Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 10, 2011 :( Estou com dificuldade de usar o codeblocks. Quando vou no menu build -> compile current file, e tento compilar um programa, não recebo nenhuma mensagem informado que o programa foi compilado. Quando vou no menu Build -> Ran, me é mostrada uma caixa de diálogo com a seguinte mensagem : It seems thath this file has not been built yet.Do you wont to build it now ? e na aba build log aparece a mensagem: Checking for existence: C:\Documents and Settings\joubert\Meus documentos\Untitled1.exe Se respondo “sim” nada acontece. Minha versão do code blocks é a de 75 MB, supostamente teria que já vir com o compilador embutido. Se fosse possível postar arquivo de imagem a partir do computador, seria mais fácil ilustrar o problema. No menu settings -> compiler end debugger, descobri que posso mudar o compilador no combo selected compiler, mas como tornar a alteração do compilador padrão ? ou seja toda vez que chamar o code blokes ele abrir com o compilador que escolhi ? Como compilar um programa aplication console usando Gcc, via IDE code blocks ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Setembro 10, 2011 Olá! Isso acontece porque o Code::Blocks não está reconhecendo um compilador. Você tem um instalado? Qual seu sistema operacional? Responda essas perguntas pra podermos te ajudar melhor. Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 10, 2011 :o Estou usando XP Pro com SP2. Antes de instalar a versão completa do codeblocks tinha intalado a de 23MB e o Mingw em separeado, que desistalei para instalar a versão completa de 75MB. Aventaram a possibilidade do meu ani-virus(avast) estar bloqueando o executavel. Acho isto pouco provavel. Numa de minhas tentativas de reintalação do codeblocks, usei o Revounstalle para garantir que tudo fosse apagado. acho que isto não deu ceto. Antes disso eu usava o DEV-C++, lembra ? Uma pergunta seria: quais pastas teria que apadar no "braço" para garantir uma instalação limpa ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Setembro 10, 2011 Olá! Uai, as pastas do mingw e do code::blocks. O mingw não é desinstalado do pc... Desinstale tudo, baixe a última versão do mingw, usando a opção 'download latest repository packages' (algo assim) na instalação. Quando estiver instalado, adicione a pasta do mingw no PATH do sistema. Sugiro fortemente que instale o MinGW na pasta 'C:\MinGW' ( NÃO é C:\MinGW\MinGW, corrija na instalação se aparecer isso ). Depois, instale o Code::Blocks sem o MinGW incluído e faça o seguinte: Entre em Settings >> Compiler and Debugger.... Em "Selected Compiler", selecione GNU GCC Compiler. Depois, navegue para "Toolchain Executables". Em seguida, em "Compiler's instalation directory" clique no ... e selecione o caminho C:\MinGW (ou o local em que você o instalou). Agora, confira se em "Program files" se está configurado como no seguinte (se não estiver, mude para isso):C Compiler: mingw32-gcc.exe C++ Compiler: mingw32-g++.exe Linker for dynamic-libs: mingw32-g++.exe Linker for static-libs: ar.exe Debugger: gdb.exe Resource Compiler: windres.exe Make program: mingw32-make.exe [*]Clique em OK. [*]Parabéns, você tem seu Code::Blocks configurado corretamente com o MinGW! Se quiser dar uma olhada em como fazer isso com uma das Nightly Builds... eu não testei com elas então não garanto que dará certo. Diga-nos se conseguiu ;D Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 11, 2011 :o Rapaz que guerra !! Eu ja estou baixando a versão do codeblocks que você indicou, mas tenho uma dúvida: Se esta versão que estou baixando não vem com compilador,deve ser a de 23MB que eu tinha. Mesmo assim,qual versão do MingW correta baixar ? poderia indicar o link ? Quando eu estava com a versão 23MB do codeblocks e intalei o Mingw em separado (sem estes procedimentos indicados por você),não comsgui imaginar como eles poderiam interagir, pois estavam em pastas diferentes. Na época o Mingw que baixei era um arquivo pequeno, até era dificil acreditar que fosse um compilador. Por conta disso meu estudo sobre herança e polimorfismo está parado a quase 2 meses. Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Setembro 11, 2011 Olá! É a de 23mb que você tinha. A do MinGW, o link correto é esse: link É um arquivo pequeno, pois o instalador vai baixar depois o compilador, quando abrir a tela de linha de comando. Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 11, 2011 :D Estou baixando o MingW com pela opção que você indicou, ou seja download latest repository packages. Ele está buscando várias atualizações. Ele também está descompactando vários arquivos tar. Este arquivo não é arquivo compactado Linux ? Outra coisa, uma das telas de intalação dá várias, entre elas a de instalar um compilador fortran. Deixei esta opção desmarcada. Por fim Quando você diz para incluir 'C:\MinGW' no path, se re fere ao mostrado nas variáveis de ambiente do XP (Meu Computador ->botão dierito-> propiedades) ou omostrado pelo sysedit que se chama no Executar do menu iniciar ? estou vendo que a instalação demora. Tive que interromper o download a atualização dos arquivos. Tem como recomeçar aptoveitando o que ja foi baixado ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2011 :D Já fiz o download do MingW Fui em váriáveis de ambiente do XP e no path quando fui editar apareceu a seguinte linha %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\system32\WBEM como indicar c:\Mingw; nesta linha ? seria só fazer %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\system32\WBEM;C:\Mingw; É so fazer como mostei em destaque ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Setembro 18, 2011 Olá! Exatamente! Só tire o último ";", se você observar como estava, não tem o último ponto e vírgula. Eu tinha posto uma resposta pra você, parece que não postou. Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 19, 2011 :mellow: Instalei o code:blocks. Pela primeira vez ao termino da instalação, o code:blocks aprsentou uma caixa de diálogo com opções de botão de rádio – aceitei o padrão - Realizei todo procedimento que você indicou. Tentei compilar um programa .cpp; a reação foi a mesma. Resolvi verificar as configurações que mudei, e para minha surpresa, o compilador indicado era o GNU GCCCompiler for TriCore e não o GNU GCC Compiler que configurei. Ou seja, a configuração que fiz não está sendo memorizada. Desinstalei o codeblock e reinstalei. Na segunda reinstalação, já não apareceu a tal caixa de diálogo com opções de botão de rádio. Como fazer para o codeblock memorizar o nova opção de compilador ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Peixoto 0 Denunciar post Postado Setembro 20, 2011 :( Esis a tela que suge para mim após instalação do code:Bloks com GCC atualizado Code:Blocks is currently not the defoult aplication for C/C++ source file Do You Want to set it as default ? You can always change associations from the environmeent settings later. No, leave everything as it is No, leave everything as it is (but ask me again next time) Yes, associate Code::Blocks with C/C++ file types Yes, associate Code::Blocks with every suported type (including project files from IDeS) Na primeira instalação deixei a primeira opção padrão marcada Ps: porqe que não posso editar meu proprio post no dia seguinte ? Obrigad Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites