Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marko D. Neto

Incluir dados separados no banco

Recommended Posts

Eae galera, estou com o seguinte problema, estou criando um sistema para cadastro de clientes e ordem de serviço, eu ja tenho tudo funcionando, mas agora queria saber como fazer para separaras coisas.

Explicando melhor:

na ordem de serviço vai constar "quantidade de peças utilizadas" "peças" "valor peça" "valor Total" Quem ja fez algum serviço em seu carro, moto, etc.. Viu que eles dão uma notinha descriminando tudo oque foi feito e peças utilizadas.

Meu problema agora é: Como gravar essas peças, quantidade, valor, tudo separadinho no banco de dados para quando eu precisar só pegar.

Mais ou menos assim:

Qnt. / Peças / valor unit / valor Total

1____tomada___R$10,00_____R$10,00

3____porca F__R$5,00______R$15,00

Eu até consigo gravar na tabela, mas cada vez que eu gravo na tabela gera uma id. Para eu saber de quem é o serviço, eu utilizo um campo cpf, ai quando preciso eu só pego pelo cpf.

Mas eu não queria gravar tudo junto, pq alem do cpf, tem um campo data que marca a data do serviço realizado, e na minha query eu uso ORDER BY data.

Sera que teria como eu gravar esses dados na tabela, em uma unica ID? Porque do jeito que estou fazendo ele grava cada peça e serviço em id's diferentes, e como disse para cada cadastro de serviço, ele inclui data e CPF.

Olha uma imagem da minha tabela:

8a48f29c67.jpg

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a modelagem mais correta seria o seguinte:

TABLE pecas_utilizadas

id, id_servico, qnt_peca, peca..

TABLE servico

id, cpf, data..

sendo pecas_utilizadas.id_servico uma chave estrangeira, que aponta para servico.id

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi, é tipo eu criar as duas tabelas, ai eu uso o campo de id nas duas, coloco as peças em uma e o serviço em outra, ai o campo que eu ia salvar para fazer a junção seria o id_servico que seria igual ao id da tabela peças_utilizadas?

Não entendi bem, poderia me explicar melhor?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe pelo quote amigo.

Seguinte eu acredito que no meu caso seja mais simples.

Sera que se eu usar um delimitador tipo @ ou / na hora de salvar no banco, e depois usar o php para retornar o resultado dividindo por esses limitadores, sera que daria certo?

eu dei uma olhada nos links que voce me passou, mas não entendi nem 30% do texto.

Me desculpe por ser tão ignorante no assunto. rs

Obrigado

desculpe pessoal, mas acho que moveram meu tópico pro lugar errado, minha duvida é a respeito de como fazer a função em php para eu gravar na tabela...

O Forum correto então não seria o PHP?

Compartilhar este post

Link para o post

A solução para seu problema é remodelar o banco de dados como sugeriu o amigo William.

Na remodelagem é necessário utilizar Foreign Key.

O fato de você não saber remodelar sua base e de ter a necessidade de estudar Foreign Key,

torna sua dúvida uma dúvida de banco de dados visto que a solução de seu problema é a remodelagem do mesmo.

O tópico esta no local certo.

Sempre dou esta dica a todos. "É necessário entender oque está fazendo antes de desenvolver um sistema".

Para resolver seu problema terá que estudar mais sobre banco de dados para entender

Foreign Key.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.