newbieprog 0 Denunciar post Postado Março 21, 2011 Meu 1º post aqui é ja vim com essa dúvida, sou iniciante em progamação. alguem ajuda descobrir onde está o erro? nao sei como resolve-lo. Esse programa vai receber a idade e altura, para no final calcular a media de ambos, e vai parar quando se digitar "0" na altura. algoritmo "media_idade_altura" var altura, altotal : real cont, idade, idtotal : inteiro inicio cont<- 0 altotal<-0 idtotal<-0 repita escreva ("digite a altura: ") leia (altura) escreva( "digite a idade: ") leia (idade) cont<- cont+1 altotal<- altotal + altura idtotal<- idtotal + idade ate (altura = 0 ) escreva("media altura: ",altotal / cont) escreva("media idade: ",idtotal / cont) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LCS 0 Denunciar post Postado Março 22, 2011 Meu 1º post aqui é ja vim com essa dúvida, sou iniciante em progamação. alguem ajuda descobrir onde está o erro? nao sei como resolve-lo. Esse programa vai receber a idade e altura, para no final calcular a media de ambos, e vai parar quando se digitar "0" na altura. algoritmo "media_idade_altura" var altura, altotal : real cont, idade, idtotal : inteiro inicio cont<- 0 altotal<-0 idtotal<-0 repita escreva ("digite a altura: ") leia (altura) escreva( "digite a idade: ") leia (idade) cont<- cont+1 altotal<- altotal + altura idtotal<- idtotal + idade ate (altura = 0 ) escreva("media altura: ",altotal / cont) escreva("media idade: ",idtotal / cont) fimalgoritmo Primeiro leia os posts de dicas no fórum de lógica de programação. Tendo lido você saberia que deveria comentar o seu código. Vamos aos problemas: 1° Você não deve misturar tipos de variáveis, ou seja, não se deve utilizar num mesmo calculo tipo inteiro e tipo real. 2° Você não pode fazer cálculos dentro do comando Escreva; Crie uma variável chamada Media_altura e outra Media_idade, faça os cálculos nela e depois mande imprimir. 3° Como o usuário vai saber que deve digitar o 0 para sair? E se você tiver que digitar o 0 para sair, sua média estará errada, pois o programa vai somar esse 0 e incrementar o contador. algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 21/03/2011 // Seção de Declara var Altura, Altura_total,contador, Idade,Idade_total,Media_altura,Media_idade : Real Sair,Sair_programa:caracter inicio Escreval("*********************************************************") Escreval("*********************************************************") Escreval("************>>Vamos fazer a budega rodar?<<**************") Escreval("*********************************************************") Escreval("*********************************************************") //Condição para saída do programa Enquanto (Sair_programa <> "S") ou (Sair_Programa <> "s") Faca // Condição para saída da inserção de dados Enquanto (Sair <> "S") ou (Sair <> "s") Faca // O usuário pode digitar o S maiusculo ou minicuslo. //Entrada dos dados Escreva("Digite a idade:") Leia(Idade) Escreva("Digite a altura") Leia(Altura) //Soma das alturas e soma das idades Altura_total<- Altura_total + Altura Idade_total<- Idade_total + Idade //Incrementando a variavél Contador Contador<- Contador + 1 //Calculando as médias Media_altura<- Altura_total/Contador Media_idade<- Idade_total/Contador Escreva(" Você deseja terminar de inserir os dados? S ou N: ") Leia(Sair) Fimenquanto Escreval("A média das idades é: ",Media_idade) Escreval("A média das alturas é: ",Media_altura) Escreva("Deseja finalizar o programa? S ou N: ") Leia(Sair_programa) Limpatela Fimenquanto Limpatela fimalgoritmo kk só não vai apresentar assim para o professor.. porque ele vai descobrir na hora que não foi você que fez hein.. Abcx, LCS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
newbieprog 0 Denunciar post Postado Março 22, 2011 Muito obrigado pelas dicas! e vlw a ajuda! antes de eu ver o seu post eu tinha feito o programa de outra forma algoritmo "media_idade_altura" var altura, alt_total, med_altura, med_idade: real contador, idade , id_total: inteiro inicio repita escreva("digite a idade: ") leia(idade) escreva("digite a altura: ") leia(altura) alt_total<- alt_total + altura id_total<- id_total + idade se (altura <> 0) entao contador<-contador+1 med_altura<- alt_total / contador med_idade<- id_total / contador fimse ate (altura = 0) escreva("media da altura = :", med_altura) escreva("media da idade = :", med_idade) fimalgoritmo tenho que melhorar ainda! vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LCS 0 Denunciar post Postado Março 22, 2011 Eu digo,repito e digo novamente. Faça muitos algoritmos, sempre incremente o máximo possível seus algoritmos, com títulos, laços de saída, procure novos desafios, somente assim você conseguira evoluir e se tornar um desenvolvedor de softwares melhor. ah e leia muito. Abcx, LCS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites