Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Riq Sato

Melhorias no setor Web de uma empresa

Recommended Posts

Olá!

 

Aceitei um emprego como responsável pela área de Web em uma agência de publicidade (ou seja, estou sozinho na área <_< ).

A agência é muito boa, mas em Web não consegue crescer.

 

Tenho muita experiência no que faço (programação + design), mas é a primeira vez que preciso me preocupar com a gestão do setor.

 

Precisava saber onde encontro informações para ajudar a empresa a crescer nessa área: livros, sites ou consultorias como o Sebrae...

E quais são as tendências? Deveria investir em Web Mobile, aplicativos para Iphone/Android, marketing em redes sociais?

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Riq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um tema extenso, pois tem muita coisa que pode ser feito.

 

Não recomendo nenhum livro, pois é uma area muito dinamica e o lapso de tempo entre o que o autor escreveu e o que você está lendo agora com certeza já mudou e certas estratégias que funcionam no livro, hoje podem não funcionar mais.

 

Note que o "não consegue crescer na web" é bem generico, pois esse não crescimento pode ser não captar clientes, numero de visualizações / indicações do site, não capta clientes para desenvolvimento web, etc...

 

Primeiro precisa definir qual o objetivo do site, ele existe para que ? A qual publico ele se destina ? e varias outras perguntas que muitos sites e publicações sobre isso cobrem bem os assuntos.

 

Depois de identificado os objetivos do site, veja o que precisa ser feito ou refeito nele, usabilidade, seo, textos, etc...

 

Seria interessante uma campanha de adwords ? ou um anuncio em grandes portais ?

Tudo vai depender das respostas as perguntas que você deve fazer ao site.

 

Procure no google sobre esse assunto, bem como no twitter também tem muita referencia, só com isso já tem bastante material para ler e ir se aprofundando.

 

Sobre tendencia, você tem que ir onde seu publico está.

De que adiantaria investir no facebook por exemplo, se o seu publico não o acessa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinicius, agradeço muito sua resposta!

Para ser mais específico, a empresa não capta clientes para desenvolvimento web.

 

Concordo com o que você disse. Pesquisando mais sobre esse assunto posso definir qual é o foco da empresa.

Porém são tantas tecnologias diferentes, tantas possibilidades, que fico perdido quando tento pensar no que investir.

 

Vou pesquisar mais, e é claro arriscar alguma estratégia, mas se alguém souber de alguma referência (site, consultoria, etc...) que possa me dar um norte, ficaria muito agradecido!

 

O Sebrae ajudaria nessa questão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião como Publicitário e atuante na área de WEB:

 

- Tudo depende do objetivo: Primeiramente, é preciso ter um objetivo bem definido, exposto em 5 palavras ou menos. A empresa (e não um projeto específico) quer ser referência em animações super bacanas? Vá atrás de Flash, de animadores, de ilustradores de alto nível. Ao contrário, ela quer se destacar pela preocupação com os padrões WEB e usabilidade: então bons designers, arquitetos da informação e especialistas em RIA são seu foco. Não, a empresa quer ser a mais top em aplicativos Mobile... Tudo depende do objetivo real da empresa. Não adianta querer ser referência em tudo. Posso citar uma dezena de exemplos de empresas (agências interativas) que são especialistas em determinada área, mas não são fortes em outras. Mas ai costuram parcerias estratégicas... ;)

- O Sebrae: Ahhh, o Sebrae. Ele é interessante se seu caso for de problemas de Gestão. Eles de forma alguma vão colocar um norte sobre tendências, ainda mais se tratando de web. Eles falarão de métodos de gestão. Vão dar uma noção de administração. É interessante, conhecimento novo sempre é válido.

- O Mercado: O que tem tido grande demanda? O que as empresas tem buscado? E-commerce? Mídias Sociais? Tudo isso e mais um pouco? Bem... como gestor você deve levar esse ponto muito a sério. Pensando em pequeno, médio e longo prazo... Será que o Facebook se manterá com essa evolução por, sei lá, 5 anos? Vale a pena se especializar nele então? Ou então, as lojas virtuais estão defasadas... o que oferecer de novidade para abraçar essa fatia de mercado que pode ser conquistada? Como vê... é bem complexo. Mas aposto que você sabe bem o que deve ser levado em conta nesse ponto.

 

 

Falei de forma simples e sem rodeios. Não existe mapa para mina de ouro... mas com a experiência que tenho posso afirmar que é interessante fazer um bom planejamento, uma boa estratégia, buscar um objetivo bem definido, traçar uma meta e buscar os resultados por números expressos em market share.

 

;)

 

 

Espero que tenha ajudado!

 

 

Qualquer coisa, volte a postar e papeamos mais.

 

 

Abraços! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.