Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo II

Idéias para estruturar o desenvolvimento

Recommended Posts

Olá a todos do forum, não sei se é a área correta para está postagem se não for mova para mim por gentileza.

 

Pessoal na empresa (porte pequeno) onde trabalho estamos tentando mudar umas metodologias, por aqui não usamos documentação, arquitetura nem qualquer outro método de desenvolvimento, o projeto chega na mão dos desenvolvedores e saímos desenvolvendo. Isso ta gerando um problema para nós sou o mais antigo da empresa entrei como estagiário e hoje sou analista de sistemas, o chefe quer que eu levo idéias de como resolver tal problema, vamos ao problema:

 

Devido a não usar qualquer tipo de documentação nem arquitetura de desenvolvimento os projetos encalham isso mesmo eles não terminam sempre tem algo a mais para fazer ou o que foi desenvolvido não era o que o cliente realmente queria tendo assim uma enorme insatisfação do cliente com isso a equipe fica desmotivada por estar vários meses no mesmo projeto, todo mundo sabe que é chato demais ficar fazendo a mesma coisa varias vezes.

 

Desde o começo da empresa foi assim mas o chefe nunca levou a serio documentação nem arquitetura de desenvolvimento, só ta levando a serio agora porque chegou num estado caótico, isto é chegou atingir o financeiro.

 

Com base nisso conte seus relatos, como vocês fazem na empresa que vocês trabalham como a empresa se organiza toda ideia é bem vinda, vamos discutir esse assunto e ver se tem jeito de eu arrumar isso aqui.

 

Abraços a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende. Não existe solução pronta de gerenciamento ou de organização.

 

Muita gente te diria logo: use uma metodologia agile, use Scrum já, mas também te digo: depende.

 

Alguns pontos que precisam ser observados primeiro:

 

Regras do negócio: quais são os processos que guiam o trabalho neste departamento? Ou seja, como o trabalho chega e é concluído? De que tipo de trabalho estamos falando: desenvolvimento de projeto fechado, manutenção de sistema, SaaS? Qual é o tipo básico de contrato? Qual é a missão de vocês? Aonde querem chegar? Qual é a cultura básica da empresa e do departamento?

 

Clientes: o que os clientes esperam da organização? Normalmente qual é o tipo de atendimento que eles querem.

 

Equipe: a equipe está sobrecarregada ou ela dá conta? A equipe é especializada ou eles estão abaixo do esperado? As pessoas tem funções bem definidas? Qual é o organograma do departamento? Como é dividido o time? Como são montadas as metas?

 

Depois de feito todo esse estudo ai é partir para o plano de mudanças. É nessa fase que se escolherá que métodos de desenvolvimento serão usadas, que regras entrarão em vigor, que tipo de documentação será usado, que pessoas serão substituídas, etc.

 

Quem deve fazer isso? Um gerente. Ou seja, isso NÃO é trabalho nem de analista e muito menos de desenvolvedor. Por que? Porque não basta simplesmente criar "padrões" de programação para resolver um problema de caos que no momento já está afetando o faturamento.

 

O primeiro passo que eu recomendo é: reuniões para levantar problemas. Todos elegerão os problemas que existem e eles serão ordenados. Com os problemas bem definidos, escolhem-se as soluções. E, além das reuniões, estudar um pouco de engenharia de software e suas diversas metodologias para que se possa aproveitar o melhor cabível para a situação específica.

 

Dica: não se organiza um departamento em 2 meses. Isso é trabalho pra mais de 1 ano. Tem que ser devagar, caso contrário vai haver um choque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa vlw pela resposta Eudes, vou atras dessas questões e depois posto aqui o andamento do processo, sei que requer tempo para estruturar e organizar tudo, mas vamos que vamos.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.