Annes 1 Denunciar post Postado Julho 20, 2011 Bem, é o seguinte: quando fiz curso, em 2005, não tinha muito interesse na área da programação. Porém, agora, estou precisando fazer umas coisas que não tenho muita afinidade. Isso sem contar que de lá pra cá, nunca mais mexi no flash, só no illustrator, photoshop e os html e css da vida! Estou fazendo um simulador da disciplina de biologia, e ele está ficando muito longo e pesado. Gostaria de saber, então, se tem como usar a função LoadMovie num botão, numa determinada cena do simulador, que chame o outro arquivo interativo, pois assim, posso ir dividindo o conteúdo do simulador em vários arquivos, evitando, desse jeito, um único arquivo muito pesado. Andei buscando algumas informações, e vi que se fosse um site, seria possível. Porém, não faço nem ideia de como colocar isso em prática! Algumas das minhas dúvidas (obs: meu flash CS4 está em português): Coloca aspas? Em qual(is) elemento(s): url, destino ou método? O que se entende por destino e método? Assim aparece no meu quadro de ações: on (release) { loadMovie (url, destino, método); } Quando usar isso, no próprio arquivo SWF ficará disponível o próximo arquivo? Como funciona? Meu Deus, são tantas dúvidas, que nem consigo colocá-las todas aqui! Vou tentar explicar um pouco mais o meu arquivo, pois talvez alguma dúvida que eu não consegui explicar, talvez possa ser sanada: Tenho várias cenas neste primeiro arquivo que estou fazendo. O simulador começa com uma animação simples, explicando a matéria. Depois, o aluno vai clicando em próximo para dar prosseguimento. Em alguns momentos, o aluno clica num botão que volta um pedaço da cena, para tirar algumas dúvidas. Até aqui está pronto. Mais pra frente, vai ter um "exercício" pro aluno resolver. O recurso para a resolução será o de arrastar e soltar. Quando der errado, ele terá mais uma chance de resolver. Quando der certo, vai aparecer uma animação, reforçando o que ele fez. E um botão para que ele volte a resolver os próximos exercícios. Por enquanto, fiz 2/3 da parte do conteúdo. E o negócio já está com 9 MB (ele tem umas simulaçoes do aluno entrando e navegando na internet, num site de vídeos, num site de wiki busca, tem umas animações no meio da simulação, e nada pode ser subtraído). Ainda falta 1/3 de conteúdo, e ainda faltam todos os exercícios! São 5, ao todo, e cada um deles, tem uma animação. As animações tbm já estão prontas, e estão com aproximadamente 15 MB a 20 MB cada uma. Se eu fizer TUDO num arquivo só, vai travar tudo! Então, pensei em dividir assim: Arquivo SWF 1: esses 2/3 de conteúdo que já estão prontos; Arquivo SWF 2: os 1/3 restantes de conteúdo, mais dois exercícios; Arquivo SWF 3: os outros exercícios. Caso seja possível também, as animações serem colocadas sobre o simulador, e não dentro... talvez também usando esse comando loadMovie, seria legal! Nesses casos, como fica? O arquivo SWF 2, por exemplo, vai continuar interativo? Ou terei que ler tudo num browser para que fique interativo? Posso colocar um arquivo animado sobre o arquivo interativo, só nas animações? Ou não? Será que minhas dúvidas ficaram bem explicadas? A propósto: já me inscrevi num curso de flash (individual), para tirar algumas dúvidas mais "cabulosas". E não está sendo barato: R$ 1.300,00. Ele dividiu em 3 vezes: uma agora, outra no começo do mês, e outra no outro mês. Porém, o professor que me dará a aula só estará disponível a partir do começo do mês que vem... e enquanto isso, eu preciso continuar trabalhando! Não posso parar... entendem? Então, o que eu puder ir adiantando antes de começar o curso, é muito importante. Obrigada, já de antemão, a quem se dispuser a me ajudar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 20, 2011 Olá @Annes, acredito que no estágio que já está, não terá muitas dificuldades... O seu projeto é para rodar on-line (internet/site) ou off-line (projetor por exemplo)?? Poderia dar algumas sugestões de desenvolvimento como não utilizar eventos em botões e sim criar uma camada exclusiva para tal; Não trabalhar com o loadMovie e sim com a classe "MovieClipLoader" (muito mais completa); Dividir as seções dos filmes em arquivos separados; Entre outras, mas como já está bem adiantada... O "loadMovie" é utilizado para carregar objetos externos sobre o seu filme principal, pode ser imagens ou outros swfs. O objeto carregado pode ser interativo assim como o principal continuar a ser mesmo após o carregamento de um outro objeto, desde que efetue o desenvolvimento adequado; Os parâmentros utilizados na ação: url=caminho relativo ou absoluto do objeto a ser carregado; destino=alvo receptor do objeto. Pode ser um MovieClip vazio localizado no filme principal ou outro nível que deseja efetuar o carregamento; metodo=opcional, especifica o método para enviar ou receber variáveis, pode ser via "GET" ou "POST". Obs: Utilize aspas para definir os parâmetros na forma de String. Projeto com muito conteúdo para publicação on-line é recomendado a divisão em vários swfs. Carregue os swfs por etapas e quando necessário, após a utilização, descarregue-os. Se for para um projetor (off-line), não vejo essa necessidade. Para iniciação de seus estudos, recomendo o HELP do próprio Flash, comunidades e este forum por exemplo. Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 20, 2011 O seu projeto é para rodar on-line (internet/site) ou off-line (projetor por exemplo)?? Poderia dar algumas sugestões de desenvolvimento como não utilizar eventos em botões e sim criar uma camada exclusiva para tal; Não trabalhar com o loadMovie e sim com a classe "MovieClipLoader" (muito mais completa); Dividir as seções dos filmes em arquivos separados; Entre outras, mas como já está bem adiantada... Respondendo à sua questão: o projeto é o seguinte: precisa ficar disponível online, mas é necessário que seja utilizável também offline, tipo um download. Mas ele tem que ser interativo. É para escolas públicas, e como sabemos a condição da internet de algumas das escolas públicas daqui é meio lenta, é necessário que possa rodar off. Porém, não é em projetor, pois cada aluno, no seu micro individual, poderá realizar a atividade. O arquivo final em SWF não fica pesado (por enquanto, está em 390 KB), porém, estou sentindo a necessidade de fazer com que o arquivo em FLA fique menor, conforme expliquei no início da postagem, senão, logo logo meu flash vai travar. Sua resposta me deu uma ajuda... Porém, se você puder colocar um exemplo de como eu devo dispor o conteúdo, eu agradeceria muitíssimo! Os parâmentros utilizados na ação: url=caminho relativo ou absoluto do objeto a ser carregado; destino=alvo receptor do objeto. Pode ser um MovieClip vazio localizado no filme principal ou outro nível que deseja efetuar o carregamento; metodo=opcional, especifica o método para enviar ou receber variáveis, pode ser via "GET" ou "POST". Obs: Utilize aspas para definir os parâmetros na forma de String. Tipo... como isso daí que você explicou deve ser disposto no meu quadro de ações? Por exemplo: Se eu quisesse explicar para alguém como fazer o código dentro de um botão, eu explicaria assim: on (release) { gotoAndPlay("nome da cena que o botão deve ser clicado", número do frame da cena); } Entende? A sua resposta já me tirou uma dúvida muito grande: a respeito das animações de "bônus", com a conclusão de cada exercício. Além disso, me deu muitas ideias para que o simulador fique mais leve, e com mais recursos. Mas ela também me gerou uma dúvida a mais: como o simulador ficaria interativo sem o uso de botões? Pois o aluno precisa clicar para poder prosseguir. O aluno precisa clicar em "Verificar" para ver se sua resposta está correta. Ele também precisa clicar para ir de uma cena para outra... coisas assim, entende? Outra coisa: você fala em dicas que melhorariam... mas como já estou adiantada! Bem... não me importo de começar de novo, desde que seja para otimizar o negócio!!! Tem muitas coisas que fui salvando com outros nomes, pro caso de ter que voltar atrás... então, não precisaria recomeçar do zero! Qualquer ajuda que você puder me dar, será muito bem vinda... e obrigada, novamente, pela resposta já fornecida... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 20, 2011 ...o projeto é o seguinte: precisa ficar disponível online, mas é necessário que seja utilizável também offline, tipo um download. Mas ele tem que ser interativo.On-line ou disponibilizado para download, o tamanho do arquivo será o mesmo e o tempo de carregar/baixar também. O que sugiro é que faça os filmes divididos em etapas/fases (assim como um game). Dessa forma os usuários podem efetuar o download das fases separadamente se for o caso. O projeto deve ser desenvolvido com base em um modelo padrão (tamanho palco); A partir do filme principal que podemos considerar aqui a primeira etapa/fase do projeto, criaremos as fases (filmes) seguintes; No caso de perguntas e respostas, pode trabalhar com "cenas" e botões com ações necessárias para navegar entre as mesmas; Obs: No caso de pontuação, poderá trabalhar com variáveis globais e efetuar a soma de respostas certas/erradas, estas variáveis poderão ser capturadas no final do simulador independente de quantos filmes tenha carregado/descarregado. Concluído a primeira fase, carregamos a segunda fase/filme utilizando o "loadMovie" e assim sucessivamente para as outras. Se no caso de download, disponibilize o link para efetuar o donwload da fase seguinte na conclusão de cada fase. Para as ações do loadMovie no botão, veja o exemplo: on (release) { _root.clipAlvo.loadMovie ("imagens/filme.swf"); } Repare que neste exemplo, indico o caminho relativo do arquivo swf que desejo carregar; A indicação "_root.clipAlvo" diz que tenho no filme principal (_root / _level0) um objeto vazio instanciado como "clipAlvo" que será o receptor do arquivo carregado - Como na sugestão todos os filmes terão o mesmo tamanho, posicione este objeto receptor em top:0 e left:0 para que quando carregados, todos mantenham a mesma proporção do filme padrão. Para manter a interatividade, não poderá abrir mão dos objetos e rspectivas ações: avançar, recuar, parar, carregar objetos, etc. Quanto as outras dicas, separar o "ActionScript" dos objetos, seria mais por questão de organização e futura manutenção; A outra classe que recomendei "MovieClipLoader" basicamente fará o que o "loadMovie" faz. Só que ela é muito mais completa e através dos seus eventos, gerenciar melhor o que está sendo carregado, um exemplo é que pode criar uma função única com pré-loader e invocá-la a cada chamada de arquivo externo, evitando repetições de códigos. Bom, se faltou alguma informação, pergunte novamente. Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 20, 2011 Maravilha! A sua explicação está sendo muito útil... mas ainda restam algumas dúvidas! Desculpe minha ignorância no assunto... rsrs, mas... não entendi essa parte: Para as ações do loadMovie no botão, veja o exemplo: on (release) { _root.clipAlvo.loadMovie ("imagens/filme.swf"); } Repare que neste exemplo, indico o caminho relativo do arquivo swf que desejo carregar; A indicação "_root.clipAlvo" diz que tenho no filme principal (_root / _level0) um objeto vazio instanciado como "clipAlvo" que será o receptor do arquivo carregado - Como na sugestão todos os filmes terão o mesmo tamanho, posicione este objeto receptor em top:0 e left:0 para que quando carregados, todos mantenham a mesma proporção do filme padrão. Com certeza estou deixando alguma coisa para trás... o problema é que eu não sei o que! Então, vamos por partes: Terminada a primeira parte do simulador, com os 2/3 do conteúdo, vou para o próximo arquivo (filme swf), certo? Fiz dois filmes teste. Um deles, nomeei como "principal.swf" e o outro como "teste.swf"; No filme principal, é onde colocarei o código que você falou, num determinado botão, certo? Como (onde) vai carregar o teste.swf? Não tenho que criar um MC, com nome da ocorrência (isso é que é fazer com que o objeto seja instanciado, certo?) de clipAlvo? Onde devo colocar isso? No último quadro da primeira etapa? Sobre tudo? abaixo de tudo? Tentei fazer, mas não deu certo... não sei se esqueci de alguma coisa, ou se fiz algo errado... Não sei se pela pressa... Então, amanhã, vou tentar novamente. Enquanto isso, se você conseguir entender minhas dúvidas, e puder explicá-las, agradeço novamente. Aliás, nem sei como te agradecer por estar me ajudando!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 21, 2011 Hoje fiz com mais calma, porém, continua dando um erro. Só não é o mesmo de ontem. O que será que eu estou fazendo de errado? Ontem aparecia a seguinte mensagem na janela "Saída": Erro ao abrir URL 'file:///D|/Documents/APROVACOES/simuladorbiologia/teste.swf' Hoje, o filme teste está rodando... porém, só consigo fazê-lo rodar abaixo do filme principal. Tentei colocar um objeto, e instanciei ele como clipAlvo no último quadro da cena do filme principal. Tentei também colocar o objeto depois do último quadro da cena do filme principal. Nada deu certo. Porém, se eu uso o objeto de fundo (que está na primeira camada) como clipAlvo dá certo, mas roda abaixo de tudo o que tem em cima. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 21, 2011 Bom dia. Difícil dizer, talvez a ordem da camada que contém o objeto receptor. O que achei interessante é que está criando filmes de testes separados, isso ajuda já que mantém um projeto em andamento e alterações indesejadas podem prejudicar o desenvolvimento. Continue efetuando testes em separado e quando acertar, transcreva para o projeto principal, mas vamos a ação: Vamos criar este objeto receptor dinamicamente e posicioná-lo sempre no nível mais alto a partir do filme principal, lembrando que em qualquer ocorrência "_root" mencionada no AS, diz respeito à raiz do filme principal ou seja nivel 0 (_level0). Por questão de organização, no seu filme principal, crie uma camada acima de todas e dê o nome de AS, nesta vamos inserir os códigos necessários. O código abaixo pode ser inserido no primeiro frame do filme: _root.createEmptyMovieClip("clipAlvo", _root.getNextHighestDepth()); Explicando: Estamos criando um MovieClip vazio na raíz do filme principal, instanciado como "clipAlvo" e determinando que ocupe o nível mais alto disponível no filme (desta forma não ficará por baixo de outros objetos). Não precisamos informar o posicionamento deste objeto uma vez que por padrão, o Flash assume top:0 e left:0 o que serve para o seu caso. Quando precisar carregar um novo swf seja em qualquer parte do seu filme, basta utilizar a ação do "loadMovie", uma vez que já temos no palco o objeto receptor, então seria essa ação no click do botão: _root.clipAlvo.loadMovie("filmes/filme.swf"); A partir da raíz do filme principal onde criamos anteriormente o objeto receptor instanciado como "clipAlvo", vamos carregar o objeto desejado. Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 21, 2011 O que achei interessante é que está criando filmes de testes separados, isso ajuda já que mantém um projeto em andamento e alterações indesejadas podem prejudicar o desenvolvimento. Continue efetuando testes em separado e quando acertar, transcreva para o projeto principal, mas vamos a ação: Olha só porque eu faço testes... rsrs... isso eu sempre faço, seja com manipulação de imagens, com HTML, ou com o flash... Não tinha dado certo! Fiz como você indicou, mas esqueci de colocar on (release) no botão... rsrs... Agora rodou... Só ficou um probleminha: quando termina o "teste.swf", tem como voltar para o principal? Pq se tiver, depois, quando eu for colocar as "animações bônus", coloco dessa forma também! Adorei!!! Ah, mais uma dúvida: Vou fazer assim, então: primeiro clipe => as primeiras informações. segundo clipe => próximas informações terceiro clipe => exercícios A pergunta: para usar do segundo clipe para o terceiro clipe, como devo proceder? Devo colocar novamente a informação _root.createEmptyMovieClip("clipAlvo", _root.getNextHighestDepth()); em algum lugar? Ou não é mais necessário, uma vez que estava no principal? Última coisa: prometo! Tem como entrar em contato com você por e-mail? Gostaria de te passar o link, quando ficar pronto e disponibilizado o simulador. Não sei se é do seu interesse, mas julgo por mim: quando ajudo alguém, gosto de ver o resultado depois! Tipo um feedback... rsrs... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 21, 2011 quando termina o "teste.swf", tem como voltar para o principal?Sim, é possível descarregar o filme, para isso você pode colocar no final da animação deste ou na ação de um botão, o seguinte código: unloadMovie(this); A pergunta: para usar do segundo clipe para o terceiro clipe, como devo proceder? Devo colocar novamente a informação_root.createEmptyMovieClip("clipAlvo", _root.getNextHighestDepth()); em algum lugar? Ou não é mais necessário, uma vez que estava no principal? Por isso mencionei para colocar o código no início do seu filme principal, será utilizado uma única vez, ou seja, após a criação do MovieClip, não será necessário repetir o código (recriá-lo). O que muda são as ações do "loadMovie" para carregar a sequência de filmes externos, sempre referenciando ao "clipAlvo". PS: Depois te mando uma mp com meus dados. Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 22, 2011 Sim, é possível descarregar o filme, para isso você pode colocar no final da animação deste ou na ação de um botão, o seguinte código: unloadMovie(this); Legal... mas esqueci de mencionar na pergunta uma coisa: Quando o filme 2 entra, o filme 1 estava com "stop". Tem como, quando descarregar o filme 2, voltar para o filme 1 num frame diferente do que estava? Ou só clicando num botão? Por isso mencionei para colocar o código no início do seu filme principal, será utilizado uma única vez, ou seja, após a criação do MovieClip, não será necessário repetir o código (recriá-lo). O que muda são as ações do "loadMovie" para carregar a sequência de filmes externos, sempre referenciando ao "clipAlvo". Não deu certo colocar no filme 2, o filme 3. Aparece o erro de saída: "Erro ao abrir URL...." Nesse segundo filme, para carregar o terceiro, eu coloquei: on (release) { _root.clipAlvo.loadMovie("t2/testando2.swf"); } Tentei também sem colocar numa nova pasta... também não deu certo. Aliás, reparei que no principal, se colocar o filme 2 sem estar numa outra pasta, não funciona, mas se colocar dentro de outra pasta, funciona. você sabe o porquê? Fora essas duas coisinhas, o resto que você me ensinou está dando tudo certinho! Muito obrigada! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 23, 2011 mas esqueci de mencionar na pergunta uma coisa: Quando o filme 2 entra, o filme 1 estava com "stop". Tem como, quando descarregar o filme 2, voltar para o filme 1 num frame diferente do que estava? Claro, para isso utilize o "_root.gotoAndStop(frame_desejado)" antes do "unloadMovie". Não entendi bem a outra questão, mas o erro apresentado é claro, ou seja, o problema é no caminho dos arquivos swfs a carregar que não está sendo informado corretamente. Qualquer outra dúvida, estamos aí. Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Mardson 1 Denunciar post Postado Julho 24, 2011 Galera aproveitando o ensejo, já que estamos falando de onLoad(), eu tenho uma dúvida, é o seguinte estou fazendo um simulador de ladrilhos onde o cliente pode colorir as peças e tal, o meu problema esta em colorir a peça, o meu minhas funções(AS2) ficam no swf principal onde são exibidos os swf's externos. Quando chamo as peças tudo ok, mas não consigo aplicar as cores. As peças estão apenas instanciadas e os comandos delas ficam no SWF principal. espero que der p/ ter entendido. Vlw! Exemplo: SWF Pai: /* ======================================================================== HIDROCOR ======================================================================== */ function colorir(mc, cor){ if(cor == ""){cor = 0xFFFFFF;}else{cor;} color = new Color(mc); color.setRGB(cor); delete color; } /* ======================================================================== AQUARELA ======================================================================== */ cor0.onRelease = function(){ cor = 0x009900; } /* ======================================================================== CAMADAS PADRÕES DAS PEÇAS ======================================================================== */ centrais.camada1.onRelease = function(){ // CENTRAIS É ONDE SÃO EXIBIDOS OS SWF'S EXTERNOS, E CAMADA É A INSTANCIA DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A PEÇA. colorir(this, cor); } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 24, 2011 Não entendi bem a outra questão, mas o erro apresentado é claro, ou seja, o problema é no caminho dos arquivos swfs a carregar que não está sendo informado corretamente. O problema é o seguinte: não consigo colocar o terceiro filme para carregar dentro do segundo. Se eu descarrego o segundo, e volto pro primeiro, eu consigo carregar o terceiro. Porem, se eu não descarrego (o que é a minha intenção), não vai de jeito nenhum. Mas o caminho está certo! A não ser que haj alguma dica a mais aí... provavelmente, deve ser algo bem simples! Se ficar difícil assim, amanhã depois do almoço, eu posto como fiz, pra ver se dá certo... Por enquanto, valeu!!! Ta ficando muito legal com as suas dicas!!! Resolvi refazer... E tá ficando melhor, pois estou substituindo muitas coisas por código. Sei que depois de fazer um curso mais avançado, ficaria melhor ainda... mas isso vai ter que ficar pro próximo simulador. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 25, 2011 Isso mesmo, se no primeiro filme (_root = _level0) chamar o segundo e neste, tentar chamar o terceiro utilizando o mesmo objeto receptor, o segundo vai sair para o terceiro ocupar o lugar (mesmo nível = _level1). Se deseja carregar o terceiro dentro do segundo (permanecer os dois ativos = _level0._level1._level2), terá que criar um novo objeto receptor dentro do segundo, ex: _root.clipAlvo.createEmptyMovieClip("clipAlvo2", _root.getNextHighestDepth()); Repare que neste exemplo, estamos criando no segundo filme, um novo objeto receptor (instaciado como "clipAlvo2") dentro do primeiro objeto "clipAlvo" criado no filme principal. E para chamar o terceiro filme a partir do segundo, seria: _root.clipAlvo.clipAlvo2.loadMovie("pasta/arquivo.swf"); Para descarregar um determinado filme, verifique o nível que se encontra e utilize na ação de um botão ou final do mesmo: unloadMovie(_root.clipAlvo); Se necessário após descarregar o filme, direcionar para um determinado frame/filme, utilize o respectivo caminho do mesmo: _root.clipAlvo.gotoAndStop(frame_filme_desejado); Qq duvida, estamos aí. Att. Olá @Paulo Mardson, Veja uma resposta para sua dúvida no seu outro tópico (assim evita misturar com este). Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 25, 2011 Agora consegui colocar o terceiro filme no lugar do segundo! Maravilha! Acho que o problema é que eu não tinha entendido que a ação chama do primeiro filme, mesmo que estejamos no segundo. Eu tava criando mais uma sub pasta, dentro da sub pasta... ia ficar uma bagunça se fosse assim, rsrs, pasta dentro de pasta. Mas agora deu certo. O problema é que surgiram mais duas dúvidas: Para descarregar um determinado filme, verifique o nível que se encontra e utilize na ação de um botão ou final do mesmo: unloadMovie(_root.clipAlvo); Neste caso, no lugar de _root.clipAlvo terei que colocar mais alguma coisa? Ou só essa ação mesmo? Na verdade, não entendi direito como devo colocar isso daí! Em que ocasião? Por enquanto, estou usando como você tinha mostrado mais acima: unloadMovie(this); Mas deve ser interessante saber em que ocasião posso usar essa outra forma de descarregar o filme. Agora, a outra dúvida: Se necessário após descarregar o filme, direcionar para um determinado frame/filme, utilize o respectivo caminho do mesmo: _root.clipAlvo.gotoAndStop(frame_filme_desejado); No caso, no filme, estou usando cenas e frames, junto com o loadMovie, entende? Tipo, o conteúdo possui diversas interações. As mais leves, eu coloquei no filme principal. Mas com isso, o aluno vai clicando, e indo para as próximas cenas, pois senão, ficaria um filme só mas muito longo, e ficaria difícil de se achar lá no meio... Exemplificando: O filme 2 entra no frame 184 da "cena 4", onde tem um stop na linha do tempo. Então, no filme 2, tem uma cena mais longa. Quando ela termina, tem um botão, que faz com que feche este filme 2, e volte para o filme 1. Sendo assim, como devo colocar, para que o código entenda que é o frame certo da cena certa? Ou não precisa colocar a cena, uma vez que vai continuar na mesma cena, mas vai mudar apenas de frame? Obrigada, mais uma vez! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Public2004 79 Denunciar post Postado Julho 25, 2011 Na sua "nova" primeira dúvida: unloadMovie(_root.clipAlvo); Estamos descarregando/limpando o conteúdo que está dentro do objeto receptor, ou seja, o "swf" que foi carregado no objeto "clipAlvo" (este criado no filme principal = _root). Então basicamente para descarregar o "swf", informamos o mesmo caminho utilizado para carregá-lo. No caso de outros "swfs" carregados em níveis diferentes, informe o mesmo caminho utilizado para carregá-los através do loadMovie. Exemplo do "loadMovie": _root.clipAlvo.loadMovie("pasta/arquivo.swf"); Exemplo do "unloadMovie" que pode ser utilizado desta forma também: _root.clipAlvo.unloadMovie(); Informar o caminho do swf que vai descarregar é melhor do que informar apenas "unloadMovie(this)", isso porque neste caso o "this" funcionaria apenas quando for mencionado na linha de tempo (final animação por exemplo) e não dentro de Buttons/MovieClips que aí o "this" seria um desses objetos. Segunda "nova" dúvida: A não ser que especifique qualquer nova ação de movimento/animação (goto) para o filme principal a partir do filme2, quando fechar o filme2 e voltar ao filme principal, este estará na mesma cena/frame que parou (stop) antes de carregar o filme2. Se quer especificar um outro frame ou cena do filme principal quando voltar, terá que informá-los em uma ação "goto", ex: _root.gotoAndStop("nome_cena", numero_frame); Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annes 1 Denunciar post Postado Julho 26, 2011 Tudo deu certo!!! Obrigada mais uma vez. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites