Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ispiriquidiberto

Validação de Licenças

Recommended Posts

Olá Galera!!!!

Estou querendo fazer um esquema para validar licenças para os meus clientes.

O esquema que estou bolando é o seguinte:

- O cliente paga a mensalidade e eu coloco em um servidor que tal máquina está habilitada a usar pelo mês corrente.

- Uma vez por mês, o sistema exige que o sistema seja validado pela internet.

- O sistema se conecta ao meu servidor e faz a autenticação.

As dúvidas são as seguintes:

- Para que o sistema force uma conexão com o servidor uma vez por mês, não acho seguro utilizar a data do windows, pois o usuário pode simplesmente alterar essa data. Como seria uma forma de determinar de forma segura que ao menos uma vez por mês o sistema obrigará tal rotina?

- Não é totalmente necessário (apesar de ser o desejado) que o sistema saiba a data exata da validação, por exemplo, determinar que todo dia 15 isso ocorra. O necessário é que eu saiba contar 30 dias a partir do último pagamento. Há alguma forma de pegar algum tipo de contador do computador que saiba me determinar que foi realizada a rotina a mais de 30 dias??

Por hora, acho que é isso!!

Obrigado!!!

Abraço a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria interessante pegar data hora do site oficial de horario Brasileiro? já que o usuario estara conectado a internet, automaticamente o programa saberia a data correta e faria a cobrança no dia certo, sendo assim o usuario nao conseguiria burlar o horario.. uma vez que o mesmo não é carregado ou transmitido de seu computador e sim de um site nacional de horarios!

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria interessante pegar data hora do site oficial de horario Brasileiro? já que o usuario estara conectado a internet, automaticamente o programa saberia a data correta e faria a cobrança no dia certo, sendo assim o usuario nao conseguiria burlar o horario.. uma vez que o mesmo não é carregado ou transmitido de seu computador e sim de um site nacional de horarios!

Fala ae Léo!!

Então cara... Acabei esquecendo de colocar nos requisitos, mas o usuário não estará conectado à internet.

Grande parte dos usuários desse sistema usarão em notebooks e ficarão visitando vários de seus clientes. Portanto, o usuário não terá internet disponível a todo momento.

Então o que será exigido é somente que o usuário conecte o sistema pelo menos uma vez por mês na internet, para a validação.

Não vamos poder contar com a internet para poder manter a data de validação.

Brigadão pela ajuda!

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Léo!!

Então cara... Acabei esquecendo de colocar nos requisitos, mas o usuário não estará conectado à internet.

Grande parte dos usuários desse sistema usarão em notebooks e ficarão visitando vários de seus clientes. Portanto, o usuário não terá internet disponível a todo momento.

Então o que será exigido é somente que o usuário conecte o sistema pelo menos uma vez por mês na internet, para a validação.

Não vamos poder contar com a internet para poder manter a data de validação.

Brigadão pela ajuda!

Abraços!!!

É sendo assim então eu não sei como posso te ajudar..Não tinha pensado nesta hipotese de se conectar a internet somente uma vez ao mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu criaria uma tabela com informações do sistema no BD.

Por exemplo:

Sempre que seu sistema for aberto, atualizar a data nesta tabela e comparar.

//caso o usuario volte a data do windows

se a [data atual/hora] for < que a [ultima data/hora usada]

enviar "erro".. pedir licença

--

se a [data de validade] <= [data de vencimento]

evniar "erro" pedir licença

Tem que pensar em alguns procedimento de segurança.. como permissao nessa tabela para que um espertinho nao tente alterar essa informações.

Compartilhar este post

Link para o post
É sendo assim então eu não sei como posso te ajudar..Não tinha pensado nesta hipotese de se conectar a internet somente uma vez ao mês.

Pode cre cara... Brigadão a ajuda!!

Eu criaria uma tabela com informações do sistema no BD.

Por exemplo:

Sempre que seu sistema for aberto, atualizar a data nesta tabela e comparar.

//caso o usuario volte a data do windows

se a [data atual/hora] for < que a [ultima data/hora usada]

enviar "erro".. pedir licença

--

se a [data de validade] <= [data de vencimento]

evniar "erro" pedir licença

Tem que pensar em alguns procedimento de segurança.. como permissao nessa tabela para que um espertinho nao tente alterar essa informações.

Fala ae Thiago!

Então cara... Essa é uma boa idéia...

Uma das soluções que estive avaliando era algo do tipo mesmo... Quando o sistema fizer uma leitura e a data for menor do que uma que já foi lida, isso indicaria uma violação (salvo os casos de troca de horário de verão/normal).

Porém, não sei se você conhece mas uma vez um amigo que estava tentando burlar licenças de um sistema, utilizou um programa que meio que congela a hora de um executável.

Ele funciona da seguinte forma:

você instala esse programa; escolhe qual o executável que deseja utilizar; escolhe qual é a data/hora que deseja congelar para ele; sempre que o executável é acionado, ele reconhece a hora como a programada, mesmo que o relógio do windows esteja diferente.

Não sei se esse programa funciona corretamente e nem pra qual versão de Windows seria, mas essa também seria uma forma de burlar.

Caso isso realmente funcione e ele faça essa função corretamente (fazer com que o executável "pense" que a hora é a que foi configurada), pensei em mandar um timer que de tempos em tempos veja se houve alteração no horário, para assim impedir que, enquanto o programa esteja aberto o relógio não fique parado.

Vcs enxergam alguma outra solução para esse teste de validação sem utilizar a internet???

Abraços!!

Obrigado pela ajuda!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Assunto muito dificil de se tratar, fazer uma licença que funcione hoje em dia e que ninguem venha a burlar é quase impossível, quase com certeza, se o cliente quiser ele vai burlar. Eu procuro não limitar o cliente desta forma, eu tenho um software que usa meu servidor para validar os dados e funcionam através de conta do cliente, se eu bloquear no meu servidor a conta então o sistema não acessa, cobro mensal e não tenho problemas. Mas, se alguem quiser irá alterar o executavel e desbloquear, isso, mesmo usando compressores no executavel, é facil de fazer. Bom, eu ja tive sistema que precisava de validação de tempos em tempos, o que acontecia é que deu tanta dor de cabeça que desisiti disso. Hoje vendo minhas aplicações e, salvo o caso acima, cobro por atualizações, cobro por modificações, etc, está melhor para mim e para o cliente. A minha intenção neste topico não foi passar nenhuma contribuição prática de como fazer e sim passar fatos ocorridos comigo, sendo assim, tambem não estou afirmando que voce deve mudar a forma de cobrar, cada um tem as suas necessidades e as minhas, hoje em dia, são estas..

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Anderson.

A idéia seria mesmo a cobrança mensal, pois o contrato desse sistema será como uma prestação de serviço e a idéia é pingar na minha conta todo mês.

Mas blza!

Obrigado por todas as respostas.

Vou estudar uma forma interessante de se fazer isso!

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.