Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

japalfalfa

framework para iniciante

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, é o seguinte,

tenho um conhecimento básico em php, e já fiz alguns sistemas simples utilizando a linguagem, porém, ao ler um pouco sobre frameworks percebi que já está (na veradde passou)da hr de começar a utilizar um... o que eu queria saber de vocês é qual o mais indicado para mim...

para entenderem +/- meu nível de conhecimento do php (acho q é importante para recomendar qual framework certo?) meu último sistema em php + mysql foi um banco de dados de animais que possui sistema administrativo no qual o usuário pode inserir editar, etc as aves, o site também tem sistema de comentários, galeria de fotos, etc... tudo programando em php direto no código fonte site (sem muitas funções). e antes deste projeto fiz também um sistema de controle de horas trabalhadas para uma empresa que tem vários técnicos de informática, o cliente solicitava os chamados pelo seu próprio login e o técnico atendia, marcava qtas hrs aí o sistema gerava vários relatórios (hrs trabalhadas, extratos, etc) também do mesmo jeito, programando tudo direto no site mesmo (não domino orientada a objetos...)

espero q assim possam ter uma idéia do meu nível de programação... e espero que consigam sugerir, por favor, qual seria o melhor framework (com curva de aprendizado mais rápida) para mim... pq eu tenho certeza q o q eu escrevo em 498754 mil linhas possa ser feito em umas 2 ou 3 heuheuhe

muito obrigado pessoal!

Grande abraço e até logo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

japalfalfa, cara já passei por isso também, mas o que acontece qualquer Framework (claro os mais atuais) utilizam OO e no início lhe indico estudar primeiro OO em PHP, pois me ajudou bastante saber POO antes de estudar um FW. Concordo com a indicação do @Back-on, pois programo hoje com CakePHP e eu achei mto fácil de apreender e customizar.

Existem vários tudos aqui no Imaster e também na Internet sobre o CakePHP, claro se você for seguir este mesmo.

Boa sorte neste novo passo. Precisando estamos ai.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pelas respostas!

vou procurar mais sobre o cakephp então! agora q você mencionou sobre poo, opr onde você começou? (jah procurei alguma coisa mas acho q comecei no lugar errado pois não entendi mto bem ainda...)

obrigado abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @japalfalfa,

Concordo com o que nossos amigos disseram.

Uma coisa bacana pra carambra pra ti aprender (caso ainda não tenha estudado sobre) e que certamente vai facilitar a manutenção dos teus sistemas e deixá-los mais padronizados com o que temos no mercado hoje é o MVC, além da OO.

Alguns frameworks em PHP utilizam este sistema, como é o caso do Yii Framework, que utilizo para projetos pessoais e o próprio Zend Framewor, que utilizo na empresa onde trabalho.

Se tu queres utilizar um framework que tem uma curva de aprendizagem bem rápida te aconcelho a usar o Yii Framework, que na minha opinião é um framework que vem evoluindo constantemente e agiliza muito o desenvolvimento.

Forte Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

agora q você mencionou sobre poo, opr onde você começou? (jah procurei alguma coisa mas acho q comecei no lugar errado pois não entendi mto bem ainda...)

japalfalfa, existem vários e blogs, sites, fóruns que demonstra o conceito de POO com PHP, mas como indicação segue dois links abaixo que pode lhe ajudar bastante, pois os doi me ajudaram no início do POO.

Tutoriais PHP e a Programação Orientada a Objetos

PHP Orientado a Objetos: Para quem está começando

Espero que lhe ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

vlw wess,

e vlw jader vou ver esse framework tb... e MVC pra falar a verdade só tinha ouvido falar... pq é totalmente diferente do q eu faço né... q é jogar tudo dentro do código mesmo... heuhuee

certamente vou procurar mais sobre isso antes de ir pro framework...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ver se começo no ramo do framework também, entendo OO, más nunca estive interessado em um framework, vou ver se descubro "as mil maravilhas" que muitos falam (até hoje não entendi a difrença entre o framework e o script na unha).

Compartilhar este post

Link para o post

e MVC pra falar a verdade só tinha ouvido falar... pq é totalmente diferente do q eu faço né... q é jogar tudo dentro do código mesmo... heuhuee

certamente vou procurar mais sobre isso antes de ir pro framework...

japalfalfa, MVC é um Design Patterns mto conhecido em FW e qdo você pega o jeito com ele a programação fica mto mais fácil e rápida.

(até hoje não entendi a difrença entre o framework e o script na unha).

Back-on não sou expert neste assunto, mas pela minha vivência eu vi no FW (CakePHP por exemplo) uma facilidade enorme, pois antes para eu programar tinha que descrever minhas Classes, Heranças, Metodos e o que mais me dava dor de cabeça era as Classes para manipular Banco. Com o CakePHP eu não preciso mais preocupar com as criações dessas classes, pois já tem tudo pronto é só extender da Classe principal e correr para o abraço. Outra coisa é que geralmente tinha Lógica mistirada com Designer, com o MVC isso já muda, pois você separa tudo. No mais o FW lhe ajuda a não perder tempo com o que está pronto e seguir um Design Patterns.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma dessas que eu tenho medo, muitas pessoas falam que é muito fácil, porém, você depende praticamente 100% do programa, tenque andar "na linha dele". Más se é para um bem maior, eu vou estudar :)

Obrigado pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente isso aí q eu faço... lógica com marcação... uma salada huahau

valeu pela ajuda pessoal vou estudar as dicas q me deram!

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu programo na unha, uso o notepad++ (é ótima para organizar o código e você se encontra muito fácil) foi indicação de um colega meu que programa a muito tempo.

Um dia irei tentar usar esses frameworks (interfaces gráficas para criação???? ou o notepad++ tmb é um?)

Notepad++ na verdade é como um bloco de notas, a diferença que ele dá cor as tags e linguagens diferentes, exibe onde inicia e acaba cada parentese, conchete, chave e aspas, tmb tem um autocomplete de comandos mas nem uso.

Uso o mesmo pq me sinto meio "longe" do programa quando uso frameworks, sinto o programa em minhas mãos e com muito dominio quando uso o código da unha. (provavelmente pq n tenho o costume de usar o framework)

ps. todo conteudo acima é relevante, depende se framework é o que penso q seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.