Elektra 102 Denunciar post Postado Maio 20, 2011 Começando os estudos com uso de laços, nenhum exemplo de referência. Pesquisei antes de postar. Na matemática 5!= 5 * 4 * 3 * 2 * 1 Meu professor passou a seguinte instrução, mas não funciona como deveria, ou precisa de algo que ainda não sei como fazer. Agradeço alguma orientação que auxilie meu entendimento. var //calcule o fatorial de um número informado pelo usuário, //possibilitando a re-execução do programa; cont, num, mult: Inteiro inicio // Seção de Comandos escreva ("Informe um número e conheça o seu fatorial: ") leia (num) cont <- num para cont de num ate 1 passo -1 faca escreval (cont) escreval ("") mult <- cont * (cont - 1) escreval ("") escreval (cont, " *", cont - 1, " = ", mult) // teste ************* fimpara Saída atual: Informe um número e conheça o seu fatorial: 5 5 5 * 4 = 20 4 4 * 3 = 12 3 3 * 2 = 6 2 2 * 1 = 2 1 1 * 0 = 0 *** Fim da execução. *** Feche esta janela para retornar ao Visualg. Obrigada Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Maio 20, 2011 [Resolvido] :D Achei o caminho. cont, num, mult: Inteiro inicio // Seção de Comandos escreva ("Informe um número e conheça o seu fatorial: ") leia (num) para cont de num ate 2 passo -1 faca se (cont = num) entao mult <- cont * (cont - 1) escreval ("") escreval (cont, " * ", (cont - 1), " = ", mult) fimse se (cont < num) e (cont <> 1) entao mult <- mult * (cont - 1) escreval (mult, " * ", (cont - 1), " = ", mult) fimse fimpara escreval ("") escreval ("O fatorial de ", num, " é: ", mult) fimalgoritmo Saída: Informe um número e conheça o seu fatorial: 5 5 * 4 = 20 60 * 3 = 60 120 * 2 = 120 120 * 1 = 120 O fatorial de 5 é: 120 *** Fim da execução. *** Feche esta janela para retornar ao Visualg. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites