Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

matchs

[Resolvido] Erro no Slackware 13.37

Recommended Posts

Srs... Hj aconteceu um problema estranho com meu slackware. Após desligar o sistema utilizando o comando shutdown now meu computador ao invés de desligar retornou ao prompt de login. Agora toda vez que faço login não consigo executar nenhum comando. Os comandos de /usr/bin, /sbin, /usr/sbin etc não estão disponíveis. Não sei como resolver nem o que está acontecendo. Não funciona nem se eu logar como root. É como se faltasse inicializar alguma coisa, como se alguma etapa da inicialização não fosse realizada. Como se "a coisa" que torna esses comandos acessíveis não fosse inicializada. Já tentei rodar um fsck na partição a partir do dvd de instalação mas não havia erros, então nada se resolveu. Não restaurei a instalação por que gostaria de aprender a resolver o problema. Alguém sabe como? Tem alguma dica? Agradeço desde já a ajuda.

[uPDATE] Pensei numa coisa, e faz todo o sentido. antes de dar o shutdown eu mexi nas variáveis de ambiente para adicionar o path do java, talvez eu tenha sobrescrito alguma coisa, talvez eu tenha sobrescrito a parte do PATH que disponibiliza estes comandos. Pensando nisso agora, faz sentido. Eu editei o arquivo /etc/profile, será que tem algo haver? eu adicionei as seguintes linhas ao final do arquivo:

export JAVA_HOME=/opt/jdk1.6.0_11
export CLASSPATH="$JAVA_HOME/lib"
export PATH="$JAVA_HOME/bin"
export MANPATH="$JAVA_HOME/man" 

E executei em seguida o seguinte comando: # ln -s /opt/jdk1.6.0_11/bin/javac /usr/local/bin

Alguém poderia me mostrar como restaurar as variáveis de ambiente de volta para o padrão? Novamente, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode declarar esta mesma linha da seguinte maneira:

export PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin"

Obrigado pela ajuda. Resolvi, realmente o problema foi lá mesmo, apenas desfiz as alterações e tudo voltou a funcionar normalmente. Vou testar sua sugestão.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.