Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LCS

Dicas para criar um bom código

Recommended Posts

Eu não sei se são dicas completas,porém,acredito que um código bem estruturado evita falhas e erros básicos de problemas em programação.

Então vamos lá:

1° Não tenha preguiça de digitar,nomeie variáveis de modo que quem for ler o seu código(isso inclui você tb),consiga entender qual a função de cada variável no programa facilmente. Ex: ao invés de n digite Número;vh digite Valor_hora;e assim por diante.

2° Sempre inicie o nome de uma variável com letra maiúscula pois isso facilita a identificação dela no "corpo" do código.

3° Idente o seu código,isso significa abrir as estruturas de forma que quem for ler o código saiba o inicio de um IF e o fim do mesmo.

4° Comente exaustivamente o seu código,porém com informações úteis. Diga o que cada estrutura condicional faz e qual o objetivo de cada uma delas. Informe o porque das contas matemáticas,etc.

5° Teve um problema com o seu código? Poste junto o código e a mensagem de erro caso exista uma.

6° Quando for pedir ajuda para desenvolver um código, estruture as suas necessidades em forma de tópicos, leia e releia os mesmos, afim de facilitar á ajuda. Porque nada pior do que tentar desvendar as coisas ou pegar um tópico com problemas de redação.Use um corretor ortográfico no seu browser,isso ajuda muito.

7° Antes de postar uma dúvida no fórum, procure referências no google,principalmente se for dúvidas de sintaxe.

Acho que essas são algumas dicas valiosas para quem quer se tornar um programador em qualquer linguagem e isso se torna mais importante ainda quando se trata de uma linguagem de baixo nível.

Adoraria que os colegas postem outras dicas que julguem importantes para produzir um bom código.

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.