Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jefferson NF

Php OO

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

Estou começando um sistema de pedido on-line e estou com algumas dúvidas básiccas, com classes, objetos, bd, etc.

Estava querendo fazer uma tabela e uma classe para cliente e endereço, mesmo sabendo que o cliente só tem um endereço. Até aí tudo bem. Posso fazer assim e dar extends de endereço na classe cliente, né?

O problema é na hora de salvar no BD, onde coloco o id(chave estrangeira) no cliente ou no endereço?

Como faço para salvar no bd o objeto cliente que extendeu do objeto endereço, se são duas tabelas diferentes? Tenho que primeiro dar insert com os dados do cliente e depois dou outro insert de endereço?

Lembrando que não utilizo frameworks

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Posso fazer assim e dar extends de endereço na classe cliente, né?
não!

um cliente não é um endereço, e o endereço ñao é um cliente. Não tem nada a ver usar herança nisso.

O problema é na hora de salvar no BD, onde coloco o id(chave estrangeira) no cliente ou no endereço?

a FK fica na tabela cliente.

Tenho que primeiro dar insert com os dados do cliente e depois dou outro insert de endereço?

o mais simples, é você ter um cadastro separado para os endereços. Primeiro cadastra o endereço, e depois o cliente.

Para pegar a chave da inserção do endereço, existem funções como mysql_last_insert_id(); //procure a correspondente para o teu driver

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda.

Então você acha melhor eu fazer um cadastro de cliente com passo a passo. Primeiro pego os dados pessoais, ae quando o cliente clicar em avançar, eu salvo na tabela cliente e depois pego os dados de endereço e salvo na tabela endereço, é isso?

Voce acha que assim fica melhor que salvar tudo em uma tabela só?

Compartilhar este post

Link para o post