Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

[Resolvido] Introduzindo o e(fx)clipse

Recommended Posts

Nas últimas semanas eu investi um certotempo em fazer a aplicação Eclipse 4 Application rodar sob o JavaFX.

Uma dasprincipais tecnologias do JavaFX é que ele usa o CSS para tematizar toda aaplicação, mas os editores padrão de CSS não são de muita ajuda porque aspropriedades utilizadas são especificas do JavaFX (leia-se: todas elas sãoextensões customizadas começando com ?fx).

Eu já tinha decido que precisava aprender comoescrever meu próprio DSL usando Xtext, foi a chance perfeita para criar umEditor CSS para JavaFX usando Xtext. Ecomo eu viajei muito nas últimas duas semanas,tive muito tempo livre para trabalhar em algo que eu gosto de chamar ?e(fx)clipse?,o começo de uma uma ferramenta do Eclipse para JavaFX.

Então, oque eu tenho para o Lançamento 0.0.1 da ferramenta? Bom, tudo que eu tenho é ocomeço de um Editor CSS construído usando Xtext. Aqui estão duas screenshots do atual editor CSSrodando no Eclipse 4.1 (ele roda no 3.7 também, naturalmente). Como vocêpode ver, o editor não tem muitos recursos por enquanto, mas espero melhorá-los:

  • Destaque básico de syntaxe
  • Propostas para atributos CSS
  • Suporte para propostas de valores para atributos

Falandonisso, um dos principais recursos do Editor CSS é que ele permite que aspessoas conectem suas próprias regras de propriedade, então, por exemplo, elepoderia fazer um plug-in com suas próprias regras, da mesma forma que alguém pode fazer paraas regras especificas do mozilla, ou do webkit.

Até omomento, eu tenho dois conjuntos de propriedades:

  • CSS 2.1
  • JavaFX

Elesnão são parte do plugin principal, apenas contribuem simplesmente comserviços OSGi.

Se você quiser, pode testar o editor.O download do p2-repo pode ser feito na minha conta github. Por favor, note que esteé um lançamento muito novo, e atualmente o editor está registradoapenas para .fxcss-Files.

Atualização:

Existe uma sintaxe JavaFX, que ainda não é suportada pelo editor, mostrando umerro. O problema não é o Editor CSS, e sim a definição do spec CSS specedpelo JavaFX. Eu já dei entrada a um Jira-Ticket, onde eu descrevo o problema eproponho uma definição compatível ao CSS 2.1.

1	linear from( <size> , <size> ) to( <size> , <size> ) [ stop( <number> , <color> ) ]+ [ repeat | reflect ]?

2 radial [ center( <size> , <size> ) , ]? <size> [ focus( <size> , <size> ) ] ? [ stop( <number> , <color> ) ]+ [ repeat | reflect ]?

3

4 /* Example */

5 linear from(0%,0%) to(100%,100%) stop(0.0,red) stop(1.0,black)

6 radial center(25%,25%) , 50% focus(20%,20%) stop(0.0,gray) stop(0.50,darkgray) stop(1.0,dimgray) reflect

 ?

Texto original disponível em http://tomsondev.bestsolution.at/2011/06/24/introducing-efxclipse/

 

http://imasters.com.br/artigo/22198/java/introduzindo-o-efxclipse

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.