Jump to content

Daniel Ribeiro

Members
  • Content count

    406
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Comum

About Daniel Ribeiro

  • Birthday January 30

Informações Pessoais

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Florianópolis - SC
  • Interesses
    Design Patterns
    Algorítmos
    Metodologias Ágeis
    Frameworks
    Inteligência Artificial

Contato

  • Hangouts
    drgomesp@gmail.com
  • Skype
    drgomesp
  • Twitter
    @drgomesp
  • Facebook
    https://www.facebook.com/drgomesp
  • Site Pessoal
    http://danielribeiro.net/blog
  1. Daniel Ribeiro

    Ordenar por data

    Bom, aí você terá que analisar melhor seu código e ver onde está cometendo os erros. A resposta da sua pergunta já foi dada!
  2. Daniel Ribeiro

    Ordenar por data

    Não entendi com o que você ainda precisa de ajuda, mas vamos lá: o PHP fornece nativamente uma classe chamada DateTime, com a qual você pode manipular datas de diversas maneiras. No seu caso, quando você capturar os dados do banco de dados, basta pegar a data, conforme ela é entregue – normalmente como string – e instanciar um novo objeto DateTime: $date = new DateTime($row['datanecessaria']); Então, com esse objeto instanciado, você pode exibir a data com a formatação que quiser, respeitando as formatações disponíveis para datas no PHP: echo $date->format('d/m/Y');
  3. Daniel Ribeiro

    Ordenar por data

    Para realizar a consulta, você não precisa tocar no seu código ou na query. Basta um ORDER BY na coluna datanecessaria e os resultados deverão ser ordenados por cronologicamente de forma correta. Na hora de exibir os dados, novamente, será necessário converter o formato. Você pode se utilizar do objeto DateTime do PHP, para isso: $date = new DateTime('2014-0701'); $date->format('d/m/Y');
  4. Daniel Ribeiro

    Ordenar por data

    Para que a ordenação seja feita por data, você precisa de um campo do tipo DATE ou DATETIME. No caso do tipo TEXT, a ordenação é alfabética e, por isso, só considera os primeiros caracteres. Você, provavelmente, precisará fazer uma alteração no formato das datas, já que os bancos de dados trabalham com um formato diferente do brasileiro. Você tem 01/07/2014, deverá ter 2014-07-01. Depois de alterar os dados no banco de dados, altere a coluna para o tipo correto. No caso da inserção, é só seguir o padrão novo – e provavelmente, você precisará de alguma library Javascript para fazer a conversão ou converter via PHP antes de inserir no banco de dados.
  5. Daniel Ribeiro

    Ordenar por data

    De que tipo é a coluna datanecessaria? Me parece que não é um DATE ou um DATETIME...
  6. Daniel Ribeiro

    Formulário não cadastra no banco de dados

    Olá, amigo! Tem como você nos dar mais informações? A mensagem de erro que está aparecendo, ou quais campos exatamente não estão sendo populados?
  7. Daniel Ribeiro

    CRUD com PHP OO e MVC Parte 1

    Tive, exatamente, a mesma sensação. Acho melhor parar por aqui, mesmo.
  8. Daniel Ribeiro

    CRUD com PHP OO e MVC Parte 1

    @Quelipe Amigo, mais uma vez vou repetir: não se sinta ofendido pelas críticas feitas à sua pessoa. Tudo o que eu falei foi no intuito de ajudar as pessoas (inclusive você), visto que alguns conceitos estão mal interpretados. Veja bem, mal interpretados, e não completamente errados. No padrão de arquitetura MVC, qual a função do controller? É, basicamente, interpretar as requisições feitas pelo usuário, acionar os recursos disponíveis para responder essa requisição e enviar uma resposta. Preste bastante atenção à palavra acionar. O controller geralmente aciona um model para responder às requisições do usuário, mas nem sempre isso acontece. Portanto, um controller não depende de um model para existir. Se hoje você tem um atributo que armazena um model no controller, amanhã você pode, despretensiosamente, adicionar regras de domínio em uma ação deste controller. E é aí que mora o perigo. Percebe?
  9. Daniel Ribeiro

    CRUD com PHP OO e MVC Parte 1

    Legal, a ideia é muito boa. Talvez não consiga participar efetivamente do desenvolvimento, por falta de tempo, mas posso ajudar com a análise ou o levantamento de requisitos. E com certeza vou usar a aplicação. :clap:
  10. Daniel Ribeiro

    CRUD com PHP OO e MVC Parte 1

    @William Bruno Sinto que as suas respostas são um tanto hostis, William. Estou enganado? Quando comentei sobre as questões técnicas, falei do ponto de vista da análise e projeto orientado a objetos. Em nenhum momento disse que o autor do tópico o criou com maldade. A questão aqui, como bem comentou o Leozitho, não é maldade ou coragem, e sim responsabilidade. O ensino é uma grande responsabilidade. Mais uma vez, não tive a intenção de ser agressivo com minha resposta, se entendeste assim. Estava apenas lançando críticas para que todos evoluamos juntos. Compreende? ^_^ @João Estamos falando de desenvolvimento ágil? Não entendi perfeitamente a proposta.
  11. Daniel Ribeiro

    CRUD com PHP OO e MVC Parte 1

    Além do que foi mencionado pelo Leozitho, pode-se encontrar alguns OUTROS pontos sem sentido nesta implementação. A ideia era trabalhar com MVC, correto? Então porque um controllador tem um atributo chamado $cadastro? Outro detalhe é a implementação de um método responsável por montar uma query. Com a implementação que você fez, é bem difícil (pra não dizer impossível) de se criar consultas complexas. Minha sugestão é estudar bastante os conceitos de orientação a objetos, de preferência afastados da implementação. Não tente entender um padrão de arquitetura de software, como o MVC, se não sabe, ainda, como deve, basicamente, funcionar um software.
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.