Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SOMBRIO-SC

[Resolvido] botão de pesquisa

Recommended Posts

Olá, eu estou aprendendo sozinho, pois não encontro aqui na minha região curso apropriado de delphi. A dúvida é o seguinte: fiz um form Pesquisa, onde eu pesquiso por nome, aperto no botão e o dbgrid me mostra o resultado.(até aqui beleza) Porém quero selecionar este resultado e jogar em outro form dentro de um dbedit. Entenderam ?

na Verdade é um esqueminha de Fretes, onde tem o dbedit transportador, dai tem o botão pesquisar, que chama o form pesquisa, este me mostra o que eu pedi. PRECISO ENVIAR O RESULTADO DA PESQUISA, lá pro form anterior pra dentro daquele dbedit. e tb ja aproveitando ao lado tb tem o dbedit placa do veiculo que gostaria que fosse preenchido junto quando selecionado. (BD Paradox)

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Criei um exemplo básico para ajudar voce. Criei uma aplicação normal com 2 formulários. O primeiro deles é o frmPrincipal, e apenas ele é iniciado com o sistema. Nele coloquei um campo TEdit com o nome de edtCampo, e coloquei um TButton que chama btnPesquisar.

O outro formulário se chama frmPesquisa. Como se trata apenas de um exemplo de manipulação de informação atraves dos formularios, não coloquei um grid, e sim um TListBox já com informações adicionadas, apenas para teste. Criei também nesse formulário um botão OK.

No btnPesquisar do frmPrincipal coloque o seguinte código:

procedure TfrmPrincipal.btnPesquisarClick(Sender: TObject);
begin
 Application.CreateForm(TfrmPesquisa, frmPesquisa);
 frmPesquisa.ShowModal;
 edtCampo.Text := frmPesquisa.lbItens.Items.Strings[frmPesquisa.lbItens.ItemIndex];
 FreeAndNil(frmPesquisa);
end;

No btnOK do frmPesquisar coloque o conteudo

procedure TfrmPesquisa.btnOKClick(Sender: TObject);
begin
 Close;
end;

Prontinho! o item selecionado na list será exibido no campo do formulário principal! A parte de manipulação de banco acredito que voce saiba, se tiver dificuldades coloque aqui que tento te ajudar!

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Laura Celestino

nesta linha edtCampo.Text := frmPesquisa.lbItens.Items.Strings[frmPesquisa.lbItens.ItemIndex];

o lbItens.Items seria o campo que eu desejo ?? tipo "nome"

o cursor fica piscando em cima do Itens.

??

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa linha eu apenas estou pegando o item da listbox que o usuário selecionou, apenas isso, no seu caso, voce passará o campo que deseja. Pelo que eu entendi, será mais ou menos assim:

Voce tem um grid, vamos chama-lo de gFuncionario. Esse grid está relacionado com um datasource, que tem relação com um dataset. vamos chamar o seu dataset de qryFuncionario. Vamos supor que você queira pegar o campo NOME que esta sendo exibido no grid atraves desse dataset, sua linha ficaria

edtCampo.Text := frmPesquisa.qryFuncionario.FieldByName('Nome').AsString;

Consegui te ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa linha eu apenas estou pegando o item da listbox que o usuário selecionou, apenas isso, no seu caso, voce passará o campo que deseja. Pelo que eu entendi, será mais ou menos assim:

Voce tem um grid, vamos chama-lo de gFuncionario. Esse grid está relacionado com um datasource, que tem relação com um dataset. vamos chamar o seu dataset de qryFuncionario. Vamos supor que você queira pegar o campo NOME que esta sendo exibido no grid atraves desse dataset, sua linha ficaria

edtCampo.Text := frmPesquisa.TBFuncionario.FieldByName('Nome').AsString;

// estou utilizando tabela paradox

Consegui te ajudar?

não vejo a hora de voltar pra casa do trabalho e por isso em prática.

mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

rs rs rs rs

Fico feliz de estar te ajudando e motivando! =)

Qualquer coisa é só chamar!

LAURINHA CELESTINA

ESSA FOI NA VEIA.

TA RODANDO QUE É UMA MARAVILHA. MUITISSIMO OBRIGADO

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.