Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PAJE SANTOS

Orientação para programas de edição

Recommended Posts

Boa noite galera! Seguinte, sou webdesigner e estou entrando como freelancer na área de impressão, uso sempre o PS, mas vejo a geral usando Corel (pra mim parece um bixo de 7 cabeças).

Tenho o Illustrator e é bem mais familiar. Queria saber a opinião de vcs... continuo com PS, vou de vez para o Corel, ou uso o Illustrator?

Grato desde já! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

Bom, vai depender do que você necessita fazer e do seu gosto pessoal, por exemplo. Eu utilizo o PS e o Illustrator (Evito o máximo o Corel, por opção pessoal). Se for fazer fazer um folheto o um banner já fiz nos dois softwares, todos atendem bem. Mas sempre edito imagens no PS e crio vetores do Illustrator. A única regra que você deve manter é o modo de cor CMYK e DPI's mais alto em seus documentos como 300DPIs por exemplo. Fora isso você consegue bons resultados em ambos os softwares. Muitos Designers e Gráficas dão preferência por arquivos em Corel, mas eu por exemplo sempre fecho os meus arquivos em PDF's.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Respondeu minha pergunta, e ainda de quebra, solucionou outro problema (para qual formato mandar para gráfica).

Como estou habituado com o PS, vou fazer no Illustrator e esquecer o Corel. Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha... o Illustrator comparado ao Corel, é como uma Ferrari comparada a um Fusca! Os dois te levam ao mesmo lugar. Os dois tem 4 rodas e um volante... porém, a qualidade é indiscutível! O Illustrator oferece muitos recursos, muitos efeitos, além de uma total integração com o PS.

Porém, tem um problema: quando você for mandar para gráficas, poucas possuem o Illustrator. A maioria trabalha apenas com o Corel (questão de preço de licença do software. Antigamente, enquanto um pacote original da Corel custava R$ 300,00, o da Adobe custava R$ 1.000,00. Agora, o da Corel custa R$ 1.000,00 enquanto o da Adobe custa R$ 1.300,00 - valores aproximados).

Para conseguir uma qualidade boa de impressão, então, ao enviar para a gráfica, antes verifique se ela é compatível com o Illustrator. Caso contrário, opte por uma das duas opções:

• feche o arquivo em PDF, já com as marcas de corte, e tudo o mais que a gráfica precisa
  • salve em SVG, e depois abra no corel, verifique se não há nada de errado, se nada desconfigurou, e então salve em .CDR

Eu, particularmente, prefiro a segunda opção, já que posso editar ainda no corel, pois vai tudo vetorizado. Além disso, vejo exatamente como a gráfica vai receber o arquivo, não correndo riscos de perdas ou deformações. Uma vez, fechei o arquivo em PDF, e tive problemas... Mas conheço pessoas que nunca tiveram problemas. Vai de você testar com a sua gráfica, para ver o resultado.

Como o colega de cima falou: só não esqueça de fazer tudo em CMYK. Como você está acostumado com Web, onde usamos tudo em RGB, não pode esquecer deste detalhe, senão dá problema!

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.