Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gremio10

[Resolvido] Implementar Smarty no Zend 1.11.4

Recommended Posts

Fala galera, estou pegando uns exemplos, video aulas para estudar Zend Framework, e como já me acostumei com o Smarty, queria saber como que faço para inseri-lo no Zend.

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho desnecessário usar Smarty no ZF, pois o mesmo já trabalha com MVC. A não ser em caso específicos onde realmente é necessário um sistema de templates com uma linguagem exclusiva de templates e que não envolva códigos PHP.

Agora se for usar Smarty só por costume, você irá perder bastante em produtividade.

Segue um tutorial de como integrar o Smarty com o ZF: http://devzone.zend.com/article/120

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo, o ZF é completo, você não precisa usar o smarty, o ZF trabalha com layouts que faz o mesmo trabalho do smarty.

segue um link pra você estudar mais sobre layouts do ZF.

zf layout

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Você não "enche" de códigos PHP mas enche de códigos de template, então da praticamente na mesma.

E usando o Smarty você vai diminuir mais a performance, pois o sistema além de interpretar o PHP terá que interpretar a sintaxe do Smarty.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, isso que você quer fazer:

o que eu queria era apenas não encher meu template com códigos php, como proprio Smarty serve, separar o HTML do PHP .. sabe ?

é exatamente o conceito do zend layout.

da uma olhada lá no manual, você nao vai se arrepender. Esquece o smarty :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

O que se perde em performance por serem dois arquivos de interpretação, se ganha em produtividade com o Smarty. Veja um exemplo:

O que se escreveria, normalmente, assim:

<?php echo strtolower(htmlspecialchars($title,ENT_QUOTES,UTF-8)); ?>

Pode ser reescrito assim:

{$title|escape|lower}

Porém, como bem disse nosso amigo Leozitho, isso não é separação de camadas, mas sim substituição de elementos de interpretação.

A grande sacada do Smarty não é essa, e sim a questão do caching.

Como o Zend já tem um componente só para trabalhar com caching, a integração realmente acaba por não fazer sentido.

E só pra constar, o Zend_Layout não tem o mesmo princípio do Smarty:

Zend_Layout implements a classic Two Step View pattern, allowing developers to wrap application content within another view, usually representing the site template. Such templates are often termed layouts by other projects, and Zend Framework has adopted this term for consistency.

O princípio do Zend_Layout é trabalhar com a centralização de views em um só lugar, por meio de uma técnica chamada de wrapping.

O Smarty também faz isso, mas não é o objetivo principal.

Some might argue that Smarty does what PHP can do already: separate the presentation from business logic. The PHP programming language is great for code development but when mixed with HTML, the syntax of PHP statements can be a mess to manage. Smarty makes up for this by insulating PHP from the presentation with a much simpler tag-based syntax. The tags reveal application content, enforcing a clean separation from PHP (application) code. No PHP knowledge is required to manage Smarty templates.

As duas coisas são bem diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava querendo implementar o Smarty por que com ele o numero de linhas é poupado...

Valeu pela explicação Daniel R. Gomes .. Show!

Eu sei que se é criado o valor de uma variavel pela controller, e na view nos apenas exibimos na tela...

só que pela rapidez maior, me parece que o Smarty ocupa menos tempo digitando :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estava querendo implementar o Smarty por que com ele o numero de linhas é poupado...

Valeu pela explicação Daniel R. Gomes .. Show!

Eu sei que se é criado o valor de uma variavel pela controller, e na view nos apenas exibimos na tela...

só que pela rapidez maior, me parece que o Smarty ocupa menos tempo digitando :lol:

Exatamente.

Com o Smarty se ganha muita produtividade, além de separar as camadas do ponto de vista de mercado de trabalho.

Existem várias maneiras de implementar o Smarty ao Zend Framework, e uma delas é criando um componente separado na library extendendo o Zend_View.

Dê uma procurada no google que tudo se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.