Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Quati Maldito

Região do CEP

Recommended Posts

Olá galera!

Preciso criar uma rotina para identificar através do cep, qual a região do mesmo(SP e RJ).

No caso de SP, preciso identificar pelo CEP se o mesmo pertence a uma destas "regiões":

CAPITAL - CENTRO
CAPITAL - ZONA LESTE
CAPITAL - ZONA NORTE
CAPITAL - ZONA OESTE
CAPITAL - ZONA SUL
ABC
ALDEIA DA SERRA
ALPHAVILLE E TAMBORÉ
CAMPINAS E REGIÃO
GRANDE SÃO PAULO
GRANJA VIANNA E RAPOSO TAVARES
INTERIOR E DEMAIS CIDADES
LITORAL NORTE
LITORAL SUL
RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
VALE DO PARAÍBA

No RJ, preciso identificar pelo CEP se o mesmo pertence a uma destas "regiões":

BARRA E ADJACÊNCIAS
CAPITAL - CENTRO
CAPITAL - ZONA NORTE
CAPITAL - ZONA OESTE
CAPITAL - ZONA SUL
ILHA DO GOVERNADOR
JACAREPAGUÁ
TIJUCA
ALCÂNTARA E SÃO GONÇALO
BAIXADA FLUMINENSE
INTERIOR
LITORAL NORTE (REGIÃO DOS LAGOS)
LITORAL SUL (COSTA VERDE)
NITERÓI
SERRAS

Alguém tem ideia no que posso me basear para criar essa rotina?

No link dos correios sobre a estrutura do cep(http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_estrutura.cfm) não consegui achar informações suficientes.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

existem tópicos com esse script no lab. de script, e se quiser o banco de dados posso até fornecer se caso nao encontrar,

pois dependendo da faixa de CEP ele é de determinada região, você fazer uma verificacao de cada CEP, para maiores detalhes sobre localização e zona entre em contatos com os correios

Compartilhar este post

Link para o post

Olá xanburzum!

Mas então, fazer isso com BD próprio, quer dizer que teremos que mantê-lo, atualizar.., tratando-se do BD de cep, não me parece muito atraente.

O site para a tal rotina, está na locaweb, com isso, tenho o esquema para recuperar o endereço, ao informar o CEP.

Mas isso me trás algo do tipo, informando o CEP : 01310-300

Avenida Paulista

Bela Vista - São Paulo - SP

01310-300

Então preciso descobrir se o CEP é de alguma daquelas "regiões".

O mais interessante, acho que seria a partir da estrutura de CEP, determinar a "região".

Pelo q entendi no site dos correios, sobre a estrutura do CEP, deve ser possível chegar a essa conclusão.

Continuo pesquisando, acredito que isso deverá servir para outros, conseguindo a solução, posto aqui.

Caso tenham mais alguma dica para ajudar, eu agradeço.

Não encontrei nada no laboratório de scripts, que possa ajudar, tem como me informar qual o referido post?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

me paraec que o bd que tenho dos CEP, fornecido pelos correios tem esse campo, vou verificar e posto aqui, geralmente essas informações noa mudam, a nao ser que tenha uma mudança de rezoneamento venal dos bairros, o que é muito raro.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de alerta-los que isso é ilegal, fornecimento ou trocas da base de dados dos correios não é permitido, isso porque a base de dados deles é protegido por direitos autorais e só pode ser adquirido ou comercializado em um cd criptografado que so podera ser comprado diretamente nos correios, além como estara protegido não é possível utiliza-los em projetos web, por isso esse assunto de fornecimento e trocas não se encaixa no perfil do fórum, é a mesma coisa que tratar diretamente de pirataria.

Compartilhar este post

Link para o post

retrolink, obrigado pelo esclarecimento.

mas em momento algum, tanto eu quanto o xanburzum tivemos intenção fazer o que está dizendo!

viu o título do tópico? viu a dúvida?

estamos apenas discutindo uma solução para um problema que só existe, por que o correio se acha no direito de monopolizar informações que SÃO do povo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o título do tópico é uma coisa, o rumo que ele tava tomando é outro, não acusei, apenas alertei.

e se quiser o banco de dados posso até fornecer se caso nao encontrar

me paraec que o bd que tenho dos CEP, fornecido pelos correios tem esse campo, vou verificar e posto aqui, geralmente essas informações noa mudam, a nao ser que tenha uma mudança de rezoneamento venal dos bairros, o que é muito raro.

valeu mesmo, fico no aguardo.

t+

Isso já diz tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu velho, obrigado pelas suas dicas! Guarde-as para quem está interessado!

Como já argumentado, nunca foi e nem é proposito deste post a troca de arquivos "PROIBIDOS".

Sem contar, que você nem sabe a origem do arquivo em questão e já está tirando conclusões.

Mas assim, se o "governo" se acha no direito de monopolizar informações que são do povo, EU ME ACHO NO DIREITO DE USAR UM ARQUIVO COM INFORMAÇÕES DO POVO, seja qual for a sua origem, as informações contidas ali, são minhas também.

Na boa, o post foi criado para receber ajuda, se não pode ajudar, não precisa vir aqui me explicar o que é certo ou errado, pode deixar, QUE NUNCA FAREI NADA QUE F.... COM O PRÓXIMO, MAS COM O GOVERNO AMIGO..., to nem ai, to nem ai, to nem ai..

Se por acaso eu estiver lhe causando alguma espécie de problema, prejuízo, me avisa q vou repensar a situação, do contrário, passar bem!

Compartilhar este post

Link para o post

o proprio correio fornece o bd, inclusive tenho um cd deles, ( um antigo) hoje eles forncem por download)

mas se quiser com certeza te passo...

e não esquenta não, muitas vezes existem usuários novos, que querem mudar totalmente o foco , não entendo o que realmente se trata, taçlvez sem maldade....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal,

mas em momento algum, tanto eu quanto o xanburzum tivemos intenção fazer o que está dizendo!

:seta: Se não há a intensão de distribuir, vender ou disponibilizar para download, tudo bem, não há qualquer problema em discutir alternativas.

Apenas tomem cuidado pois o @retrolink tem razão: Esse banco de dados trata-se de um produto exclusivo e é comercializado pela ECT no Diretório Nacional de Endereços.

É um banco de dados de abrangência nacional constituído de elementos de endereçamento até nível de seção de logradouro e Códigos de Endereçamento Postal – CEP, fornecido por meio de licenciamento.

O produto DNE é de exclusividade dos Correios.

mas se quiser com certeza te passo...

@xanburzum, disponibilizar para download é crime e viola as regras do fórum. Ao fazer isso você estará sujeito à penalidades, você sabe disso.

por que o correio se acha no direito de monopolizar informações que SÃO do povo.

Não amigo, é um erro pensar dessa forma.

Essas informações não são do povo, é da ECT. Foi essa empresa que criou o mecanismo, catalogou (e continua catalogando) os endereços de todo o Brasil e dando à esses endereços um código chamado CEP. Esse código é utilizado pela ECT para entregar encomendas.

Não foi o povo que criou o código, não é o povo que decide qual CEP terá determinado endereço, não é o povo que cadastra e não é o povo que mantém essa base. Logo, o povo não tem qualquer direito de propriedade sobre esse produto.

O fato de ser um código publicamente conhecido e ser utilizado constantemente em diversas situações, não faz do povo, proprietário desse produto.

Compartilhar este post

Link para o post

entre em contatos com os correios que eles podem fornecer, eu um cd disponibilizado pelos correios que fala que pode usar e distribuir, contanto que nao faça alteração

Compartilhar este post

Link para o post

João Batista Neto, entendo seu ponto de vista, entendo as regras, mas não concordo!

Sei que regras são regras, e cabe a cada um saber como agir, de acordo com a regra e de acordo com a situação.

Devemos lembrar que a ECT é do governo!

Foi sim o correio que estruturou e catalogou tudo.

Mas com qual dinheiro? Como acha que foi pago isso?

Foi com o dinheiro do povo, certo? Pq o correio pode dar lucro hoje, mas quando foi criado esse catálogo(1971), não tinha receita para bancar isso.

Então penso que isso é meu tb.

Para poder dizer que é seu, tem que ser feito com o seu dinheiro, não com o dos outros.

Em qualquer país mais civilizado, isso é um livro aberto, o povo tem acesso, e não precisa pagar. Pois o conteúdo é sobre onde as pessoas estão.

Se as informações são sobre onde está o povo, quem mais além do povo tem o direito sobre as mesmas?

Enfim, ninguém é igual a ninguém, todos temos um modo de pensar.

Mas ninguém tira da minha cabeça, que isso deveria ser de todos, não faz sentido ter que pagar por uma coisa que já paguei, e que são informações "nossas".

O post deu mó repercussão, mas ainda num consegui chegar numa solução!

O lance do banco de dados, xanburzum não precisa me passar, obrigado pela ideia e intensão de ajudar.

Eu já consegui uns 3 com amigos q acumulei ao longo da "vida" de programador. E é das coisas mais simples "descolar" essa base de dados na web.

O problema é aquilo: "MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!"

Concordando ou não com o procedimento do correio, de cobrar pelo bd, é assim é que é.

Sendo assim, alguém ai pode ajudar dizendo se tem esquema ou não para identificar a "região" do CEP?

Sem usar o BD. Pegando número por número do cep e criar um algorítimo para identificar a possível região.

Como disse, o site está na locaweb, com isso, tenho como resgatar o endereço pelo CEP, mas não retorna a "região" como preciso, tenho no máximo o bairro..

Alguma ideia?

Ajuda ai galera..rs

Obrigado a todos pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que seria exatamente a região que fala?

O Correio mostra o que cada algarismo significa

http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_estrutura.cfm

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu por responder Mário!

Cara, eu vi essa página, saquei q cada algarismo refere-se a uma Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor

O q preciso saber é se tem uma forma de conseguir através dos algarismos do cep, saber se o cep está contido numa das localidades abaixo:

No caso de SP:

CAPITAL - CENTRO
CAPITAL - ZONA LESTE
CAPITAL - ZONA NORTE
CAPITAL - ZONA OESTE
CAPITAL - ZONA SUL
ABC
ALDEIA DA SERRA
ALPHAVILLE E TAMBORÉ
CAMPINAS E REGIÃO
GRANDE SÃO PAULO
GRANJA VIANNA E RAPOSO TAVARES
INTERIOR E DEMAIS CIDADES
LITORAL NORTE
LITORAL SUL
RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
VALE DO PARAÍBA

No caso do RJ:

BARRA E ADJACÊNCIAS
CAPITAL - CENTRO
CAPITAL - ZONA NORTE
CAPITAL - ZONA OESTE
CAPITAL - ZONA SUL
ILHA DO GOVERNADOR
JACAREPAGUÁ
TIJUCA
ALCÂNTARA E SÃO GONÇALO
BAIXADA FLUMINENSE
INTERIOR
LITORAL NORTE (REGIÃO DOS LAGOS)
LITORAL SUL (COSTA VERDE)
NITERÓI
SERRAS

A ideia é q quando o usuário se cadastrar no site, eu quero preencher um campo do BD com essa informação. O usuário sendo de SP ou RJ, preciso de alguma forma identificar se o seu endereço está contido em uma dessas "localidades".

Tudo isso, é para o usuário ter um campo a menos para preencher...

Mas sei lá, to achando que num tem como sem comprar esse banco de dados do DNE, o problema é q é super caro, inviabiliza o esquema..

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade quanto é este "super caro"?

Compartilhar este post

Link para o post

É um pouco salgado sim, porém se há necessidade tem que gastar e sem não tem como gastar, deixar pra próxima.

http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=5A62B08B-BCDF-F196-9C2C56EBD38EAC91

Aqui esta a tabela com os valores

Faixa de CEPs Preço de venda

Até 5.000 R$ 450,00

5.001 até 10.000 R$ 585,00

10.001 até 20.000 R$ 822,00

20.001 até 30.000 R$ 1.056,00

30.001 até 40.000 R$ 1.284,00

40.001 até 60.000 R$ 1.740,00

60.001 até 90.000 R$ 2.271,00

90.001 até 120.000 R$ 2.928,00

120.001 até 200.000 R$ 3.780,00

200.001 até 300.000 R$ 4.890,00

http://www.correios.com.br/precosPrazos/precosPrazosNacionais/PDF/DNE_Tabela_de_Precos_FC_Licenca.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

nossa reálmente e um pouco caro mesmo, mas dependendo do projeto, precisa ver se vale a pena

Compartilhar este post

Link para o post

Os webservices dos correios não forneceriam esse tipo de informação ?

Cara, até onde sei, ao informar o CEP, o mesmo retorna o logradouro, bairro, cidade e estado.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.