Wollny 0 Denunciar post Postado Outubro 21, 2011 Boa tarde. Necessito criar uma classe para executar instruções SQL (select por exemplo) e acessar esta classe através de um form. Ou seja, no form irei criar as strings com a instrução SQL que será necessária usar no momento, e depois preciso acessar a classe que fará a conexão / execução do SQL, passando a string, e retornará para o form o resultado da query. Alguem teria um exemplo para que eu pudesse compreender como fazer? tks. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Outubro 22, 2011 Aqui no fórum mesmo: http://forum.imasters.com.br/topic/261619-classe-de-conexao/ Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wollny 0 Denunciar post Postado Outubro 23, 2011 Aqui no fórum mesmo: http://forum.imasters.com.br/topic/261619-classe-de-conexao/ Abraços... Obrigado pelo retorno. Já havia lido este post que você recomendou mas, como iniciante, não compreendi muito. Hoje já tenho a cjasse de conexão com o banco (oracle) e que está ok. O que quero fazer é criar uma classe para executar pesquisas em tabelas (select) onde eu passe como parametro a string com o select mais a conexão e que depois eu recupere o resultado do datareader. fiz a classe abaixo mas não estou sabendo como recuperar o resultado do dr quando retorno para o ponto do form que chamou esta classe: public class clsExecutaQuery { public OracleDataReader executaConsulta(string strInstrucao, OracleConnection conn) { OracleDataReader dr = null; try { conn.Open(); OracleCommand cmd = new OracleCommand(strInstrucao, conn); cmd.CommandType = CommandType.Text; dr = cmd.ExecuteReader(); return dr; } catch (Exception ex) { throw ex; } } } Grato pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wollny 0 Denunciar post Postado Outubro 26, 2011 Resolvido! Fica ai um exemplo para quem precisar. string strInstrucao = "coloque aqui sua instrução sql"; //Para chamar a classe que executa a query e retornar um valor: txtString.Text = clsExecutaQuery(strInstrucao, strDescricao); //Classe para executar a query (com banco de dados ORACLE e C#): string clsExecutaQuery(string strInstrucao, string strDescricao) { using (OracleConnection conn = Cbd.Conexao()) { OracleCommand command = new OracleCommand(strInstrucao, conn); conn.Open(); OracleDataReader dr = command.ExecuteReader(); if (dr.Read()) { return strDescricao = dr.GetOracleString(1).ToString(); } else return strDescricao; conn.Close(); dr.Close(); } } Basta ajustar os nomes das strings de acordo com a necessidade. :mellow: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites