------------------------------12% do salário mínimo • O valor do salário bruto, ou seja, o número de horas trabalhadas multiplicado pelo valor do coeficiente do salário. • O imposto, de acordo com a tabela a seguir: CATEGORIA--------------SALÁRIO BRUTO--------------IMPOSTO SOBRE O SALÁRIO BRUTO O – Operário---------------->= R$ 300,00----------------------------------5% ----------------------------------< R$ 300,00-------------------------------------3% ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- G – Gerente----------------->= R$ 400,00----------------------------------6% ----------------------------------< R$ 400,00-------------------------------------4% • A gratificação, de acordo com as regras que seguem: Se o funcionário preencher todos os requisitos a seguir, sua gratificação será de R$ 50,00, caso contrário, será de R$ 30,00. Os requisitos são: Turno: Noturno Número de horas trabalhadas: Superior a 80 horas • O auxílio alimentação, de acordo com as seguintes regras: Se o funcionário preencher algum dos requisitos, seu auxílio alimentação será de um terço do seu salário bruto; caso contrário será de metade de seu salário bruto. Os requisitos são: Categoria: Operário Coeficiente de salário: <= 25 • O salário líquido, ou seja, salário bruto menos imposto mais gratificação mais auxílio alimentação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LCS 0 Denunciar post Postado Março 3, 2011 kkk. você não quer ajuda.. mais sim que façamos pra você? bom ai não vai rolar.. sugiro que use o visualg, procure no google, é um excelente programa para desenvolvimento de algoritimo. você devera inicialmente declarar todas essas variaveis no seu algortimo, depois vá fazendo as contas e as condições em blocos.. e no fim peça para imprimir... Bom a pessoa que lhe passou esse algoritimo ai.. o fez facilitando a sua vida..ele passou os requesitos na ordem que você deve escrever.. fallows. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maurilio Vilela 0 Denunciar post Postado Março 3, 2011 kkk. você não quer ajuda.. mais sim que façamos pra você? bom ai não vai rolar.. sugiro que use o visualg, procure no google, é um excelente programa para desenvolvimento de algoritimo. você devera inicialmente declarar todas essas variaveis no seu algortimo, depois vá fazendo as contas e as condições em blocos.. e no fim peça para imprimir... Bom a pessoa que lhe passou esse algoritimo ai.. o fez facilitando a sua vida..ele passou os requesitos na ordem que você deve escrever.. fallows. Olha eu estou tentando fazer no visualg mesmo, só que estou começando agora e não conheço todas as funções do visualg, fiz várias variáveis já, e gostaria que alguém me ajudasse ou pelo menos fizesse uma parte do algoritmo que o resto eu iria seguir os passos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LCS 0 Denunciar post Postado Março 4, 2011 kkk. você não quer ajuda.. mais sim que façamos pra você? bom ai não vai rolar.. sugiro que use o visualg, procure no google, é um excelente programa para desenvolvimento de algoritimo. você devera inicialmente declarar todas essas variaveis no seu algortimo, depois vá fazendo as contas e as condições em blocos.. e no fim peça para imprimir... Bom a pessoa que lhe passou esse algoritimo ai.. o fez facilitando a sua vida..ele passou os requesitos na ordem que você deve escrever.. fallows. Olha eu estou tentando fazer no visualg mesmo, só que estou começando agora e não conheço todas as funções do visualg, fiz várias variáveis já, e gostaria que alguém me ajudasse ou pelo menos fizesse uma parte do algoritmo que o resto eu iria seguir os passos. Passa ai o código que tu passou para eu ver se posso te ajudar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maurilio Vilela 0 Denunciar post Postado Março 5, 2011 kkk. você não quer ajuda.. mais sim que façamos pra você? bom ai não vai rolar.. sugiro que use o visualg, procure no google, é um excelente programa para desenvolvimento de algoritimo. você devera inicialmente declarar todas essas variaveis no seu algortimo, depois vá fazendo as contas e as condições em blocos.. e no fim peça para imprimir... Bom a pessoa que lhe passou esse algoritimo ai.. o fez facilitando a sua vida..ele passou os requesitos na ordem que você deve escrever.. fallows. Olha eu estou tentando fazer no visualg mesmo, só que estou começando agora e não conheço todas as funções do visualg, fiz várias variáveis já, e gostaria que alguém me ajudasse ou pelo menos fizesse uma parte do algoritmo que o resto eu iria seguir os passos. Passa ai o código que tu passou para eu ver se posso te ajudar. Cara eu consegui fazer até os dois menu opções e ta dando um erro que não sei como consertar, o resto não sei como fazer, gostaria de pelo menos uma orientação. Sei que pra muitos membros deste fórum isto é moleza. Eu estou começando a programar algoritmos e pascal agora, atualmente programo apenas PHP, jQuery, Mysql, Css. Vai aqui abaixo o que eu consegui fazer: algoritmo "Finançeiro" // Função : Calcular salário // Autor : Maurilio Vilela // Data : 02/03/2011 // Seção de Declarações Var coeficiente_salario1, coeficiente_salario2, coeficiente_salario3, salario_bruto, salario_liquido: real horas_trabalhadas, imposto:real funcao menu : caracter var turno : caracter inicio limpatela escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval( " Programa Financeiro de Salário ") escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval escreva ("Digite o Salário Bruto:") leia(salario_bruto) escreva ("") escreval escreval( "Turno") escreval( " M - Matutino") escreval( " V - Vespertino") escreval( " N - Noturno") escreval repita escreva("Escolha um turno: ") leia(turno) ate (turno = "M") ou (turno="V") ou (turno="N") retorne turno escreval fimfuncao funcao menu2 : caracter var cargo : caracter inicio escreval( "Cargo") escreval( " 1 - Operário") escreval( " 2 - Gerente") escreval repita escreva("Escolha um Cargo: ") leia(cargo) ate (cargo = "1") ou (cargo="2") retorne cargo fimfuncao inicio // Seção de Comandos escolha menu //Menu Turno de Trabalho caso "M" coeficiente_salario1 <- salario_bruto * 0.9 escreval("O seu salário é: R$", coeficiente_salario1) escreval caso "V" coeficiente_salario2 <- salario_bruto * 0.85 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario2) escreval caso "N" coeficiente_salario3 <- salario_bruto * 0.88 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario3) escreval fimescolha escolha menu2 //Menu Cargo do Funcionário se escolha = "1" e salario_bruto => 300 entao imposto <- 0.95 senao se //Aqui o imposto é de 5% coloquei 0.95 pra obter no calculo o valor do salario sem o imposto salario_bruto < 300 entao imposto <- 0.97 fimse //Aqui o imposto é de 3% coloquei 0.97 pra obter no calculo o valor do salario sem o imposto se escolha = "2" e salario_bruto => 400 entao imposto <- 0.94 senao se //Aqui o imposto é de 6% coloquei 0.94 pra obter no calculo o valor do salario sem o imposto salario_bruto < 400 entao imposto <- 0.96 fimse //Aqui o imposto é de 4% coloquei 0.96 pra obter no calculo o valor do salario sem o imposto fimescolha fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LCS 0 Denunciar post Postado Março 6, 2011 algoritmo "Finançeiro" // Função : Calcular salário // Autor : Maurilio Vilela // Data : 02/03/2011 // Seção de Declarações Var coeficiente_salario1, coeficiente_salario2, coeficiente_salario3, salario_bruto, salario_liquido: real horas_trabalhadas, imposto:real funcao menu : caracter var turno : caracter inicio limpatela escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval( " Programa Financeiro de Salário ") escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval escreva ("Digite o Salário Bruto:") leia(salario_bruto) escreva ("") escreval escreval( "Turno") escreval( " M - Matutino") escreval( " V - Vespertino") escreval( " N - Noturno") escreval repita escreva("Escolha um turno: ") leia(turno) ate (turno = "M") ou (turno="V") ou (turno="N") retorne turno escreval fimfuncao funcao menu2 : caracter var cargo : caracter inicio escreval( "Cargo") escreval( " 1 - Operário") escreval( " 2 - Gerente") escreval repita escreva("Escolha um Cargo: ") leia(cargo) ate (cargo = "1") ou (cargo="2") retorne cargo fimfuncao inicio // Seção de Comandos escolha menu //Menu Turno de Trabalho caso "M" coeficiente_salario1 <- salario_bruto * 0.9 escreval("O seu salário é: R$", coeficiente_salario1) escreval caso "V" coeficiente_salario2 <- salario_bruto * 0.85 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario2) escreval caso "N" coeficiente_salario3 <- salario_bruto * 0.88 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario3) escreval fimescolha //Primeira escolha de cargo: Operario se menu2 = ("1") entao se salario_bruto >= 300 entao imposto <- 0.95 senao imposto <- 0.97 fimse fimse //Segunda escolha de cargo: Gerente Se Menu2 = ( "2") entao se salario_bruto >= 400 entao imposto <- 0.94 senao imposto <- 0.96 fimse fimse Escreval("O valor do imposto é :" ,imposto) Fimalgoritmo Cara eu olhei o seu código e encontrei alguns pequenos problemas, ai esta o código revisado, como você vai ver ele seleciona o imposto de acordo com a faixa salarial, agora voce deve implementar a gratificação e o auxilio alimentação. Tem um problema, as condições