Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tesla

PDO: Quando e por que?

Recommended Posts

Olá!

Não li (todos) os posts acima, portanto, não vou entrosar na conversa.

Eu comecei com PDO por bobeira. Na verdade, comecei sem ao menos saber do que se tratava. Mas depois que conheci ele um pouquinho melhor, só estou nele pelo fato de eu poder utilizá-lo caso utilize outros bancos de dados (o que eu particularmente ache difícil). Acho que é só isso.

Ah, e claro - de maneira superficial - por causa do sql injection também.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Qual seria a vantagem de utilizar a classe PDO?
  2. Porque não utilizar extensões do PHP como a própria MySQL ou Mysqli (versão melhorada da extensão MySQL que é compatível com funcionalidade do MySQL 4.1 ou posterior).
  3. Quando utilizar ela se faz uma necessidade

Vou responder duas vezes:

Então suponhamos um sistema comum, onde trabalhamos somente com MySQL.

Trabalhando somente com MySQL:

1. Nenhuma, utilize se preferir, se preferir MySQLi show também; Apenas não utilize a forma procedural mysql_ elas serão descontinuadas.

2. Mesma resposta da 1, utilize se preferir.

3. Veja o próximo bloco.

Trabalhando com MySQL e outros bancos;

Antes de começar a trabalhar na empresa atual, eu trabalhava em uma agência e tinha alguns projetos que utilizavam, ao mesmo tempo, mais de um banco de dados.

1. A vantagem seria ter uma interface comum para todos os bancos, mesmo que as instruções SQL sejam diferentes, do ponto de vista de modelagem orientada a objetos, o importante é a interface deles, dessa forma, a vantagem é ter um objeto com uma mesma interface, independentemente do banco de dados.

2. Se você estiver trabalhando com 2 ou mais bancos de dados, você vai perceber que sua aplicação vai virar uma bagunça de objetos (ou mesmo funções) que tem o mesmo objetivo (acessar dados de algum lugar) mas que possuem interfaces diferentes; A manutenção desse tipo de aplicação, devido a bagunça, costuma ser mais cara que a própria implementação da solução.

3. Como já disse, se você tiver que acessar 2 ou mais sistemas de gerenciamento de banco de dados, você vai perceber a necessidade de ter uma interface comum, independente do sistema, para acessar os dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo João Batista Neto, acho que você conseguiu uma resposta definitiva. Concordo plenamente com você, acho que a PDO é uma ótima classe, mas acho que o problema é ficar usando ela em tudo. Tenho um amigo que estava querendo simplesmente desenvolver um portal de notícias que ia funcionar somente em MySQL (pois seria apenas para aplicações dele, e ele com certeza não iria migrar). Ele acabou utilizando a PDO. É a mesma coisa que te jogarem numa situação de sobrevivência e você querer levar ar condicionado, um carro, uma geladeira. Não precisa disso tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.