jcalebe 0 Denunciar post Postado Março 20, 2011 Olá! Sempre que preciso usar uma expressão regular recorro a algum script pronto da net, mas isso nunca me ensina nada. Então gostaria que me indicassem exercícios para que eu aprenda a usar as expressões regulares, pois sempre que tento fazer uma, não funciona ou pelo menos não como esperado. Obrigado. :skull: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Tavares 167 Denunciar post Postado Março 20, 2011 <input name="xxxxxx" class="lelele" /> <input name="lalala" class="yyyyyy" /> Inverta os parâmetros, de forma que fique da seguinte maneira, usando somente uma ER: <input name="lelele" class="xxxxxx" /> <input name="yyyyyy" class="lalala" /> Isso é bom para caso você utilize um editor que tenha Search & Replace com suporte à expressões regulares, como o meu, e quer editar parâmetros do código de forma automática. É um exercício bastante fácil, mas é base para boa parte dos problemas com ER's que você ainda terá. Outro exercício muito bom é criar um sistema que colore automaticamente códigos, como o nosso do fórum de tag [ CODE ], ou uma função bbcode, ambos utilizando a menor quantidade possível de código. Você ainda pode fazer exercícios comuns, como funções de validação de e-mail, telefone, endereço, deixando-os flexíveis, porém seguros. Recomendo esse site para testes de ER's: http://regexpal.com []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jcalebe 0 Denunciar post Postado Março 20, 2011 Olá Matheus! Gostei muito deste site para testar minhas ERs, é bastante interessante. Vou começar "por baixo", fazendo a validação de telefone e email, depois parto para algo mais ousado, como o highlight para códigos. Agradeço pela atenção. Mas como eu vou saber o que cada colchete, barra invertida ou asterisco faz? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Março 21, 2011 Se você quer começar "por baixo", passe longe de validação de e-mail porque para você atender todas as "regras" e definições possíveis de um e-mail no formato user@isp.tld você vai perceber que é a coisa é muito cabeluda. Por baixo mesmo seria tipo esse que o Matheus passou ou então validação de datas, horas, telefones, documentos... Daí você "sobe um pouquinho" com validação de IP, tags HTML e começa a pegar as ER's "básicas" acima e começa a fazê-las suportar mais de um formato de entrada: 3/3/1988, 3/3/88, 03/3/1988, 3/03,1988 e etc. Mais pra cima disso você poderia criar um mini-parser de páginas HTML, já que você faria casamentos e substituições usando a mais variada combinação de metacaracteres. Se possível procure por algum HTML "imundo", para tornar o desafio ainda melhor. Acima disso seria você reinventar a roda. Não que você deva usar isso em produção, mas é interessante para aprender. O caso do e-mail é um bom exemplo... Se precisar de ajuda, pode sempre contar com o Guia ER Bons estudos :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Tavares 167 Denunciar post Postado Março 21, 2011 Mas como eu vou saber o que cada colchete, barra invertida ou asterisco faz? Imaginei que você já tivesse embasamento sobre o assunto. Vou te passar uma dica valiosa: Manual do PHP Não somente ele, quanto os comentários, estão repletos de informação e exemplos. Recomendo ainda este livro: http://novatec.com.br/livros/expressoesregulares/ Depois que começares a tentar a fazer os exercícios, poste suas dúvidas aqui, que te ajudamos. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Março 21, 2011 Esse livro é a versão impressa do Guia ER ^_^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jcalebe 0 Denunciar post Postado Março 21, 2011 Se precisar de ajuda, pode sempre contar com o Guia ER Bons estudos :thumbsup: Gostei muito deste guia! Estou estudando neste momento. Imaginei que você já tivesse embasamento sobre o assunto. Tudo que conheço sobre ERs é a função preg_match() mesmo. Obrigado a todos, já é suficiente para entrar no mundo dos ERs. Resolvido! []'s :skull: :ninja: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites