Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tlmendes

Ações outros MoviesClips

Recommended Posts

Pessoal,

Há muito tempo trabalhei com o Flash, na época era Macromedia Flash MX. Tinha pouco conhecimento e agora menos ainda :P

Estou retomando e fazendo um site bem simples, porém um dúvida/problema estou enfrentando.

Na cena principal criei dois movieclip e dentro dos movies criei um botão (para cada). Cada botão executa dentro do movie uma ação simples de interpolação.

Eu queria saber se eu consigo dentro de um movieclip executar um script que interfira no outro movieclip. Por exemplo, se eu clicar no Botão X, que está dentro do Movie X, ele executa um play em um dos quadros do Movie Y.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo certo?

Cara, você precisa instanciar cada movieclip, e no botão você deve fazer referência à essa instância, no comando/ação desejados.

Por exemplo, se você tem dois movieclips X e Y no stage, instanciados como "movieX" e "movieY" como você falou...

Dentro do mc X crie um botão e atribua uma ação do tipo:

on (release) {

_root.movieY.gotoAndPlay(2);

}

Este comando fará com que você dê o "play" no movie Y, a partir do frame 2.

Daí você pode colocar o comando que melhor sirva ao seu caso.

Espero que tenha ajudado.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara...

Não funcionou!

Veja como está criado:

Na Cena1 tenho dois frames, onde cada um tem um movieclip: clipbotprincipal e clipbotcontato.

Dentro de cada movieclip adicionei 3 camadas. Uma camada criei um botão com o nome do respectivo movieclip: botprincipal e botcontat. Em outra camada criei a animação de interpolação de movimento com um texto, que começa no quadro 1 e vai até o 30. Na outra camada coloquei um stop nos quadros 1, 15 e 30.

Quando começa, começa parado, pois tenho stop no 1 quadro. Quando eu clico, roda o movie e para no 15. Isso ocorre em ambos, só que se para no 15 e clico no outro botão, o texto interpolado do respectivo botão que cliquei aparece e o outro continua na tela.

Pelo comando até entendi que ele deveria chamar a função/ação do outro movieclip, mas não funcionou.

A ação está sobre o botão e não dentro, não sei se faz diferença.

No botprincipal esta assim:

on (press) {

gotoAndPlay(2);

}

on (press) {

_root.clipbotcontato.gotoAndPlay(16);

}

Entendo que aqui ele roda dentro do clipbotprincipal e mandaria rodar no quadro 16 do outro movieclip (clibotcontato).

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, desculpe mas não entendi muito bem o que você quer fazer...

O exemplo que te passei seria para os dois mc's ao mesmo tempo no stage (no mesmo frame).

Só uma coisa, acho que é melhor usar "on Release" do que o "on Press", e o comando repetido duas vezes não vai rolar mesmo.

Acho que no caso teria que fazer uma função com as ações e daí chamar a função. Ou então pode botar uma ação falando pra rodar a partir do frame 16 do primeiro movieclip, e no ultimo frame você coloca uma ação para ele fechar e chamar o movieclip 2, ou ir para o frame 1 da timeline onde está o movieclip 2.

A action pode ser em cima do botão, pelo menos eu sempre fiz assim e funcionou.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.