Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sybok

Você usaria tabelas para fazer um layout?

Você usaria tabelas para fazer um layout?  

21 votos

1. 1. No caso do exemplificado, você faria o site em tableless ou usando tabelas para o layout?

• Eu faria o layout totalmente em tableless e criaria a versão noscript
    • Eu faria o layout usando tabelas

Recommended Posts

Sabe agente precisa ser justo, dentro do cenario que foi criado, a reposta é logica que as pessoas usariam tabelas haha

Mas todos aqui com profissionais que são, iriao buscar melhorar o cenario antes de qualquer desenvolvimento, pensar corretamente nos ganhos e perdas de cada opção estudar o sistema e ai sim elaborar algo....mas sim dentro do cenário que foi criado a tabela seria a melhor opcao, a questão é que o cenário talvez devesse ser melhorado.

Tipo:

- A diferença no tempo de desenvolvimento...claro que um projeto de menor tempo de construção é mais barato, mas será que aquilo que é mais rapido de se fazer a principio não será um problema no futuro, seja pra dar manutenção ou para fazer alguma atualização importante? Pq convenhamos se o sistema fica perfeito com 2h30 de diferença do outro, será q no futuro o sistema feito em tabelas para fazer algum atualização será tao rapido qto o feito em tableless

- A questão da quantidade de pessoas em cada projeto, claro que em termos de custo 2 pessoas são mais baratas que 3....mas ai vai depender do conhecimento de cada uma delas, as vezes se somar 3 pessoas não dá o conhecimento e experiencia de 1 hehe...entao nesse cenario você esta supondo tbm que as 2 pessoas sejam mto feras em tabelas e html, e as outras 3 pessoas que fizeram em tableless? Será que elas forem feras em tableless e padroes web, será mesmo que não valeria e pena, pagar o valor da terceira pessoa?

Bom quanto aos outro argumentos eu nao tenho mto o q falar, pois como disse no topico anterior eu nao metade do conhecimento das pessoas que estao nessa discussao. Mas vou dar o meu voto, não apenas como alguem que esta comecando nesse mundo de desenvolvimento web que tenta seguir os padroes, mas como se eu fosse um empresario que fosse escolher estas duas opcoes:

- Escolheria tableless, apesar de que será mais caro o projeto, talvez leve mais tempo, ocupe mais banda...tenho que pensar adiante e ver qual é a solução que melhor se adpte nao apenas a momento mas a logo prazo, ou seja q tambem será mais barata e rapida no futuro.

Se infelizmente os "reais" empresarios as vezes optam pela solução em tabelas, o problema não esta nos padroes, e sim nos empresarios, e nos profissionais que se recusam a seguir padroes, deixando os projetos mais baratos, cobrando por seu serviço pouco sem dar valor a sua horas trabalhadas, resumindo prejudicando a nos desenvolvedores.

http://validator.w3....=Inline&group=0

Cara, olha isso...

Você ainda vem me falar que está bom? 219 erros? E tá bom? :o

Hehehe fiquei feliz qdo vi isso...sempre que tento ir fazendo algo em site, eu passo no validador, fico triste quando surge la uns 10 erros, ai fico tentando arrumar....e este site que foi julgado bom, esta com 219 erros hehe, até não estou tao mal :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a questão é que o cenário talvez devesse ser melhorado.

:clap:

If the facts don't fit the theory change the facts.

Compartilhar este post

Link para o post

Que você, Sybok, é o tal tiozão, outra pessoa disse que conseguiria fazer o layout em Tableless e não o fez, daí você chegou cheio de banca, fez com tabelas, deu VISUALMENTE certo (num primeiro momento aliás, diga-se de passagem) e caiu nas graças da chefia.

Já pensei nisso muitas vezes desde o outro tópico

Cara, olha isso...

Hehehe fiquei feliz qdo vi isso...sempre que tento ir fazendo algo em site, eu passo no validador, fico triste quando surge la uns 10 erros, ai fico tentando arrumar....e este site que foi julgado bom, esta com 219 erros hehe, até não estou tao mal :)

Este site pelo menos serve de algo...

... de mau exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, olha isso...

Não sei o que você pretende com esta enquete... Acho que já deu pra perceber que todos aqui tem consciência do porque NÃO utilizar tabelas para estruturar um layout...

Aproveitando, veja este site aqui: http://francalms.com.br/

A página inicial ilustra muito bem como é possível se construir um grid com linhas e colunas iguais sem utilizar tabelas (o que você insiste que é feio, ruim, pesado e de manutenção difícil).

E além disso:

http://validator.w3....Validator%2F1.2

O site não parece estar com o doctype correto e é obviamente antigo.

Se a forma como medem "qualidade" é a "validação"... então não há mais nada o que discutir.

Alias, acho mesmo que a discussão já se esgotou no outro tópico, como já disse, é uma questão de paradigma.

Vocês tem o webstandars como ponto de partida e referencia para o raciocínio. O veem como um bem em si mesmo e tem nele a o padrão de "medida" do que julgam qualidade.

Um grid com linhas e colunas é facil, o problema é "elasticidade", falta o dinamismo.

O problema dos DIVs está em situações como essa: http://forum.imasters.com.br/topic/447840-div-dinamica/

A própria sugestão da "Faux Column" é algo que hoje vejo como inferior ao uso de tabelas, já que signica usar um truque com imagens para resolver um problema que poderia ser resolvido com HTML puro ao usar a TAG table...

Sabe o que que todos esse tópicos com o mesmo assunto PARECE (antes que venham com sapato velho chutar cachorro molhado)?

Que você, Sybok, é o tal tiozão, outra pessoa disse que conseguiria fazer o layout em Tableless e não o fez, daí você chegou cheio de banca, fez com tabelas, deu VISUALMENTE certo (num primeiro momento aliás, diga-se de passagem) e caiu nas graças da chefia.

E daí, bateu a crise de consciência. Será que eu fiz bem em, direta ou indiretamente pisar no outro cara só pra me dar bem? Será que com Tableless ficaria melhor, mas nem eu nem o outro funcionário que entende melhor do assunto que eu tivemos, juntos, competência pra fazer CERTO?

E veio com essas situações hipotéticas, tentando reviver mantra das Tabelas de outrora.

Minha humilde opinião, pois que parece, parece.

Amigo, a única ideia de criar esse tópico aqui é a enquete. Só me interessa saber o número de pessoas que tem o tableless como um tipo de "santo grau" e que consideram inadequado o uso de tabelas, mesmo quando removo do tableless, todos os supostos benefícios que seus partidários tanto dizem amar (e que na realidade são benefícios do CSS e não do tableless).

E sua opinião esta errada... Assim como a historia que você pensa conhecer das "tabelas de outrora", já que o "tableless de outrora" era tão bagunçado quanto... mas enfim.

Embora eu também já tenha me enganado quanto ao tableless, sou grato ao tiozão por me abrir os olhos e não tenho problema em já ter estado errado sobre isso. Vivo e aprendo sem apego a achar que sei, o que de fato não sei.

É que tem me faltado tempo, mas ainda vou postar um dos exemplos de layout em tabelas que me ajudaram a percebe-las com outros olhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Numa situação hipotética assim eu concordo, ehehe

Com certeza é forçação de barra

Então vamos a um cenário muito realista e comum.

Você precisa de um layout 3 colunas:

Você o criaria usando a faux column como no exemplo desse video?

Só o tempo de editar a imagem usada no fundo leva o mesmo tempo de fazer um layout igual, mas baseado em tabela.

Caso queira mudar o tamanho das colunas no futuro, a manutenção vai exigir mexer não só no HTML, mas também editar a imagem.

Ele é mais verborrágico, mais demorado, tem manutenção mais difícil e o resultado não é tão bom quanto o de tabela.

Qual a escolha de todos vocês que não acharam o primeiro cenário "realista"?

Aqui vai a versão em tabelas: (se você sabe digitar, leva 1 minuto para produzi-la)

CSS:

html {

height:100%;

}

body{

}

#colunas{

border-collapse:collapse;

margin:0 auto;

}

td.c_color1{

background-color:#0F9;

width:350px;

vertical-align:top;

padding-top:9px;

padding-left:9px;

padding-right:9px;

}

#c_color2{

background-color:#0CF;

width:350px;

}

#head{

background-color:red;

height:50px;

}

HTML:

<table id="colunas">

<tr>

<td id="head" colspan="3">Topo</td>

</tr>

<tr>

<td class="c_color1">coluna 1</td><td id="c_color2">coluna 2</td><td class="c_color1">coluna 3</td>

</tr>

</table>

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o vídeo mas pelo seu código vejo que não há necessidade de imagem. Se são cores solidas para que imagem?

Se a forma como medem "qualidade" é a "validação"... então não há mais nada o que discutir.

Em relação a qualidade do site não é apenas questão de validação. Foi você quem falou que o site era ótimo, o que na verdade não é. Como o Giovani e T.Colucci falaram, o site é péssimo visualmente e o código é tão ruim quanto.

Um grid com linhas e colunas é facil, o problema é "elasticidade", falta o dinamismo.

O problema dos DIVs está em situações como essa: http://forum.imaster...0-div-dinamica/

Certo, e qual é a "elasticidade" oferecida pelas tabelas?

Você já tentou fazer um layout em tabelas que funcionasse em dispositivos mobile? Já tentou fazer um layout elástico ou fluido em tabelas?

A div não é um problema. Na verdade geralmente (quase sempre), os problemas surgem por conta do programador.

Tem um post no blog do William Bruno que fala sobre isso.

A própria sugestão da "Faux Column" é algo que hoje vejo como inferior ao uso de tabelas, já que signica usar um truque com imagens para resolver um problema que poderia ser resolvido com HTML puro ao usar a TAG table..

Não é necessariamente um "truque com imagens". Você pode muito bem adaptar esta solução para seu problema seu precisar de imagens. No caso do código acima, por exemplo. Este não precisa de imagens, já que são cores sólidas.

Aqui tem um artigo que explica como reproduzir o Faux Columns sem utilizar imagens.

Amigo, a única ideia de criar esse tópico aqui é a enquete. Só me interessa saber o número de pessoas que tem o tableless como um tipo de "santo grau" e que consideram inadequado o uso de tabelas, mesmo quando removo do tableless, todos os supostos benefícios que seus partidários tanto dizem amar (e que na realidade são benefícios do CSS e não do tableless).

Sim, são benefícios do CSS, mas a utilização de tabelas para criação de layout faz com que percamos muitos destes benefícios.

É que tem me faltado tempo, mas ainda vou postar um dos exemplos de layout em tabelas que me ajudaram a percebe-las com outros olhos.

Sim, esta devendo isso. Será que falta tempo mesmo ou é porque ainda não achou nenhum layout bom para ser postado?

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém aqui vai lhe dizer que, por falta de organização e de gerencia de projeto, o que você e o tiozão fizeram foi certo. Foi errado, foi! Funcionou, funcionou, até no IE6 <_< .

Você abriu o tópico, quis saber a opinião de todos, montou uma enquete e mesmo assim não aceita os argumentos e o resultado que está lá em cima do tópico, 12 votos contra 1, que é o seu.

Nem vou ficar aqui argumentando que profissionais como esse tiozão, e você está indo no mesmo caminho, prostituem nosso mercado, nivelam ele por baixo e na minha mais sincera opinião, não passam de sobrinhos com registro em carteira.

Mas Sybok, se você acha que tabelas são legais e é correto montar layouts inteiros com elas, manda bala! Faz o teu melhor serviço! Seja feliz, isso é o que importa.

Mas vai uma última dica (mesmo achando que não vai ser importante pra você): html5, css3, dispositivos mobile...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sem contar na acessbilidade...

Gostaria de ver se o cliente que solicitou esse projeto contratasse alguém com deficiência visual e precisasse usar um leitor de telas...

Eu particularmente ficaria muito curioso em saber qual seria a interpretação desse leitor sobre o seu código com tabelas...

--

Cara, nunca precisei usar essa técnica de Faux Columns (mesmo no cenário apresentado... layout de três colunas). Hoje existem N formas de resolver esses problemas, inclusive uma propriedade chamada min-height....

Enfim... pense ainda na última dica do Giovani.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Duas coisas:

1. O site não é antigo, terminei em agosto desse ano :thumbsup:. E se fosse antigo, seria pior ainda pra você, pois mesmo com recursos mais limitados, foi possível criá-lo SEM TABELAS
  2. Esse é o doctype para o HTML5:

<!DOCTYPE html>

http://www.w3schools...tag_doctype.asp

Um site bom não é todo aquele que está validado, mas todo site bom está validado. Se fossem uns 10 erros, beleza, 'tolerável', mas 219? Acho que você precisa selecionar exemplos melhores...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Sybok, primeiro, eu não gosto de pensar assim mas, você está questionando a experiência de VÁRIOS profissionais, que estudam, trabalham e se aperfeiçoam todos os dias na área, a opinião é unanime contra a sua opinião, você acha sensato discutir? Quais são as chances? De dezenas de profissionais estarem errados ou o seu workflow estar meio inadequado? Olha, antes que você responda qualquer coisa, eu lhe digo outra, se você quer convencer alguém aqui que usar tables sai mais "barato" ou é "melhor", esqueça! Ninguém aqui começou a trabalhar agora, já conhecemos as possíveis situações e soluções, custos e benefícios do uso de tableless e se trabalhos assim, é porque julgamos, ou melhor, sabemos que é o melhor.

Amigo, para o profissional que trabalha constantemente com tableless, achar soluções substitutas às das tabelas é fácil e rápido, quase que por reflexo. No começo é difícil e demorada essa adaptação? Claro que é, mas com o tempo fica tão rápido quanto. Você pode estudar e pegar a prática de usar o tableless, ou pode sentar dia após dia na sua cadeira em frente ao seu teclado, vendo outras soluções surgirem e pensando que é mais fácil usar tabelas porque você não estudou o uso de tableless...

Olha, quanto aos comentários sobre validação que você questionou: O cara que trabalha com isso ha algum tempo sabe que não se guia totalmente pelo validador, muitas vezes o validador aponta 0 erros mas tem uma duzia de erros no código, ou ele aponta uma duzia e não tem nenhum, mas o validador, em geral, aponta os principais e quase sempre está certo. Mas tendo 219 erros amigo, com certeza tem MUITA coisa errada.

E pra concluir, completando o que o colega Giovanni disse: A web está em evolução, e você e o tiozão são uma raça em extinção... O mercado mobile está crescendo desenfreadamente, a web moderna ainda mais e você não entra nesse mercado usando tabelas Sybok, pode ter certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Disse tudo Kauê Machado :clap:

Amigo, para o profissional que trabalha constantemente com tableless, achar soluções substitutas às das tabelas é fácil e rápido, quase que por reflexo.

Pessoalmente quando estou iniciando o desenvolvimento de um layout eu nem penso em tabelas. É algo que nem passa pela minha cabeça, a não ser é claro nas áreas onde ela deve ser usada, se necessário. Acredito que aconteça o mesmo com muitos aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Duas coisas:

1. O site não é antigo, terminei em agosto desse ano :thumbsup:. E se fosse antigo, seria pior ainda pra você, pois mesmo com recursos mais limitados, foi possível criá-lo SEM TABELAS
  2. Esse é o doctype para o HTML5:

<!DOCTYPE html>

http://www.w3schools...tag_doctype.asp

Um site bom não é todo aquele que está validado, mas todo site bom está validado. Se fossem uns 10 erros, beleza, 'tolerável', mas 219? Acho que você precisa selecionar exemplos melhores...

Eu me referi ao site com 200 e tantos erros... não ao seu site, que é inclusive bem bacana.

Eu não avaliaria a validação de sites antigos, ela é praticamente irrelevante.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Sybok, primeiro, eu não gosto de pensar assim mas, você está questionando a experiência de VÁRIOS profissionais, que estudam, trabalham e se aperfeiçoam todos os dias na área, a opinião é unanime contra a sua opinião, você acha sensato discutir? Quais são as chances? De dezenas de profissionais estarem errados ou o seu workflow estar meio inadequado?

Apelo a multidão é uma falacia clássica, trata-se de um erro de raciocínio achar que só porque muitos defendem algo então esse algo deve estar correto.

Um alemão durante o nazismo poderia usar o mesmo argumento contra um democrata e dizer: Ei, estamos todos errados?

Desde que eu aprendi webdesign tenho ouvido falar sobre os antigos tempos e sobre os novos benefícios do tableless. Fiquei surpreso em descobrir que isso na verdade é uma farsa.

Nenhum movimento que se baseie em distorções e na falsa oposição CSS x Tabelas, merce crédito.

A busca pelo controle do layout é muito mais importante do que conceitos fechados sobre o certo e o errado, em especial quando se trata do uso de um recurso básico da linguagem HTML como a TAG table. Tenho visto é a promoção de práticas muitas vezes com maiores problemas de compatibilidade que o uso de tabelas.

Como já disse, truques para conseguir "fazer" coisas são sempre bem vindos, não entendo esse "tesão" por auto-castração. Muitas vezes vejo as pessoas preferindo fazer coisas mais mirabolantes quando poderiam simplesmente usar uma tabela. É o caso da faux column ou o caso de usar JS + Jquery para tentar imitar o comportamento das tabelas.

Me parece que a grande atração das pessoas pelo tableless, não vem por qualquer mérito da prática em si, mas pelo simples ataque ao uso de tabelas como sendo "amadorismo".

Ninguém quer parecer amador ou ser chamado de amador, então todo mundo repete o mesmo mantra para parecer "bacana".

Afinal, qual o beneficio em "não usar" um recurso? Não existe "estudar o uso de tableless", o tableless se baseia simplesmente em não usar tabelas e em não aprender as opções de layout que elas trazem.

html5, css3, dispositivos mobile... nada disso é incompatível com o uso de tabelas amigo.

As tabelas são só mais um recurso que se soma a todos os outros recursos e praticas que qualquer partidário do tableless usa.

Eu não me privo desses recursos, quem não usa tabelas é que se priva das vantagens dela.

Isso sem contar na acessbilidade...

Gostaria de ver se o cliente que solicitou esse projeto contratasse alguém com deficiência visual e precisasse usar um leitor de telas...

Eu particularmente ficaria muito curioso em saber qual seria a interpretação desse leitor sobre o seu código com tabelas...

Se leitores de tela não enxergam tabelas então tem alguma coisa errada...

A TAG table é padrão, faz parte do HTML e devem funcionar em qualquer dispositivo. A TAG DIV é quem apresenta mais problemas de compatibilidade simplesmente por ser mais nova.

Cara, nunca precisei usar essa técnica de Faux Columns (mesmo no cenário apresentado... layout de três colunas). Hoje existem N formas de resolver esses problemas, inclusive uma propriedade chamada min-height....

Enfim... pense ainda na última dica do Giovani.

Abraços.

min-heigth ainda é meio problemático. Eu pelo menos já tive muitos problemas. Vai levar ainda um tempo até isso poder ser usado direito.

Essa técnica que o João Prado apresentou é muito melhor que a faux column, faz muito mais sentido e parece que quase não tem problemas de compatibilidade. (só com navegadores muito antigos que já nem importam mais)

Adoro técnicas boas, só que isso não muda a questão, pois existem situações onde não há uma terceira alternativa. A faux column continua sendo um malabarismo criado por alguém que poderia ter resolvido o problema via HTML puro usando uma tabela, e essa técnica foi promovida como uma "grande" ferramenta tableless, o que não faz o menor sentido.

Entre a faux column e a tabela, qual você escolheria?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que você deveria se filiar a um partido comunista, você seria bem recebido... rsrsrs.

Quanto ao apelo à multidão... Eu repito, você está questionando experiência, não opinião. Não é uma questão "todos nós achamos, somos maioria", é a nossa experiência do dia a dia, questionar isso é dizer que todos trabalhamos como trabalhamos porque somos bobos e começo a achar que é este o caso, você deve estar se achando "malandro" e achando que somos "ingênuos".

Não tem mais o que discutir aqui, você pediu opiniões, você as recebeu, ponto. Sendo bem objetivo, essa "disputa partidária" ou como quiser chamar, ela não existe, não mais, os layouts com tables não são mais empregados em empresas (alias, hoje em dia elas se chamam agências) modernas.

Ainda insatisfeito? Poste o que você acha que só é possível fazer com tabelas e nós mostramos pra você que é possível, e provavelmente mais fácil, fazer sem tabelas. Não se preocupe, ninguém aqui vai passar horas quebrando a cabeça pra achar a solução. Mas faça do jeito certo, não use o tópico como pressuposto para tentar convencer alguém de que o uso de tabelas é melhor, crie um tópico com o título "É possível criar isso com tableless?" e descreva o que você quer saber se tem como fazer. Agora, se não for possível fazer isso com tableless eu serei o primeiro a admitir.

Desculpe se fui meio ríspido demais, mas estou trabalhando desde cedo e já são 2:48 da manhã...

Compartilhar este post

Link para o post

Assim como o T.Colucci eu nunca precisei usar a faux columns para compor um layout.

O que eu vejo no cenário deste tópico é a seguinte situação:

- Você veio com a intenção de abrir uma discussão sobre a utilização de determinada tag onde sua utilização já é comprovadamente, por meio de exemplos, que é inapropriada.

- Vendo que as opiniões eram todas contrárias a sua, você tenta argumentar de todas as formas e em grande parte da discussão se defendendo através da "dificuldade" de se aplicar uma técnica, que por sua vez foi criada para resolver um problema que alguém teve algum dia, mas que hoje já dispões de diversas soluções para a resolução deste mesmo problema.

- Como você, na situação apresentada, não foi capaz de resolver seu problema sem a utilização de tabelas, você esta tentando argumentar que a solução em tabelas apresentada pelo "tiozão" é certa, quando o que na verdade é apenas a sua incapacidade de resolver o problema em questão.

- Vendo que as opiniões continuam contrárias a sua, você tenta argumentar de todas as formas, dizendo que existem tipos de layouts que só podem ser feitos com tabelas, ou pelo menos ficariam melhor com elas, mas até agora não vejo nenhum exemplo postado por você.

Sinceramente vejo que o tópico dificilmente será solucionado.

Você veio levantar uma discussão, mas não tem a mente aberta para a solução adequada ao problema, esta sempre defendendo a solução utilizada e tentando mostrar que é correta por meio de situações hipotéticas e irreais.

Dificilmente você conseguirá mudar a cabeça de alguém que use o tableless, simplesmente porque estas pessoas sabem o que estão fazendo e sabem que é o certo a se fazer. Não há motivos para mudar sua forma de trabalhar.

E como disse o Kauê Machado, poste um exemplo em tabelas onde você não enxergue uma solução tableless e mostraremos que esta é possível sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico ficou mto show viu, pra mim que ainda to tentando me virar com layouts de sites, foi mto interessante ler tudo.

Achei legal o que o Kauê Machado disse, sobre quem tem já experiencia, já faz o layout com tableless quase q por reflexo...espero um dia conseguir ficar assim

E tomara que o Sybok, mostre um layout que ele julga dificil de se fazer com tableless, pro pessoal tentar...seria um desafio interessante, ele ir colocando layouts que julga dificil ou impossivel de ser feito sem tabelas e o pessoal do forum tentar

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

Fiquei surpreso em descobrir que isso na verdade é uma farsa.

Nenhum movimento que se baseie em distorções e na falsa oposição CSS x Tabelas, merce crédito.

Existe uma grande distância entre o desenvolvedor não conseguir tirar proveito de uma técnica e a ineficiência de uma técnica. Não é porque o desenvolvedor não consegue ver, usar ou tirar proveito de uma técnica que faça dessa, uma técnica ruim.

De fato, o primeiro ponto a esclarecer é: Estamos diante de um bom desenvolvedor, que acha a técnica ruim ou estamos diante de um desenvolvedor que não consegue tirar proveiro da boa técnica?

Apelo a multidão é uma falacia clássica, trata-se de um erro de raciocínio achar que só porque muitos defendem algo então esse algo deve estar correto.

Desde que eu aprendi webdesign tenho ouvido falar sobre os antigos tempos e sobre os novos benefícios do tableless. Fiquei surpreso em descobrir que isso na verdade é uma farsa.

Concordo que algumas afirmações usadas nesse tópico são erradas, afirmações como "se muitos usam, devemos usar também" ou "se o padrão existe é para ser utilizado" são bestas, mas tão besta quanto afirmar isso é afirmar que a técnica é uma farsa.

Porém, a maior besteira de todo o tópico é afirmar que:

A busca pelo controle do layout é muito mais importante do que conceitos fechados sobre o certo e o errado

...digo isso pois existem dois tipos de aplicação:

1. Aquela que possuirá apenas a primeira versão.

2. Aquela que precisará ser mantida.

Se você é um desenvolvedor de aplicações que nunca terão nada além da primeira versão, então realmente você não tem com o que se preocupar, talvez as aplicações que você desenvolva, de fato, jamais saiam da primeira versão e, consequentemente, não há nada errado em utilizar qualquer coisa que você ache eficiente para resolver o problema imediato.

O problema é quando trabalhamos com aplicações que precisarão ser mantidas. A internet evolui, a interface, navegação e experiência de usuário evoluem e, invariavelmente, você precisará que sua aplicação evolua junto.

Quando a aplicação não é desenvolvida pensando na evolução, você certamente terá um custo elevado para mantê-la. E, aqui, chegamos no segundo ponto à esclarecer: É melhor ter um custo relativamente baixo na primeira versão e custos recorrentemente elevados nas próximas ou é melhor investir um pouco na primeira versão para que a manutenção se torne simples e barata nas próximas versões?

em especial quando se trata do uso de um recurso básico da linguagem HTML como a TAG table. Tenho visto é a promoção de práticas muitas vezes com maiores problemas de compatibilidade que o uso de tabelas.

Afinal, qual o beneficio em "não usar" um recurso? Não existe "estudar o uso de tableless", o tableless se baseia simplesmente em não usar tabelas e em não aprender as opções de layout que elas trazem.

Quando trabalhamos com desenvolvimento vamos sempre nos deparar com certos recursos. Esses recursos são como remédios, se você tomá-los sem estar doente, você certamente ficará.

Tableless não sugere o fim das tabelas, pelo contrário, vem para sugerir que você tome o remédio no momento correto.

Me parece que a grande atração das pessoas pelo tableless, não vem por qualquer mérito da prática em si, mas pelo simples ataque ao uso de tabelas como sendo "amadorismo".

O "amadorismo" não está no uso do recurso em si, mas no uso errado e fora de hora do recurso.

A TAG table é padrão, faz parte do HTML e devem funcionar em qualquer dispositivo. A TAG DIV é quem apresenta mais problemas de compatibilidade simplesmente por ser mais nova.

Não sei onde você encontrou essa informação, mas só para constar, tanto TABLE quanto DIV fazem parte da especificação do HTML 4.

O grande problema desse tópico é esse "entre foo e bar, qual você escolheria?".

Você criou situações hipotéticas, mas em nenhum momento disse quais eram os requisitos do sistema. Criou todo um cenário para validar sua argumentação, baseou sua dissertação em controle de layout para validar o uso de tabelas, mas em nenhum momento disse o que a aplicação deveria fazer.

Lembre-se que as pessoas até usam uma aplicação feia, se ela for eficiente, mas ninguém usa uma aplicação bonita se ela não resolver o problema a que se propõe.

Compartilhar este post

Link para o post

O que você chama de auto-castração é conhecimento de causa, nesse caso, conhecimento da técnica e me parece que você não tem esse conhecimento, por isso veio com situações hipotéticas e querendo mostrar a um monte de desenvolvedores que você está certo.

...não entendo esse "tesão" por auto-castração. Muitas vezes vejo as pessoas preferindo fazer coisas mais mirabolantes quando poderiam simplesmente usar uma tabela.....

Mas isso é fato, quem desenvolve layouts inteiros com tabela é amador.

Ninguém quer parecer amador ou ser chamado de amador, então todo mundo repete o mesmo mantra para parecer "bacana".

Essa sua frase só prova o que pensei desde o início, você não sabe, não estudou, não conhece as css, por isso quer convencer todos de que tabelas são legais. Não existe não usar tabelas, existe usar quando necessário. Ou pra você uma <h6> no lugar de um <p> é a mesma coisa? Ou uma tabela cheia de td's é a mesma coisa que alguns <li>?

Vantagens onde? Em dados tabulares, somente nisso.

Eu não me privo desses recursos, quem não usa tabelas é que se priva das vantagens dela.

Grande técnica? Pra que vou usar uma tabela se basta eu adicionar um fundo numa div e depois dentro dela fazer algumas outras flutuarem?

A faux column continua sendo um malabarismo criado por alguém que poderia ter resolvido o problema via HTML puro usando uma tabela, e essa técnica foi promovida como uma "grande" ferramenta tableless, o que não faz o menor sentido.

Cara....você não leu as respostas dos seus tópicos....pra fazer essa pergunta, você não leu mesmo. E sim, você é o tiozão.

Chega, de duas uma, ou você quer aparecer ou realmente não conhece as css. A minha porção de bondade, de vontade de ajudar acabou pra você :/

Compartilhar este post

Link para o post

Chega, de duas uma, ou você quer aparecer ou realmente não conhece as css. A minha porção de bondade, de vontade de ajudar acabou pra você :/

Disse tudo o que eu pensava desde o começo, mas não tive coragem de dizer pra não ser grosseiro hehehe.

E, é, uma hora a paciência esgota mesmo.

Só para não dizer que o tópico foi completamente inútil para o amigo que criou o tópico:

http://www.impacta.com.br/treinamento/XHTML-Tableless.php

http://www.maujor.com/tutorial/intrtut.php

E como eu disse e os colegas concordaram, poste uma necessidade real, que você acha inviável com tableless. Não iremos postar a solução pronta pra você, apontaremos a solução e explicaremos, ai se você vai correr atrás de aprender ou não, é uma decisão totalmente sua.

Ah, eu esqueci de dizer, mas estou em uma situação bem parecida com a sua (mas com uma mentalidade bem diferente, claro). Eu estou aprendendo PHP agora, preciso desenvolver um projeto grande com mais de 50 páginas para uma empresa, mas não sei absolutamente nada de php, a não ser por includes. Eu poderia me limitar ao que eu sei, que é trabalhar com includes, ou duplicar páginas em html, mas eu sei que será muito difícil fazer a manutenção do projeto no futuro, apesar da aplicação do meu conhecimento atual parecer mais fácil, eu sei que o aprender a fundo o php e mysql é o certo e me poupara trabalho no futuro, mesmo sendo 2, 3 vezes mais demorado e difícil agora.

E é isso, uma coisa que eu coloquei em minha cabeça desde que comecei a trabalhar com web é que nunca saberei tudo sobre web design, sempre haverá mais pra aprender, porque web design não é como mecânica ou matemática que não mudam, web design é uma profissão dinâmica, e o profissional tem que ser também.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.