Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jean Franceschi

Criar páginas com nome do link

Recommended Posts

Opa gente...

Estou procurando uma forma de quando inserir algo no banco de dados, o sistema crie uma página em asp com o nome do título daquele "INSERT"...

É parecido com a maioria dos fóruns, você cria o tópico e o sistema cria uma página com o titulo do tópico (Exemplo este daqui Ficaria: Criar_páginas_com_nome_do_link.asp ou .html, ou . alguma coisa).

Já tentei usar o FSO criando um arquivo texto e depois renomeando ele pra .asp ou .html, porém, quando cria o arquivo txt ele não aceita códigos de comandos, como por exemplo os "<" ou ">" ou mesmo "<%" ou "%>".

Daí não tem como por exemplo abrir uma HEAD dentro do arquivo texto (<HEAD>) e nem outras coisas, como palavras chave, etc.

Já pesquisei na net, aqui no fórum, mas não encontrei nada a respeito.

Alguém tem uma idéia de como fazer isso em asp?

ABraço gente \o

Aqui no fórum não cria uma página e sim uma pasta, acedito que depois de criar a pasta o sistema copie um arquivo já feito pra dentro desta pasta.

Se não me engano é assim, mas o medo é... se criar assim, os mecanismos de busca vão achar as palavras chaves já que elas estão em um banco de dados?

Esta página seria fixa, não seria mais atualizada (por isso a extensão pode ser html ou htm).

E se for dinâmica (asp), os buscadores achariam ela com as palavras chaves dentro do banco?

ps: as palavras chaves ficam em um banco de dados, e quando o user abre a página ele imprime pro usuário (normal quando se usa BD´s).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem um script no lab. de script, e tem uma função sememlhante para manipular string pode te ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Procurei muito por lá e não achei nada que ajudasse nisso =\

Se uma meta tag tiver dentro de um BD mysql e você usar response dentro de uma página, os buscadores como google, etc vão conseguir ler essa tag ou por ser conteúdo dinâmico eles não fazem essa leitura?

Meu maior problema é esse, criar as tags dentro de um BD e os buscadores não verem elas... pq se eles conseugirem ler elas através da página "copiada" ficaria simples pra fazer... Seria só criar um diretório (como aqui no forum) com o nome e alguns dados e copiar um arquivo "Default.asp" pra dentro dele... Qualquer coisa da pra criar um txt com a ID do arquivo pra quando alguém entrar nele, ele abrir a txt (ou da pra pegar pelo link da pasta tbm) e fazer abrir o arquivo como se aquele arquivo tivesse sido criado exatamente alí ^^

Mas se fizer assim? Como fica a questão dos buscadores? Ou eles conseguem apenas buscar o conteúdo pelo nome da pasta que o arquivo está?

Xambur não dorme não é? O.O

Compartilhar este post

Link para o post

o Sistema não cria uma "PASTA", isso é manipulação de URL, isso é somente URL's amigáveis.

Para você entender melhor, digamos que você tenha um arquivo de notícias, o arquivo é noticias.asp?id=24

Com a manipulação de URL, você pode substituir essa URL por noticias/aqui-vai-a-minha-nova-url.html

Dê uma lida sobre URL rewriting. O IIS7 já traz nativo uma opção para isso. Já no IIS6, existe o isapi rewrite

Compartilhar este post

Link para o post

Aeeee... como eu não sabia o nome pra isso tava difícil de achar algo relacionado... tentei de tudo no google e aqui na busca do fórum, mas não dava em nada... agora que sei que é "isapi rewrite", a coisa ficou diferente =P

Vou la buscar, se eu achar algo útil eu posto aqui caso alguém tenha o mesmo problema =)

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade é uma função simples, você apenas pega o nome de uma variavel ou link e concatena na sua URL principal

olha esta função que uso para localizar qualquer URL dentro de um texto especificado e cria um link hiper para http, https, ftp, e endereços de e-mail.

Function LinkURLs(ByRef asContent)
Dim loRegExp	' Regular Expression Object (Requires vbScript 5.0 and above)

If asContent = "" Then Exit Function

Set loRegExp = New RegExp

loRegExp.Global = True

' Ignora upper/lower case
loRegExp.IgnoreCase = True
' Look for URLs
loRegExp.Pattern = "((ht|f)tps?://\S+[/]?[^\.])([\.]?.*)"
' Link URLs
LinkURLs = loRegExp.Replace(asContent, "<A href=""$1"">$1</A>$3")
' Look for email addresses
loRegExp.Pattern = "(\S+@\S+.\.\S\S\S?)"
' Link email addresses
LinkURLs = loRegExp.Replace(LinkURLs, "<A href=""mailto:$1"">$1</A>")
' Release regular expression object
Set oRegExp = Nothing

End Function

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do Isapi, mas ainda prefiro o método das antigas, copiar uma página "default.asp" rpa uma pasta com o nome ou título do banco... Assim ele cria os menus, e tudo mais normalmente...

Isso eu acho que consegui fazer, vou ver aqui se melhoro o código pra testar ele de novo.

O que faltou agora é só saber se o google e outros buscadores conseguem ler as metas de uma página dinâmica... já olhei vários artigos na internet... alguns dizem que eles leem pq o IIS transforma o pedido do robo como se fosse um usuário e imprime o html como qualquer user na página... outros já falam que não dá pq o robô busca a fonte do asp que não é lida pelo iis, ou seja, tem o código fonte, daí não vê as metas pq ainda estão no banco.

No google mesmo ví um tutorial velhão falando que sites dinâmicos não são facilmente indentificados pelos robos e alguns resultados acabam omitidos =\

Agora resta esta dúvida apenas... google acha ou google não acha?

"xanburzum"

"na verdade é uma função simples, você apenas pega o nome de uma variavel ou link e concatena na sua URL principal"

E neste caso, realmente daria resultado, mas só se o google achar a dita cuja página dinâmica =P

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do Isapi, mas ainda prefiro o método das antigas, copiar uma página "default.asp" rpa uma pasta com o nome ou título do banco... Assim ele cria os menus, e tudo mais normalmente...

Isso eu acho que consegui fazer, vou ver aqui se melhoro o código pra testar ele de novo.

O que faltou agora é só saber se o google e outros buscadores conseguem ler as metas de uma página dinâmica... já olhei vários artigos na internet... alguns dizem que eles leem pq o IIS transforma o pedido do robo como se fosse um usuário e imprime o html como qualquer user na página... outros já falam que não dá pq o robô busca a fonte do asp que não é lida pelo iis, ou seja, tem o código fonte, daí não vê as metas pq ainda estão no banco.

No google mesmo ví um tutorial velhão falando que sites dinâmicos não são facilmente indentificados pelos robos e alguns resultados acabam omitidos =\

Agora resta esta dúvida apenas... google acha ou google não acha?

"xanburzum"

"na verdade é uma função simples, você apenas pega o nome de uma variavel ou link e concatena na sua URL principal"

E neste caso, realmente daria resultado, mas só se o google achar a dita cuja página dinâmica =P

Cara, pra que motivo você vai "popular" seu FTP com pastas e mais pastas. Utilize o ISAPI Rewrite, crie um arquivo SITEMAP.XML.ASP dinâmico, buscando os links de todos seus produtos/notícias e renomeie ele com ISAPI REWRITE, assim o google irá encontrar todos seus links. Leia isso aqui http://www.seomarketing.com.br/sitemap.html sobre sitemap.

O "método das antigas" como você mesmo disse, já ficou para trás, utilize URL's amigáveis (dinâmicas) e SITEMAP e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma tio =P

Eu só busquei essa opção por medo mesmo... medo do google não conseguir localizar por ser dinâmico, e como os métodos antigos nunca falharam, achei que seria útil usar eles =\

Mas estou testando várias coisas diferentes, e com certeza o método do isapi é uma delas pq eu gostei bastante, só não sei se é prático (pros buscadores em geral), e até agora ainda estou na dúvida, já que ninguém se ofereceu pra dar um positivo ou negativo pra isso =\

Estou testando o rewrite do iis7, mas até o google localizar algo específico pode demorar alguns dias, mas não tenho muita pressa... estou só aproveitando pra recolher informações já que tirei o dia só pra mecher nessa questão =)

Até agora todas as idéias foram boas, já mudei muita coisa, e ainda tenho muito pra mudar, quero ver se consigo deixar "fininho" o code pra não haver falhas =)

O Xamburzum popstou um code pra gerar sitemap e eu já modifiquei ele pra funcionar, só tem um probleminha...

Quando eu adicionar algo no banco, tenho q aumentar ele por conta não é? ou posso por exemplo, linkar o google pra verificar o arquivo "gerador_de_Sitemap.asp" ao invés de mandar o google pegar o "Sitemap.xml"?

Bem... o rewrite já foi utilizado e ficou bem legal =)

Mas, estou com algumas dúvidas pq como foi meu primeiro uso, gostaria de saber alguns comandos se alguém aqui souber...

Por exemplo:

<rule name="Ver Arquivo">

<match ignoreCase="true" url="^([0-9]+)-Arquivo-([a-zA-Z0-9_-]+).html$" />

<action type="Rewrite" url="Ver_Arquivo.asp?Id={R:1}" appendQueryString="false" />

</rule>

Aqui eu busco a ID do arquivo, não importando o nome q vem depois, mas pra ser sincero não entendi nada... como o "rule" entende que o ID é o primeiro numeral e não o segundo? E se eu quiser pegar o segundo valor tbm? Tenho que usar algum separador?

Nesse exemplo aíq eu tô usando, imagino eu que o separador é a palavra -Arquivo- (então o R:1 seria o que vem antes desse separador). O segundo uso seria assim então pra pegar os dois valores?:

<rule name="Ver Arquivo">

<match ignoreCase="true" url="^([0-9]+)-Arquivo-([a-zA-Z0-9_-]+).html$" />

<action type="Rewrite" url="Ver_Arquivo.asp?Id={R:1}&Titulo={R:2}" appendQueryString="false" />

</rule>

Seria isso?

E mais uma pequena questão... eu sou obrigado a usar uma palavra como separador ou posso apenas utilizar um caracter, como "-" (traço) ou "_" (underline)?

E obrigadão gente, ta sendo muito bom trabalhar com este sistema novo e a ajuda de vocês foi indispensável pra este aprendizado =)

Fizeram um nub feliz hoje \o/

Compartilhar este post

Link para o post

olha este link, sobre ISAPI REWRITE pode lhe clarear algo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não ajudou xamburzum =(

Na verdade só me deu um nó extra na cabeça =\

Aqui lá não é asp... tentei entender mesmo assim e não consegui... Aquilo deve ser asp.net ou sei lá o que... mas no meu server por exemplo, tem iis 7, mas eu não consigo mecher nas configs dele, tenho q usar o arquivo web.config pra arrumar, e lá nem fala sobre isso, lá fala pra usar rewrite direto no fonte =\

Achei um pouco interessante ver, mas infelismente não ajudou =(

Já procurei mais na net, mas não tem tutoriais pra asp de forma clara... como por exemplo alí na minha dúvida que eu só queria saber sobre o separador e sobre como o web.config trata cada adição (com variáveis próprias).

Mas uma hora eu acho... deve ter ou um dia vai ter algo simplificado pra asp na web =)

Mesmo assim valeuzão, graças a vocês q eu consegui rodar o script lá e usar o isapi =)

Compartilhar este post

Link para o post

Então, pra você usar o sitemap, pode utilizar um arquivo dinâmico que "engana" o google.

Por padrão, o google só interpreta sitemap com extensão XML, então aí entraria o ISAPI REWRITE, como você manipula url com ele, é só você "trocar" a url de um arquivo asp, com as configurações do sitemap.

Esse é o padrão do xml do sitemap:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<urlset xmlns="http://www.google.com/schemas/sitemap/0.9" 
	xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" 
	xsi:schemaLocation="http://www.google.com/schemas/sitemap/0.9 
http://www.google.com/schemas/sitemap/0.9/sitemap.xsd">

<url>
		 <loc>http://www.seusite.com.br/qualquer-endereco-aqui</loc>
		  <changefreq>daily</changefreq>
		  <priority>0.5</priority>
		</url>

</urlset>

Nesse caso, você pode manipular essa tag URL em um arquivo sitemap.xml.asp, depois com o ISAPI você faria basicamente isso:

<rule name="Rewrite to sitemap.xml.asp">
     <match url="^sitemap.xml" />
     <action type="Rewrite" url="sitemap.xml.asp" />
  </rule>

Pronto, agora você tem um arquivo ASP (podendo ser dinâmico) que o browser interpretará como um arquivo XML e consequentemente o Google também.

Compartilhar este post

Link para o post

o link que te passei sobre o ISAPI é um tutorial

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.