Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gans

Processar cliente para receber?

Recommended Posts

Olá pessoal,

Primeira vez que estou envolvido em situação parecida. É o seguinte, sou freelancer a alguns anos e nunca nenhum cliente meu não gostou dos meus serviços, muito pelo contrário todos me recomendam.

Porem dessa vez aconteceu um problema, uma pessoa que conheço, as vezes consegue sites, mas essa pessoa não sabe fazer site, então ela faz o contrato com o cliente e me pede para fazer o site.

Já fiz uns 3 sites pra essa pessoa assim e tudo bem. Porem nesse ultimo, um site que envolve mais dinheiro. O cliente (nesse caso cliente que contratou o site com essa pessoa, e essa pessoa terceirizou o site comigo) não quer mais o site, disse não estar satisfeito.

Eu cobrei R$ 6.000,00 o site, e essa pessoa que terceriza passou o valor de R$ 14.000,00 (lucrando assim R$ 8.000,00 apenas para intermediar). Então fiz um site bom para o valor que cobrei, porem o cliente que pagou R$ 14.000,00 queria mais (não o condeno).

O problema é que essa pessoa que tercerizou comigo quer processar o cliente para receber o restante do valor, e o cliente que processar essa pessoa pois quer o dinheiro de volta.

E eu não tenho contrato com ninguém.

Alguém sabe o que pode acontecer? quem pode ganhar e se eu teria que devolver o valor que já recebi? (R$ 2.400,00). Outra informação, eu seria envolvido neste processo? já que vou fazer uma viagem internacional e isso poderia me complicar.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É provável que você não receba o restante, mas também você pode ficar tranquilo que não precisa devolver nada.

Se não assinou nenhum documento registrado em cartório, é a sua palavra contra a deles.

Eu prefiro nesse caso simplesmente ignorar e seguir a minha vida, os meus trabalhos. Pessoas assim eu esqueço que existem, e se pedirem o dinheiro de volta eu separo de louco e não devolvo nada, afinal eu trabalhei e pelo menos os custos preciso cobrir, por isso que somente trabalho com 50% do pagamento adiantado.

O certo é fazer tudo com contrato registrado em cartório (contrato sem firma reconhecida e um pedaço de papel higiênico tem o mesmo valor), pois ai você é beneficiado em um eventual processo, ainda mais se realmente FEZ o seu trabalho.

Só neste mês eu visitei três clientes que me foram indicados, e todos estão com o site fora do ar, isso porque pagaram adiantado a metade do valor para uma outra pessoa fazer, sem documentos, sem assinar nada, e essa pessoa simplesmente sumiu do mapa.

É complicado.

Siga a sua vida, não pense muito nesses acontecimentos, isso só cria uma energia ruim.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Na bem da verdade KATIERO, contrato com firma reconhecida nada mais é do que ter a garantia de que aquela assinatura é sua mesmo.

O certo mesmo seria registrar no outro Cartório, de Títulos e Documentos, o Contrato de Prestação de Serviços, em que se especifica o que será feito, o tempo que levará, quanto custará e o âmbito de intervenção de cada uma das partes (como quebra de contrato por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post

você mencionou viagem internacional, e devido aos valores mencionados, suponho que seja um cliente de outro país, certo ?

Uma dica pra quem trabalha em overseas ( fora do país onde reside ), é procurar saber no consulado geral daquele país como firmar o contrato.

Nunca comece um serviço sem ter o contrato assinado, registrado e o recebimento da parcela de garantia.

Mesmo com o contrato registrado em cartório, é praticamente impossível reivindicar direitos se o mesmo não possuir registro reconhecido no outro país. Por isso, nessas situações, procure informar-se no consulado ou mesmo na embaixada do país do cliente ou prestador de serviços, sobre se é possível e como fazer o reconhecimento de firma. Isso é bastante complicado, pois depende da legislação e tratados internacionais de ambos os países.

A sua situação já é mais complicada, pois o caso já aconteceu e não há nenhum vínculo jurídico ao seu nome.

Penso que o seu fornecedor de serviços te trapaceou, porque se ele sabe fazer negócios e tem contrato com o cliente, então por que nao fez o mesmo contigo ?

A justiça não pode julgar sem provas, pois é alheia aos fatos ocorridos, tal como se sucederam.

Você vai depender unicamente da idoneidade do seu colega que revende e o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, valeu KATIERO, a vida continua, obrigado por sua explicação. Minha preocupação não é nem receber o resto, o sistema está ai, talvez eu utilize ele um dia. O problema maior mesmo era quererem dinheiro de volta e ter problemas como me intimarem...

Obrigado também Bruno pela explicação, vou começar a adotar contratos para projetos maiores.

E hinom, não é isso. Fiz um site para cliente brasileiro mesmo, a viagem não tem nada a ver, só achei que poderia ter problemas caso eu estivesse viajando, e fosse intimado, algo do tipo...

Obrigado a todos, me deixaram mais tranquilo :)

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas fica atento que esse tipo de registro custa caro, visto que a parte essencial do valor se forma com base no valor do documento (e se tiver mais de um valor estipulado, às vezes o maior é escolhido, só de sacanagem).

Aqui onde eu moro (e onde trabalho) um contrato de 14 mil sairia em torno de 350 reais (mais ou menos). Já em São Paulo esse valor pode chegar a dobrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom de fato mesmo, a melhor solução seria você ser um autônomo,ter firma aberta,etc.Ter um contrato de prestação de serviço, dizendo os valores cobrados,as tecnologias usadas,as limitações do sistema,etc;.. Geralmente num projeto o cliente pede um orçamento e nesse orçamento voce tem que dar um esboço de como vai ficar o site,quais as funções,quais as limitações,como será a manutenção,quem será responsável pelos custos de servidor,etc.

é complicado trabalhar se nenhum contrato,só no boca a boca. Mais no seu caso todo o pepino vai para o intermediário, porém, eu não acho que vocÊ esta 100% livre, pois esse intermediário pode acionar voce na justiça alegando que não foi cumprido o acordo..

mais enfim seria um pepino gigantesco......

Caso seja aberto um processo contra voce,talvez possa acontecer de você ser impedido de sair do país sim, até do estado se quer saber...

eu sugiro que voce procure um advogado e tenha uma consulta com ele. conte como foi o negócio,etc, somente assim para ter toda a tranqüilidade do mundo.

Abçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz...que zica em cara?

Para poder falar exatamente o que pode lhe acontecer, é necessário que passe tudo o que foi feito, escrito e tudo.

Você encaminhou e-mails sobre o trabalho?

No caso nem a proposta foi com a sua logo?

Caso você tenha encaminhado e-mails sobre o trabalho ou sobre como ia o desenvolvimento dele, acho que pode te complicar um pouco mais pelo fato de simplismente o teu e-mail ser uma prova de que você estaria envolvido no trabalho.

Mas, o e-mail ainda não é um meio muito utilizado judicialmente pelo fato de ser eletrônico, onde qualquer um possa falsificar o conteúdo.

Toque sua vida normal e não esquente a cabeça com isso, caso venha a dar algo judicialmente vai ser ao Intermediario e o Cliente, o que o Intermediario pode tentar fazer é dizer que você foi contratado mas vai ser praticamente a sua palavra contra a dele pelo fato de não ter nada (nem e-mail...rs) comprovando que você realmente foi contratado para realizar tal ato firmado entre as partes.

Bom, eu acho que logicamente é bom tu consultar um Advogado, mas tome cuidado pois tem uns que querem somente pagar uma graninha e até na consulta que seja o mais simples cobram cerca de R$ 250,00.

Não esquente a cabeça, só isso por que isso pode tirar muito a sua concentração de outros projetos que você pode ter.

Caso você venha a receber uma notificação por correio, você não é obrigado a assinar e sendo que você não assine você não estará Notificado Judicialmente por nada, certo?

Bom, é isso...entendo muito pouco sobre isso por problemas de trabalhos que tive em outro ramo.

O que eu puder te ajudar, to aqui.

Abraços e sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.