Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2011 No inicio de uma empresa de consultoria e desenvolvimento de TI por demanda(personalizados), qual o recurso humano especializado necessário para se iniciar as operações? Não quero levar em conta a parte administrativa e de vendas da empresa, mas sim a parte técnica, de planejamento e execução dos serviços/sistemas. Qualquer informação sobre o que é necessário para se começar uma empresa está valendo como adicional, digo quanto a parte de execução mesmo. Espero ter sido claro, Obrigado. Dêem suas opiniões e sugestões. Como e com "quanto" começar? :D 1 analista programador 1 analista e 1 programador 1 analista e 2 programadores 1 analista, 1 programador e 1 designer 1 analista, 2 programador e 1 designer 1 analista, 3 programador e 1 designer 2 analistas programadores 2 analistas programadores e 1 programador Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
advaldomesquita 93 Denunciar post Postado Abril 7, 2011 Depende de sua demanda inicial. Eu contaria com : 1 analista programador, 1 designer e talvez 1 DBA. A medida que a demanda cresce, voce ve os profissionais que precisa. Isso tudo muda de acordo com a região de atuação também. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 7, 2011 @A.Jr Então, ela está no inicio, a demanda é incerta, no caso ainda não existe. Queremos começar com sistemas pequenos, como de lojas de roupas, super e hipermercados, corretoras e depois avançar para indústrias. Quero saber a quantidade necessária para os primeiros 3 ou 6 meses da empresa, depois disso, serão contratados mais funcionários de acordo com a demanda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
advaldomesquita 93 Denunciar post Postado Abril 7, 2011 01 analista programador e 01 designer, para inicio estaria bom. Faça uma pesquisa de mercado, como você mesmo falou "sistemas pequenos, como de lojas de roupas, super e hipermercados, corretoras e depois avançar para indústrias" leva-se tempo e precisa ter capital de giro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Abril 25, 2011 Dtrix, acho que você está dando passos maior que a perna porque você mesmo comentou que não sabe ao certo o que pretende fazer ou oferecer ao mercado e está pensando no RH.. Apesar disso, está fazendo o que é certo, pesquisando, perguntando, antes de se jogar de cabeça em algo incerto. Sugiro que encontre um objetivo, trace metas para alcançá-lo e, a partir do momento que estiver seguro, comece a expandir, se for o seu intuito. Outras questões básicas não preciso comentar, certo ? - Jamais faça negócios sem contrato, não importa se o cliente é um amigo de infância, parente, etc.. esses são os mais perigosos. - Registre a sua atividade perante a receita federal. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2011 @hinom, Eu sei o que quero oferecer, são sistemas gerenciais/administrativos de apoio a tomadas de decisões. Sobre as questões básicas, já estou certo disso tudo, rs... Sobre o RH, eu creio que vai variar muito do tamanho dos projetos(clientes) que eu conseguir, um grande projeto, um grande RH, pequeno projeto, pequeno RH. Acredito que seja isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Abril 26, 2011 está certo. sugiro que trabalhe com freelancers, sem se comprometer com contratações trabalhistas. quando fechar um contrato com um cliente, planeje a contabilidade ( entradas, saídas, lucro bruto, lucro liquido, etc.. ) a partir daí você terá uma noção do quanto poderá investir em pessoal técnico. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 26, 2011 @hinom, Tenho que fazer realmente um planejamento bom para a contabilidade, creio ser crucial ainda mais no inicio da empresa. Mas mudando o assunto e um pouco o foco. Será que hoje em dia já não é mais tão vantajoso softwares desktop? Será que realmente os sistemas baseados em Web estão dominando o mercado e apresentando ser a melhor solução? Pergunto, vale a pena substituir Java/C++ por linguagens como PHP, Flex, ASP e etc? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Abril 26, 2011 Pergunto, vale a pena substituir Java/C++ por linguagens como PHP, Flex, ASP e etc? sim.. depende da situação se for desenvolver softwares CRM, por exemplo, "linguagens web" oferecem mais vantagens devido a alguns fatores básicos: flexibilidade Instala apenas uma vez num servidor, que pode estar na internet ou numa rede local privada. No caso do sistema estar na internet é mais fácil e rapida a manutenção, reparo de algum bug, etc.. O técnico pode estar longe do escritorio, mas se estiver um local com internet poderá resolver rapidamente, por exemplo... portabilidade Pode ser usado em qualquer sistema operacional que tenha um browser, tanto via internet quanto via rede local popularidade É mais facil encontrar programadores e técnicos. Imagine um sistema feito em Cobol.. onde você vai encotnrar programadores cobol ? e qual o custo ? Agora compare com programdores php.. são centenas de milhares no mundo todo. Sem citar outros fatores, como no caso do PHP, o fato dfe ser open source e sem custos de uso. É um tema bastante discutido e basicamente você vai encontar comentários contrários por parte de quem trabalha com java, c++, delphi, etc... obviamente vão defender seus interesses, pois é o "ganha pão" deles, falando em linhas gerais Pesquise com outras pessoas, não somente ténicos, mas se puder consulte empresários também, compare o que cada um diz a respeito, analise e faça suas conclusões pra você ter mais segurança sobre qual rumo tomar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 26, 2011 @hinom, Falou e disse, só estou pensando em como reduzir o risco de falhas/uptime dos serviços, por exemplo, queda de energia, problema qlqr na internet. Obrigado pela disposição em me ajudar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Abril 27, 2011 só estou pensando em como reduzir o risco de falhas/uptime dos serviços se quer uma sugestão, você pode definir isso em contratos exemplo simples de como ficaria uma cláusula 1. Exceções referentes a atrasos no suporte e manutenção dos serviços descritos neste contrato 1.1. Problemas oriundos da queda de energia elétrica.. bla bla bla... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2011 @hinom, Mais uma vez muito obrigado pelo seu apoio e disposição... Mas isso não impediria que acontecesse tais falhas (queda de energia e bla bla bla), no caso só me protegeria contratualmente. Eu quero é tentar trazer a quase ZERO este risco, entende? Quero tentar evitar qualquer tipo de constrangimento e prejuízo para meu cliente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Abril 28, 2011 Basicamente precisa escolher um local de trabalho onde o fornecimento dos serviços públicos de energia elétrica, telefone e internet tenham menor reincidência de problemas e, se por ventura ocorrer algum problema terá maior garantia de que será atendido o mais rápido possível. O ambiente tem que possuir estrutura adequada para distribuição de voltagens, no-breaks, etc, por isso seria bom também contratar um eletricista para analisar se o local de trabalho é adequado para suportar um número X de equipamentos. 100% seguro não existe.. mas você está num pensamento certo, procurando se precaver para não ter que remediar depois. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dtrix 0 Denunciar post Postado Abril 28, 2011 @hinom, Boa idéia, quando for montar a estrutura física irei procurar um eletricista para me ajudar. Valeu ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites