italoborges 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2011 Pessoal, o Flex 4.5 saiu agora e veio com a possibilidade de desenvolvimento para Android , IOS e Blackberry. Gostaria de saber se alguém já testou, se vale a pena programar ou seria melhor programar cada um na sua plataforma (IOS - Objective C, Android - Java). abrs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Maio 11, 2011 eu baixe tanto o Flex 4.5, quando o Flash CS5.5 no caso do flex, eu fiz uma app simples, só joguei uns controles na tela, e umas interações como effects, rodou bem no meu Samsung Galaxy S(Android 2.2), o único problema que achei foi o consumo de memória, a app com uns 3 controles ficou com 20MB de RAM, só de abrir :!: acredito que isso aconteceu pois ele adiciona todo o Flex Frameworks na app, pois quando eu jogava mais controles na tela (fiz um teste com uns 10 diferentes, incluindo gráficos), ele mantinha a faixa de 20MB e poucos mas mesmo assim isso é muuuito alto, apps nativas, quando são bem complexas, cheias de telas, dificilmente consome 15MB(o Photoshop Express para você ter ideia, consome 9MB), outro ponto agravante, é que quanto mais você usa a aplicação, mais o consumo de memória vai aumentando, tente fazer um teste com o tour mobile, para você ver, ele começa com 28MB, vá navegando em todas a opções, e logo ele estará consumindo 50MB :( esse foi um ponto contra para o flex, e acho que não valha a pena fazer algo complexo com ele, já que a grande maioria dos aparelhos hoje, tem seus 256 de RAM, o que é uma pena no teste com o Flash CS5.5, como eu havia pensado, o problema da memória foi bem menor, só desenhei uns MovieClips na tela, e ela consumiu 9MB de RAM, o que é aceitável a meu ver, já que seria impossível essas apps geradas no flash, serem tão otimizadas como as feitas nativamente ainda nos teste com Flash(abandonei a ideia de usar o Flex), eu resolvi testar a performance, fiz um experimento que duplicava um movieClip(com BitmapData, pra ficar mais leve) a medida que ele se movimentava na tela(com o Acelerometro), usei a classe Tweener, e o resultado não foi muito bom, ficou com muito leg, depois eu resolvi apelar, e joguei uns Blur Filters via AS3, ai sim que o negocio ficou travado, (e olha que o Galaxy S tem processador de 1GB, imagina em outros aparelhos) nesse ponto eu admito que faltou uma otimização de código, poderia ter usado a TweenLite ou a GTween que são mais leves, pelo menos serviu para mostrar que é preciso fazer um trabalho de otimizar em todo código, não é apenas pegar aquele seu joguinho/site já pronto e mandar exportar para Android, é preciso bastante testes na hora de desenvolver, ainda assim, no caso do uso com Flash, eu acredito que vale a pena usar, mas vai depender do nível da aplicação, um joguinho simples, até pode funcionar bem, se você trabalhar na otimização dele no geral, eu acho que ainda é cedo para usar essas ferramentas para desenvolver, a própria Adobe tem uma lista dos aparelhos que ela "certifica"(leia-se, não vai travar): http://www.adobe.com/flashplatform/certified_devices/smartphones.html, e lá só tem celulares top de linha(alguns nem lançados aqui no brasil isso acaba complicando nossa vida, porém, como eu disse antes, avalie se a app que você quer fazer não irá precisar de muito processamento/memória(uma app que só faz umas chamadas ao servidor, e mostra dos dados por exemplo), nesse caso vale, pois não iria compensar ter que aprender 2 ou 3 novas linguagens de programação só para fazer algo assim poxa, me estendi muito, mas acho que vale deixar o relato aqui []´s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
italoborges 0 Denunciar post Postado Maio 11, 2011 Era exatamente este tipo de resposta que eu estava esperando. Os prós e os contras de cada plataforma. E não apenas um sou contra e não gosto. Fiz uns testes com o Flash e vi que trava bastante com aplicações mais complexas também. Neste caso resta apelar para a programação "nativa" do Android, ou do IOS. Por um lado é bom, estudar e ter uma nova skill no portfolio. De início, melhor escolher uma (Android ou IOS) e se dedicar a ela, já que elas se diferem muito na forma de programar e estrutura de cada plataforma. Valeu Eder pela resposta, excelente resposta na verdade. Abrs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites