Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

WilliansS

Pintando com Photoshop

Recommended Posts

Boa tarde pessoas... tudo encima? Então beleza!

Bom é o seguinte, há algum tempo tenho notado que vem crescendo muito o número de designers interessados em pintura digital. Creio que o principal motivo desse constante crescimento é que a pintura vem se tornando algo insdispensável no atual mercado de trabalho. Por este motivo, vou postar ao longo de vários meses (espero), artes que desenvolvi usando esta técnica e comentá-las dando dicas de como consegui determinado resultado e de ferramentas para se chegar lá. A cada postagem irei me focar em uma dica como "FUNDAMENTAL" e no decorrer do texto explicar alguns conceitos.

Meu objetivo com estes "artigos" é colaborar de alguma forma, com aqueles que querem aprender e ficam limitados pela quantidade de material de referência brasileiro.

Antes de iniciar minha primeira publicação, gostaria de dizer que não estou utilizando nenhuma referência para os textos e explicaçãos, logo, muitos poderão perceber que existem outras formas de se fazer as pinturas, aqui vou passar apenas um pouco da "minha técnica", que julgo ser um tanto quanto "peculiar", vocês entenderão o por que disso!

Já de antemão pesso desculpas caso haja erros de português, estou fazendo tais publicações em um curto período de tempo e não terei como revisar os textos cuidadosamente, contudo, caso tenham dificuldades e/ou dúvidas, sintam-se a vontade para me enviar um e-mail, responderei todos na medida do possível.

Vamos lá:

Minha primeira pintura postada e explicada será a "ÁGATA", como podem ver abaixo:

agatam.jpg

DICA DE HOJE: Treine seus olhos!

Antes de explicar um pouco da técnica utilizada na pintura e dar as dicas, gostaria de dizer que este "artigo" serve para qualquer um que queira aprender um pouco sobre o processo criativo de uma pintura, porém eu recomento um conhecimento básico no Photoshop (qualquer versão), pois durante as explicações provaelmente falarei de atalhos e nomes de ferramentas e não tenho como explicar a função de cada ferramenta, caso contrário o "tutorial" ficaria muito extenso e a intenção é falar sobre pintura e não sobre photoshop básico, para não misturar as coisas.

Vamos ao que interessa:

Ágata é uma pintura monocromática, ou seja, utiliza apenas tons de cinza certo?. Bom, pelo menos é o que nossos olhos veêm ao olhar para ela. E se eu disser que essa imagem não usa apenas tons de cinza más também outros tons como Magenta, Laranja, Vermelho, quem acredita? bom, olhem abaixo uma comparação de como seria essa imagem cinza e a "colorida".

comparao.png

Viram? Existe uma diferença de uma para outra, ainda que muito pequena.

Pergunta: Willians onde você quer chegar com tudo isso?

Resposta: Minha intenção não é dizer que trabalhos só com tons de cinza são menos bunitos ou de menor conhecimento técnico do que aqueles com policromia, muito pelo contrário, apenas quero mostrar que na pintura é fundamental sabermos enchergar, observar os detalhes para assim, ter um diferencial.

Já passei muito por isso e passo até hoje, quando estou pintando sempre tem aquela corzinha que a "aparência engana", pode ser um rosa que parece roxo, pode ser um azul que parece verde, e por ai vai...

Com o tempo e prática, percebi tambem que essa "sutilidade" no uso das cores fazem uma diferença "GRITANTE" ao término da obra, podendo causar o sucesso (satisfação) ou o fracasso (tentar novamente).

Por isso deixo a dica, antes de começar qualquer pintura, tendo uma foto de referência, observe muito antes de começar, sinta sua referência de modo a fazer parte do contexto da figura. Observe os tons usados, as posições de brilho, em caso de uma foto de paisagem, tente definir onde o "SOL" estaria mesmo quando ele não aparece na foto, defina as posições de sombra.

Pergunta: Poxa, legal, más como posso fazer isso no Photoshop?

Resposta: Tem uma ferramenta "mágica" no photoshop que ajuda muito na percepção da diferênca de tons e cores em uma imagem, o nome dela é Eyedropper Tool (tecla de atalho "letra I"), ou simplesmente o famoso "conta-gotas".

unled2ace.jpg

Um bom exemplo é a imagem acima, ela mostra claramente como o uso da ferramenta Eyedropper Tool, pode ajudar na identificação dos tons. Faça uso dessa ferramenta em cada pintura, em cada foto de referência, e com o passar do tempo você perceberá que seu senso crítico com relação as cores, vai mudar, PARA MELHOR!

---

Pra quem quiser ver a pintura Ágata em tamanho real, acesse meu portifólio.

Bom Galerinha, por hoje é essa a minha dica, agradeço aos que lerem e se interessarem, agradeço ao iMasters pelo espaço aberto para que eu divulgue minhas publicações e trabalhos e fiquem com Deus!

---

Atenciosamente,

Willians D. Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa Willians. :clap:

Um tutorial digno de atenção para quem observa os detalhes que fazem a diferença no resultado de uma pintura digital.

Tenho certeza que outras dicas valiosas estão a caminho.

Contratei um curso de pintura recente, você sabe que meu foco é animar no Flash, mas vou acompanhar com carinho suas publicações. Experiências e técnicas pessoais são sempre bem vindas.

Beijo grande meu querido, muito sucesso. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Willians :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Valew Elektra e Mário, fico muito feliz que tenham apoiado meu post e como você disse elektra, pode esperar que em breve postarei mais dicas sobre minhas experiências como pintor digital, sou extremamente grato por vocês estarem acompanhando...

Forte abraço mano Mário e grande beijo a querida Elektra.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.