Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LuisPedro

[jQuery Ajax ] Chamando funções de PHP

Recommended Posts

Ola a todos!!

Estou a dar os meus primeiros passos nesta coisa de jQuery e Ajax com PHP lendo tutorias, posts aqui do fórum e artigos na internet.

É possível chamar uma função de PHP através de jQuery Ajax?

Eu sei que posso correr um script PHP da seguinte forma:

var loginEmailInput = $("#loginEmailInput").val();
$.ajax({ type:"POST",
	url:"scripts/welcomeScripts.php",
	data:{"loginEmailInput":loginEmailInput},
	success:showCheckResult});

Acontece que gostaria de ter no PHP um conjunto de funções que pudessem ser chamadas por jQuery de maneira que não tenha de criar um ficheiro PHP para cada função que necessite, exemplo: um PHP para adicionar usuário na base de dados, outro para verificar login, outro para recuperar password ... creio que me entenderam.

Sei que se pode chegar a esse resultado enviando junto com os dados para o PHP algo tipo {"action":"doLogin"} e do lado do PHP verificar que $_POST["action"] está a ser enviada do jQuery e executar uma condição no sentido de correr o bloco de código referente à "action". Esta forma, para dizer a verdade, parece-me uma "gambiarra" ou seja um género de remedeio mas ... existe outra forma?

Gostava de saber como utilizar classes com jQuery e Ajax ... é possivel? Complicado? Durante muito tempo usei classes com ActionScript para fazer comunicação a base de dados para Flex / FlashBuilder.

Obrigado a todos: LP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível chamar uma função de PHP através de jQuery Ajax?

diretamente não.

Sei que se pode chegar a esse resultado enviando junto com os dados para o PHP algo tipo {"action":"doLogin"} e do lado do PHP verificar que $_POST["action"] está a ser enviada do jQuery e executar uma condição no sentido de correr o bloco de código referente à "action".

sim, essa é a única forma

Esta forma, para dizer a verdade, parece-me uma "gambiarra" ou seja um género de remedeio mas ... existe outra forma?

não existe.

ajax em si já é uma baita gambiarra.

Gostava de saber como utilizar classes com jQuery e Ajax ...

javascript não é uma linguagem que possui classes, ela possui objetos.

se quer utilizar OO, então você não deve usar jQuery. Mas sim javascript puro.

a lib jQuery abstrai tanto a linguagem, q se você quiser usar OO, deve partir para a linguagem pura.

Compartilhar este post

Link para o post

se quer utilizar OO, então você não deve usar jQuery. Mas sim javascript puro.

a lib jQuery abstrai tanto a linguagem, q se você quiser usar OO, deve partir para a linguagem pura.

Não necessariamente. Através da Moo4Q, você usa os módulos de Orientação a Objetos da MooTools com a jQuery.

Assim, você pode criars seus scripts jQuery Orientados a Objetos direitinho. O único contra é que haverá um pequeno load a mais na sua página, o dos módulos da MooTools.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.