Jefrey 0 Denunciar post Postado Novembro 6, 2011 Boa noite. Ontem, o website de um amigo meu foi invadido e ele me chamou para aprimorar a segurança. Li os logs, vi a falha e achei que estava tudo resolvido. Coloquei uma página HTML básica de manutenção. Mas o website foi novamente atacado, mesmo sem conteúdo dinâmico. Então, fui à procura de qualquer anormalidade, e a árvore de arquivos é mais-ou-menos assim: ./ - home - etc - public_html - logs - (etc...) Dentro do diretório etc, encontrei uma shell (espécie de backdoor baseado em Web), por onde o autor do ataque conseguia modificar os arquivos. Apaguei a shell e problema resolvido. Mas ficou uma dúvida, apenas por curiosidade: Como ele conseguia acessar o arquivo fora do public_html? Ele não possuía a senha do CPanel ou FTP. Nos logs de acesso nem apareciam seus requests. Fui fazer uns testes e fiz, por exemplo: site.com/../home/test.php site.com/~home/test.php Mas nenhum deles funcionou. Não há discos virtuais, redirecionamentos nem coisa alguma apontando para este diretório ou arquivo. Como é possível acessar arquivos desta forma? Como é a prevenção? Grato desde já. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Víctor Rocon Maia 1 Denunciar post Postado Novembro 6, 2011 pode ser q na primeira invasão ele tenha colocado um usuário na máquina p/ ele voltar a ter acesso a ela msm q vcs reparem o servidor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jefrey 0 Denunciar post Postado Novembro 6, 2011 Neste caso, como é o procedimento para a remoção desta conta? Vou pedir pra resetar a conta e os arquivos. Isso pode não resolver? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Víctor Rocon Maia 1 Denunciar post Postado Novembro 6, 2011 olha no /etc/passwd se tem usuário estranho... p/ excluir deluser <user> outra possibilidade, ele pode ter colocado no cron o script Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jefrey 0 Denunciar post Postado Novembro 7, 2011 Eu pedi pra zerar toda a conta (arquivos, SQL e senha). Pelos logs que o suporte mandou, o invasor havia lido as senhas, e vi que ele acessou via FTP mesmo. Obrigado, João! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites