gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Fala galera, eu estava configurando meu NetBeans para funcionar com o Zend. só que quando eu coloco o arquivo zf.bat no Script Zend da aba Zend, ele retorna um erro na Saida : '"php.exe"' is not recognized as an internal or external command,operable program or batch file. Alguém pode me ajudar. ? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Você configurou o caminho do PHP na aba "Geral"? Esse erro que está dando aí eu acredito que seja por você não ter incluído o path do PHP nas variáveis de ambiente do Windows. Acesse o painel de controle e configure lá. Aproveite e já inclua o path do ZF pra você poder usar o Zend Tool. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Cara, interpretador do PHP 5 eu coloquei isso : C:\xampp\php\php.exe quando eu clico em Pesquisar, ele nunca acha nada... Valeu a ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André Severino 3 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 O bom seria instalar os modulos separados, igual o Leo mencionou acima, porque esses 'pacotes' geralmente só eles tem acesso há essas configurações. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Desculpe cara, é a primeira vez que me exploro no Zend, e não entendo muito sobre ele "ainda" :lol: Tem como me explicar melhor ? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 quando eu clico em Pesquisar, ele nunca acha nada... Quando você clica no botão "Pesquisar" da aba "Geral" ou da aba "Zend"? @André, Eu não vejo problema em usar os pacotes como XAMPP, eles apenas automatizam o processo de instalação e configuração de todos os programas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Isso no Zend, mas o Geral é a mesma coisa, isso que achei estranho, eu vi uma video aula da própria NetBeans, e a do cara, encontrava direto... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Você incluiu os paths nas variáveis de ambiente do Windows? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 Do netBeans ? não, não sei como fazer isso ... :P ótimo programador hehe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André Severino 3 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 @Leo, então ele automatiza mais sei lá, tem que ficar dando um start toda hora hahahaha O bom de instalar por modulos é que o apache fica on diretao e a desvantagem é que se alterar algo no php.ini tem que reiniciar a máquina :( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 @gremio10 Para utilzar o Zend Tools integrado a qualquer IDE você precisa, além de configurar a IDE (o que já fez), adicionar o path para os executáveis, tanto do php quanto do zend framework, em suas variáveis de ambiente do Windows (está no Windows, né?). Dê uma procurada no Google sobre variáveis de ambiente do windows, e você não encontrará dificuldades. Depois disso, você poderá utilizar o zend tools pelo prompt de comando ou pela integração da IDE. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Andrey Knupp Vital 136 Denunciar post Postado Abril 1, 2011 @Leo, então ele automatiza mais sei lá, tem que ficar dando um start toda hora hahahaha O bom de instalar por modulos é que o apache fica on diretao e a desvantagem é que se alterar algo no php.ini tem que reiniciar a máquina :( Usei xampp um tempão , e não tem isso não 'start' toda hora .. Você addiciona ele ao serviço igual o php \ apache \ mysql fornecem a opçao pra ficar ligado ao iniciar o Sistema E Não tem que reiniciar a maquina se alterar o PHP.INI , basta dar restart no apache .. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 2, 2011 Falae galera, seguinte, peguei um passo a passo para o path como o nosso amigo @DanielR.Gomes me sugeriu. Coloquei meu php, consegui criar um projeto com o Zend, Lindo *-* O problema foi o NetBeans, quando eu vou na aba do zend, e coloco o diretorio do meu zend, que é C:\php5\pear\Zend ... ele diz que conseguiu fazer com o alert, mas ele me retorna esse erro ... Fatal error: Class 'Zend_Tool_Framework_Provider_Abstract' not found in C:\Program Files\NetBeans 6.9.1\php\zend\NetBeansCommandsProvider.php on line 51 o que pode ser ? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Abril 2, 2011 Tem um detalhe, gremio10, o path que o NetBeans espera é o path para o zf.bat, e não o path do framework. Experimente colocar o path do zf.bat e registrar o provedor novamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 2, 2011 Sim Daniel eu coloquei o bat C:\php5\pear\Zend\ZendFramework-1.11.1\bin\zf.bat mas ele retorna esse erro: o Geral esta com C:\xampp\php\php.exe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leozitho 81 Denunciar post Postado Abril 2, 2011 No meu caso eu só consegui fazer funcionar colocando a lib do ZF dentro da instalação do PHP que estava rodando na minha máquina. O caminho do ZF ficou: F:\xampp\php\PEAR\Zend O arquivo zf.bat ficou em: F:\xampp\php\PEAR\Zend\bin\zf.bat Dei dois prints aqui do meu NetBeans pra você ver como está configurado: Eu também tive um pouco de dor de cabeça pra configurar o ZF no NetBeans, mas agora tudo funciona certinho. :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Abril 2, 2011 @Leozitho Muito Obrigado cara, eu descobri que o Zend que vinha no PEAR era 1.9 e acho que por isso também, colocando uma versão mais nova, ele dava pau. Mas segui as suas configurações e foi tranquilo... Obrigado pela paciencia e pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rogerio_Lopes 0 Denunciar post Postado Junho 3, 2011 Leo, li as dicas que vocês deram neste forum e instalei como vocês disseram, mas na minha maquina nao consigo usar o EXECUTAR ZEND COMANDO(ZF), pois nas tarefas correspondentes diz: não há comando disponível e na linha de comando abaixo esta em branco onde deveria sair zend show alguma coisa e ele pede para atualizar toda vez que entro no zend comando mesmo criando todas as pastas e arquivos, por acaso aconteu com alguns de vocês, não gostaria de usar outra IDE, por isso pesso a ajuda de vocês Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites