Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Notebook do Google que inicia em até 8 segundos será lançado em junho

Recommended Posts

Notebook do Google que inicia em até 8 segundos será lançado em junho em 6 países

Da Redação

laptops-da-samsung-e-da-acer-serao-os-primeiros-a-receber-o-chromebook-sistema-operacional-do-google-para-computadores-1305136851251_615x300.jpg

Samsung (e) e Acer (d) serão as primeiras a fazerem computadores com o Chromebook

Pela segunda vez, em um evento, o Google volta a mostrar o seu sistema Chrome OS para netbooks e notebooks. Porém, após quase cinco meses do anúncio, a gigante das buscas divulgou apenas nesta quinta-feira (11), no evento Google I/O, que os primeiros aparelhos Chromebook chegarão ao mercado em junho por preços a partir de US$ 349 (netbook da Acer). Segundo a empresa, o sistema operacional leva até oito segundos para inicializar.

O Chromebook é um aparelho com um sistema operacional de código aberto que tem uma estrutura de computação em nuvem (cloud computing), voltado para o mercado de netbooks. Com uma espécie de Windows Explorer dividido em abas, os aplicativos funcionam a partir da web, sem a necessidade de instalação de programas localmente.

Os primeiros países a receberem computadores com o sistema serão: Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, França e Alemanha. A previsão é que as vendas comecem no dia 15 de junho.

Samsung e Acer serão as primeiras fabricantes a comercializar computadores com o sistema Google. O aparelho da Samsung, de acordo com o Google, terá uma bateria com autonomia de oito horas, tela de 12,1 polegadas e estará disponível em duas cores. Ele será vendido em duas versões: uma apenas com Wi-Fi (US$ 429) e outra com Wi-Fi e 3G (US$ 499). Já o computador da Acer terá uma tela um pouco menor (11,6 polegadas com resolução Full HD) e 6,5 horas de autonomia de bateria. O preço inicial do computador será US$ 349.

A ideia do Google com o sistema operacional é que o usuário use todas as aplicações diretamente da internet – por isso a falta de um disco rígido. Apesar disso, os usuários poderão acessar informações em pendrives ou discos-rígido externos, tanto é que ambos os computadores com Chromebook contam com portas USB. Além disso, será possível ainda ter algumas opções funcionando off-line (sem estar conectada à internet): e-mail, calendário, o Google Docs e jogos como o Angry Birds.

De acordo com Sundar Pinchai, vice-presidente de gerenciamento de produtos, os notebooks na versão 3G serão vendidos por operadoras, porém, o usuário terá a opção de fazer “jailbreak” e utilizar outro chip 3G no computador.

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia ter um hd para o usuário armazenar o que quisesse. Realmente não foi feito para o Brasil, porque depender de internet para utilizar um netbook é fora de mão atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza um hd faz muita falta

Compartilhar este post

Link para o post

Um computador sem HD (pendrives falham), com este preço não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada produto com sua proposta... se virar tendência, é pq deu certo e daqui um tempo ninguém mais sentirá falta de um HD. Se for um fracasso, também não vai fazer diferença, daqui 6 meses ninguém lembra disso e, com alguma sorte, nem chega ao Brasil. *rs*

Eu acho a iniciativa muito válida. Há anos que aguardo algo do tipo, mas poderia ter um preço mais atraente.

Compartilhar este post

Link para o post

mas é esquisito

acho que vai ser a segunda opção dada

Compartilhar este post

Link para o post

Cada produto com sua proposta... se virar tendência, é pq deu certo e daqui um tempo ninguém mais sentirá falta de um HD. Se for um fracasso, também não vai fazer diferença, daqui 6 meses ninguém lembra disso e, com alguma sorte, nem chega ao Brasil. *rs*

Eu acho a iniciativa muito válida. Há anos que aguardo algo do tipo, mas poderia ter um preço mais atraente.

Se acabar o P2P ninguém vai sentir falta mesmo. Pode ser um idéia inovadora, mas um HD é imprescindível, este notebook não tem um preço compatível com o tipo de aplicação que propõe Já perdi muitos pendrives e um HD interno é mais seguro que um externo, na minha opinião, considerando principalmente a frequência de "plugs".

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado do Schumacher, Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Luciano Burti, Lucas Di Grassi :D

Juro que nao entendi :ermm:

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado do Schumacher, Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Luciano Burti, Lucas Di Grassi :D

[2]

Compartilhar este post

Link para o post

[2]

Ele quis dizer o Notebook é mais rápido que os pilotos da F1.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião o pior desse "novo conceito" é a questão da segurança... já que os arquivos vão ficar guardados em um servidor e será que eles vão garantir esta segurança? duvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior! Será que nossos arquivos serão realmente apenas nossos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar que eles vão matar várias indústrias de componentes, como HDS... memória, drives, placas....

Imaginem se isso vinga... quantos empregos seriam perdidos? quantos programadores de softwares perderiam os empregos... já que não teria mais como desenvolver programas.

Na minha opinião, o google quer dominar o mundo mesmo... pois eles já tem sistema de vídeos... comunidade social... office web (google docs), buscador, navegador e "sistema operacional"... ou seja... tudo o que a maioria das pessoas precisam e usam no dia a dia.

Porém acredito que isso ai não vinga, estou 99,9% convicto disso, pois até agora ninguém apontou nenhuma vantagem ou revolução nisso.

E.... esse tipo de coisa só ganhou destaque pois é um produto google, se fosse de qualquer outra isso nem chegaria aos nossos ouvidos, simplesmente passaria batido, mais como é da toda poderosa google, nego fica curioso.

Achei aqui um vídeo propaganda da Sansung

Da pra se ter uma noção de como será, e de boa, não quero nem chegar perto...

Levando em conta que o sistema não possui componentes robustos... dlls... não tem imagens para carregar... arquivos de configuração... é apenas um browser avançado... é claro que tem um SO, porém é muito no básico... e pra mim não deveria carregar em até 10 segundos... mais sim em 3 segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginem se isso vinga... quantos empregos seriam perdidos? quantos programadores de softwares perderiam os empregos... já que não teria mais como desenvolver programas.

Não concordo, amigo.

Veja, cloud computing é uma tendência e o Google está "antecipando uma moda" que muito provavelmente será o padrão tecnológico muito em breve; Talvez não seja o momento agora, talvez seja precipitado e, consequentemente um fiasco como foi com o Wave, mas independentemente de ser ou não bem sucedido, a indústria sempre se adaptará.; os desenvolvedores sempre se adaptarão.

Quando comecei a "brincar" com tecnologia, utilizávamos termos como BBS, sysop e outros. Internet e, principalmente comércio eletrônico era visto por pessoas mais velhas como "uma coisa que jamais daria certo", as pessoas eram céticas e tinham medo quanto à possibilidade de comprar alguma coisa via internet.

Elas simplesmente não conseguiam sequer imaginar-se comprando uma camiseta via internet -- "Como vou comprar um produto que não tenho como experimentar ?"

O fato é que hoje compramos de tudo via internet, fazemos movimentações bancárias completas via internet e, acredito veementemente, que no futuro venhamos a deixar de ter dispositivos locais de armazenamento físico e passaremos a utilizar um sistema distribuído de computação em nuvem.

Quantos aqui, quando esse "monstro" abaixo surgiu:

16-motorola_tijolao.jpg

Imaginaram que um dia seria possível desenvolver mobile apps ?

Hoje o mercado de aplicações para dispositivos móveis é extremamente lucrativo e, em um futuro próximo, movimentará bilhões em receita.

Quantos imaginavam 2 anos antes do iPad que teríamos dispositivos móveis com essas dimensões, enquanto a tendência era diminuir cada vez mais tais dispositivos ?

Hoje os tablets se tornaram uma ferramenta importante e não apenas um brinquedo geek.

A indústria de software sempre vai se adaptar e, com cloud computing não será diferente.

Pense que não perderemos empregos, eles apenas mudarão. Novos tipos de profissionais passarão a existir, novas oportunidades de trabalho surgirão.

Nós apenas passaremos a desenvolver aplicações para a núvem, em vez de desenvolver aplicações locais.

Imagine que, em termos de engenharia, passaremos a ter aplicações multi-plataforma, sem que ter que compilar uma aplicação para vários sistemas.

Porém acredito que isso ai não vinga, estou 99,9% convicto disso, pois até agora ninguém apontou nenhuma vantagem ou revolução nisso.

Recentemente desenvolvi um sistema para uma grande indústria onde 100% do mecanismo de vendas passou a ser online; Até brinquei com a diretoria dessa empresa dizendo que eles teriam que replantar 1 árvore para cada talão de pedidos que os representantes, em viagem, deixassem de utilizar.

Na época do início do projeto muitos eram céticos, acreditavam que a ferramenta apenas complementaria o talonário, mas que não o substituiria.

Hoje, após 1 ano e meio de muita arquitetura e engenharia pesada, conseguimos substituir 100% do talonário dos representantes comerciais dessa indústria por um sistema completo de vendas 100% digital.

Na prática temos uma ferramenta que funciona em Windows, Linux, Mac, Android e, muito em breve, iOs também, que causou a baixa do custo e aumentou dinamicidade de vendas e a lucratividade da empresa.

E.... esse tipo de coisa só ganhou destaque pois é um produto google, se fosse de qualquer outra isso nem chegaria aos nossos ouvidos, simplesmente passaria batido, mais como é da toda poderosa google, nego fica curioso.

Talvez hoje você tenha razão, mas eu acredito que em um futuro próximo, muitos de nós leremos esse tópico e pensaremos: "Puxa, como éramos limitados e sem visão".

A grande diferença é que o Google tem, hoje, cacife suficiente para "peitar" um grande passo desse e, se for o caso, pagar o preço por tentar antecipar o futuro; Porém, se o Google estiver certo quanto ao tempo, veremos a gigante Google, em um futuro não tão distante, olhar para os dias de hoje e "lembrar como eram pequenos" nessa época.

Levando em conta que o sistema não possui componentes robustos... dlls... não tem imagens para carregar... arquivos de configuração... é apenas um browser avançado... é claro que tem um SO, porém é muito no básico... e pra mim não deveria carregar em até 10 segundos... mais sim em 3 segundos.

wtf ¬¬

quanta limitação, hehhehehhe

Bom, lamento a brincadeira acima, talvez você não compreenda, em termos de engenharia, como funciona um compilador.

Mas pense que, se não houvessem as bibliotecas compartilhadas precisaríamos ter sistemas com terabytes de memória e dispositivos de armazenamento específicos para software, sem contar que os sistemas seriam lentos e extremamente redundantes e, muito possivelmente, multi-tarefa seria uma coisa inimaginável.

Então, não pense que o Chrome OS não tem bibliotecas dinâmicas porque tem sim e acredite, é graças a isso que consegue dar um boot em 8 segundos.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou um exemplo bacana, loja virtual, porém a loja virtual é algo muito pequeno se comparado a um SO, no meu ponto de vista um SO que depende de internet para rodar é basicamente algo que não condiz com a realidade presente nem com a futura, sem contar a questão da privacidade, no passado tenho certeza de que a maioria não via futuro em loja virtual por questão único e exclusivamente de segurança, com o passar do tempo o povo foi vendo que isso poderia ser algo seguro porém com restrições.

No exemplo do cel, os mais avançados possuem SO robustos porém ainda tem limitações, entendi sua intenção em comparar, porém novamente discordo, não acredito que por mais robusta que uma app chegue ela consiga substituir um software avançado.

Podemos citar o exemplo do linux, mesmo ele sendo mais "seguro" open source... a maioria das industriais possuem windows uma vez que a gama de opções que ele oferece é muito maior, a questão o SO do google é a limitação, querendo ou não ele será limitado e dependerá de muitos anos para se tornar algo relativamente comparativo com um SO atual, e mesmo assim dificilmente acredito que se torne algo no padrão.

Em relação a sua ferramenta 100% online, eu entendo que ela seja viável para determinado tipo de negócio, mas não para tudo o que dependemos hoje em dia... se um sistema como o do google abrir opções e criar formas... ele simplesmente ira cair no modelo atual, querendo ou não uma ferramenta web não suprira necessidades avançadas.

Em relação aos componentes do computador é obvio que eles sempre vão existir, porém nesse caso do OS do google serão limitados por utilizar um sistema limitado.

Por mim isso não vinga, mas é apenas minha opinião e também respeito a sua, porém posso afirmar que ninguém sabe, não podemos afirmar que dará certo por ter dado certo com outros exemplos, na minha opinião existiria uma chance disso dar certo se isso fosse uma revolução, mas não é, pra mim é apenas um retrocesso, apenas uma evolução não evolutiva "ultrapassada".

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a porcentagem de "pessoas" que precisam de aplicações avançadas instaladas no notebook?

Esta será a porcentagem de pessoas que nunca precisarão de um SO baseado na núvel, para os demais a solução atende perfeitamente ao que esta sendo proposto.

Podemos citar o exemplo do linux, mesmo ele sendo mais "seguro" open source... a maioria das industriais possuem windows uma vez que a gama de opções que ele oferece é muito maior, a questão o SO do google é a limitação, querendo ou não ele será limitado e dependerá de muitos anos para se tornar algo relativamente comparativo com um SO atual, e mesmo assim dificilmente acredito que se torne algo no padrão.

Ele será limitado, a proposta nunca foi de algo "sem limites", se é que isto existe em algum lugar.

Existem vários outros exemplos de produtos limitados que hoje são os mais desejados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.