propostas para isso são confusas: por exemplo se o funcionário for do período noturno e tiver trabalhado mais de 80 horas ele recebera R$50,00 e se não for recebera R$30,00, bom e o auxilio alimentação, quais requisitos ele deve preencher? trabalhar 80 horas e ser do período noturno? Sugiro que você revise o seu algoritmo,principalmente essa parte final que citei. olhe o meu código e analise com o seu. procure simplificar ao máximo, evite comentários desnecessários, por exemplo, todo programador sabe que o 0.95 = 5% ,etc. Outro problema que localizei foi com os símbolos: maior e igual á é representado por ">=" e não por "=>" , Outro problema: Voce errou a sintaxe do case select, no menu1 você fez certo: escolha ..... caso ... "comandos" fim escolha já no menu2: você misturou case select com if. Bom por enquanto é isso. Sugiro que voce leia e consulte sempre o menu ajuda do visualg, pois lá ele mostra toda a sintaxe usada no programa. você deve atentar que a lógica sempre é a mesma em todas as linguagens de programação porém a sintaxe possivelmente muda. Abçs LCS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maurilio Vilela 0 Denunciar post Postado Março 9, 2011 algoritmo "Finançeiro" // Função : Calcular salário // Autor : Maurilio Vilela // Data : 02/03/2011 // Seção de Declarações Var coeficiente_salario1, coeficiente_salario2, coeficiente_salario3, salario_bruto, salario_liquido: real horas_trabalhadas, imposto:real funcao menu : caracter var turno : caracter inicio limpatela escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval( " Programa Financeiro de Salário ") escreval( "----------------------------------------------------------------------------------") escreval escreva ("Digite o Salário Bruto:") leia(salario_bruto) escreva ("") escreval escreval( "Turno") escreval( " M - Matutino") escreval( " V - Vespertino") escreval( " N - Noturno") escreval repita escreva("Escolha um turno: ") leia(turno) ate (turno = "M") ou (turno="V") ou (turno="N") retorne turno escreval fimfuncao funcao menu2 : caracter var cargo : caracter inicio escreval( "Cargo") escreval( " 1 - Operário") escreval( " 2 - Gerente") escreval repita escreva("Escolha um Cargo: ") leia(cargo) ate (cargo = "1") ou (cargo="2") retorne cargo fimfuncao inicio // Seção de Comandos escolha menu //Menu Turno de Trabalho caso "M" coeficiente_salario1 <- salario_bruto * 0.9 escreval("O seu salário é: R$", coeficiente_salario1) escreval caso "V" coeficiente_salario2 <- salario_bruto * 0.85 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario2) escreval caso "N" coeficiente_salario3 <- salario_bruto * 0.88 escreval("O seu salário é: R$",coeficiente_salario3) escreval fimescolha //Primeira escolha de cargo: Operario se menu2 = ("1") entao se salario_bruto >= 300 entao imposto <- 0.95 senao imposto <- 0.97 fimse fimse //Segunda escolha de cargo: Gerente Se Menu2 = ( "2") entao se salario_bruto >= 400 entao imposto <- 0.94 senao imposto <- 0.96 fimse fimse Escreval("O valor do imposto é :" ,imposto) Fimalgoritmo Cara eu olhei o seu código e encontrei alguns pequenos problemas, ai esta o código revisado, como você vai ver ele seleciona o imposto de acordo com a faixa salarial, agora voce deve implementar a gratificação e o auxilio alimentação. Tem um problema, as condições propostas para isso são confusas: por exemplo se o funcionário for do período noturno e tiver trabalhado mais de 80 horas ele recebera R$50,00 e se não for recebera R$30,00, bom e o auxilio alimentação, quais requisitos ele deve preencher? trabalhar 80 horas e ser do período noturno? Sugiro que você revise o seu algoritmo,principalmente essa parte final que citei. olhe o meu código e analise com o seu. procure simplificar ao máximo, evite comentários desnecessários, por exemplo, todo programador sabe que o 0.95 = 5% ,etc. Outro problema que localizei foi com os símbolos: maior e igual á é representado por ">=" e não por "=>" , Outro problema: Voce errou a sintaxe do case select, no menu1 você fez certo: escolha ..... caso ... "comandos" fim escolha já no menu2: você misturou case select com if. Bom por enquanto é isso. Sugiro que voce leia e consulte sempre o menu ajuda do visualg, pois lá ele mostra toda a sintaxe usada no programa. você deve atentar que a lógica sempre é a mesma em todas as linguagens de programação porém a sintaxe possivelmente muda. Abçs LCS Muito Obrigado Cara, até que não era tão difícil mesmo vendo agora. Agora eu aprendi mais sobre algoritmos e a linguagem do visualg. Este fórum é simplismente d+, não há outro melhor, Obrigado LCS e fórum imasters. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites