Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google vai cobrar pelo uso excedente da API do Google Maps

Recommended Posts

Google vai cobrar pelo uso excedente da API do Google Maps

Quinta-feira, 27/10/2011 às 16h35, por Redação iMasters

O acesso às APIs de serviços do Google é, em sua maioria, gratuito. Afinal, a empresa sabe que para fazer serviços crescerem precisa permitir que desenvolvedores trabalhem com eles e criem suas próprias adaptações e ferramentas. Mas, em certos casos, o serviço cresce demais, os desenvolvedores criam demais, e o Google precisa passar a cobrar pelo acesso à API. Como é o caso do Google Maps.

Essa mudança já estava anunciada há alguns meses, mas só agora vai passar a funcionar. Os limites são bem claros. Para os primeiros 25 mil acessos diários de um site à API de mapas estáticos do Google Maps, não há cobrança. O mesmo é aplicado para aqueles sites que acessarem a API de mapas estilizados, mas nesse caso o limite é menor, de 2,5 mil acessos diários.

42222.jpg

Mas, ao ultrapassar algum desses dois limites, o desenvolvedor do site terá que pagar para manter seu serviço funcionando. Para quem usa a versão 3 da API de JavaScript ou a API de mapas estática, o preço é de US$ 4 para cada mil acessos. Para os desenvolvedores que usam a API de mapas estilizados, o valor é de US$ 4 por mais mil acessos, caso o site tenha menos de 25 mil visitas diárias. Se o site tiver mais que isso, o valor a ser pago é US$ 8.

Para aqueles grandes sites que ultrapassam um certo número de visitas à API (algo em torno de 100 mil diárias), o Google recomenda a compra do acesso à API Premier, que custa US$ 10 mil ao ano e dá acesso a outras mordomias como suporte, maiores mapas e controle de anúncios. Veja mais detalhes dos preços neste FAQ (dica: abra em uma janela anônima do navegador, a versão em português da página ainda não contém a tabela).

Alguns desenvolvedores não vão gostar muito da necessidade de ter que pagar por algo que antes era gratuito. Mas é o preço que se paga (literalmente) pelo sucesso de um site. Como o Tarifa de Táxi, mostrado na imagem acima.

Por Rafael Silva

Fonte: iMasters

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se o site recebe tantas visitas deve está valendo a pena e ai que o google agora quer a parte dele

Vicia o povo depois vende o produto

Compartilhar este post

Link para o post

Barato??? cara, participei da criação de um sistema utilizando a API do google maps para um guia comercial de rede nacional, a partir do sexto mês de funcionamento o site estava com cerca de 12 mil visitas, e cada visita requisitava em média umas 3 vezes a API... na index tinha uma... dentro do anuncio do estabelecimento tinha outro... ou seja... em todas as páginas seria requisitado a api... querendo ou não estas 12 mil visitas diárias faziam 12 mil requisições no seu sexto mês de vida... hoje não sei como andas, pois tive um desentendimento com o caloteiro do site... nem vale a pena citar, só sei que ele agora ta no sal hehehehe pois o sistema inteiro funciona na base dessa api, portanto... se lascou.

10 mil dólares... é cerca de 20 mil reais... com essa grana eu investiria para fazer meu próprio maps heheehhe.

Para um site regional... talvez não faça diferença mais para um site de médio porte... faz e muito.

Eu de boa... com estes 20 mil reais eu compraria uns 150 dominios... iria gastar... 30 reais em casa anualmente... ou seja 150 dominios sairiam por 4.500... com este 150 dominios eu conseguiria utilizar a api por 225 mil vezes por dia... montaria meu sistema com log de hits de visita... e quando desse 2.500 eu mudava de dominio a dominio.

Sairia no lucro hehehehehe...

Eu sou meio doido.... eu sei heheheheheh

Compartilhar este post

Link para o post

para um site com mais de 25 mil acessos por dia, 10 mil dolares por ano é irrisório.. a não ser que a gerência do site seja muito incompetente para não conseguir fazer girar capital.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada caso é um caso, mais não é tão simples assim.

Tiramos como exemplo o site que aparece no print da matéria... analisando ele -> http://www.tarifadetaxi.com/ veja que o cara não tem qualquer tipo de publicidade, é apenas um site de utilidade publica no qual o responsável não almeja o lucro sobre o serviço prestado, nesse caso se ele tem cerca de 25 mil acessos diarios ou um dia chegar... simplesmente estara lascado.

Para sites grandes, realmente sua analise tem sentido, porém para tantos outros serviços, esse pensamento não condiz de fato com a realidade.

Pense por exemplo em aplicativos gratuitos para iphone ou android que utilizam a API, não existe propaganda... como eles vão custear???

Ou seja... cada caso é um caso, os afetados são aqueles que não almejam lucro com seus serviços, por mais inacreditável que pareça... existe muitos desse tipo.

Outra coisa são blogs... a net ta cheia de blogs de humor por exemplo que passam dos 25 mil acessos diários... vamos supor que o cara tenha que colocar um maps na página... ou ele paga 2 mil mensal ou ele elimina.

Uma coisa é fato... isso ira afetar muitos desenvolvedores, e é claro... para grandes sites esse valor é realmente irrisório.

Compartilhar este post

Link para o post

versão com mais de 3 linhas.. cuidado! pode dar sono!

Entendo, mas acho isso errado, pois pensar assim é "improbidade administrativa".

Se quer manter o aplicativo gratuito ou mesmo sem propaganda, precisa ter um meio de sustentabilidade, que seja do seu próprio bolso ou de outros recursos.

É ingenuidade pensar em oferecer algo gratuito, como se o mundo fosse dar-lhe de volta tudo gratuitamente, porque não existe nada gratuito.

Há muitas formas de se gerar renda, por isso, se não consegue gerar renda com 25 mil acessos diários, há falhas na administração.

versão para quem consegue captar as coisas.. apenas 1 linha! rsss

O pensamento filosófico em "não objetivar lucros" é um tipo de filosofia ou ideologia incoerente (muitas vezes ingênua) para alguém que está no meio comercial, pois vivemos num sistema capitalista.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é só com a API do Goole Maps. Outras tantas agora também estão disponíveis como serviço pago, dentre elas o Google Translate e as diversas modalidades de busca deles (blogs, códigos, imagens...)

Compartilhar este post

Link para o post

Aplicativos sem fins lucrativos tem de monte pela net os citados por mim acima não são raridade, e mesmo que gere renda, há diferenças entre tipos de serviço... uma coisa é um guia comercial que tem como renda principalmente anúncios patrocinados próprios... em outros casos a única renda possível é adsense e achar que com 25 mil acessos diários é possível encaixar 2 mil reais de gastos mensais sem fazer estrago é algo relativamente inocente.

E digo mais, isso irá travar novos experimentos, inovações, pois será um entrave a mais para desenvolvedores com o pé no chão e que não pensam que tudo é um mar de rosas.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é fato!

para um site com mais de 25 mil acessos por dia, 10 mil dolares por ano é irrisório.. a não ser que a gerência do site seja muito incompetente para não conseguir fazer girar capital.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.