Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Humberto Moraes

[Resolvido] O erro é: O comando de texto não foi definido para o

Recommended Posts

Estou desenvolvendo um programa de manipulação de banco de dados e em certo momento em que tento abrir uma janela de pesquisa obtenho o seguinte erro:

"Erro ao criar o formulário. Consulte Exception.InnerException para obter detalhes. O erro é: O comando de texto não foi definido para o objeto de comando."

Ai está o código:

Imports System.Data.OleDb

Public Class Listar_Tarefas

Dim comando = ""

Private Sub btnFechar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnFechar.Click
       Me.Close()
   End Sub

Private Sub Listar_Tarefas_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
       cbPesquisar.Text = "NOME"
   End Sub

Private Sub txtPesquisa_TextChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles txtPesquisa.TextChanged

Dim adapterx2 As New OleDbDataAdapter(comando, olecon_pessoais)
       Dim dataset2 As New DataSet("tab_tarefas_p")
       olecon_pessoais.Open()

If olecon_pessoais.State = ConnectionState.Open Then
           adapterx2.Fill(dataset2, "tab_tarefas_p")
           DataGridListar.DataSource = dataset2
           DataGridListar.DataMember = "tab_tarefas_p"
           olecon_pessoais.Close()
       End If

End Sub

Private Sub cbPesquisar_SelectedIndexChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles cbPesquisar.SelectedIndexChanged

If cbPesquisar.Text = "NOME" Then
           txtPesquisa.Visible = False
           cbTipo.Visible = False
           dtpData.Visible = False
           comando = "SELECT nome_tarefa FROM tab_tarefas_p WHERE nome_tarefa like '" + txtPesquisa.Text.ToUpper() + "%'"
       ElseIf cbPesquisar.Text = "TIPO" Then
           cbTipo.Visible = True
           dtpData.Visible = False
           comando = "SELECT nome_tarefa FROM tab_tarefas_p WHERE tipo_tarefa = '" + cbTipo.Text.ToUpper() + "'"
       ElseIf cbPesquisar.Text = "DATA" Then
           cbTipo.Visible = False
           dtpData.Visible = True
           comando = "SELECT nome_tarefa FROM tab_tarefas_p WHERE data_tarefa = '" + dtpData.Text + "'"
       End If

End Sub
End Class

O erro ocorre quando clico no botão que abre esse form, eu nem visualizo o form, quando tento abri-lo o erro que citei é retornado.

Tentei procurar em outros tópicos esse erro e encontrei, no entanto todos possuíam resoluções relacionadas a um comando que eu não estou usando, ou seja, não achei resolução para o meu caso. Preciso de ajuda urgentemente, já agradeço quem tentar ajudar :)

Abraço.

Consegui resolver o problema declarando o "comando" dentro do evento onde ele é usado ao invés de declará-lo no evento SelectedIndexChanged

Resolvi mas não entendi o porque do problema, alguém poderia me explicar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.