Tânia Silva 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Boa tarde pessoal, preciso de uma ajudinha num algoritmo que fiz, que é o seguinte: Faça um algoritmo que receba os últimos 3 salários de um grupo de 15 pessoas e calcule e mostre a média salarial dos entrevistados (usando estrutura de repetição enquanto). Bom, o problema é que quando eu coloco por exemplo 100.00 pra todos, a media final dá 800.00, e não consigo encontrar o erro. Aqui vai o algoritmo. Agradeço se alguém souber o que fazer. {Declaração das variáveis} declare salario, ttsal, media, total real declare cont, cont2 inteiro inicio {Inicialização das variáveis} salario <- 0 cont <- 0 cont2 <- 0 ttsal <- 0 media <- 0 total <- 0 {Código do Algoritmo} enquanto (cont < 15) faca cont <- cont + 1 mostre-pl ( 'Entrevistado ', cont,' :') cont2 <- 0 enquanto (cont2 < 3) faca cont2 <- cont2 + 1 mostre-pl (' Digite o salario num ', cont2,' : ' ) leia (salario) ttsal <- ttsal + salario fim-enquanto total <- ttsal + total fim-enquanto media <- total / 45 mostre-pl (' A media dos salarios eh: ', media :5:2) pausa fim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Precisa zerar o ttsal dentro do primeiro enquanto O resto acho que está certo Veja se resolve Outra alternativa seria eliminar esta variável e armazenar sempre direto em total, isso também provavelmente resolveria Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tânia Silva 0 Denunciar post Postado Novembro 9, 2011 Precisa zerar o ttsal dentro do primeiro enquanto O resto acho que está certo Veja se resolve Outra alternativa seria eliminar esta variável e armazenar sempre direto em total, isso também provavelmente resolveria Muito obrigada pela dica, resolveu sim! Zerei o contador ttsal no primeiro enquanto. Obrigada ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Novembro 9, 2011 Que bom que resolveu Parabéns Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites