Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kher

[Resolvido] Mesmo trabalhando em CMYK as cores não correspondem a

Recommended Posts

Olá, é a primeira vez que vou trabalhar com CMYK para produção de um folder com duas dobras; estou usando o Photoshop CS4, arquivo em CMYK 8bit, A4, resolução 300. Não sei usar o CorelDraw e para o tempo que tenho não irá dar para aprender a fazer um trabalho legal com ele. Acontece que mesmo criando o arquivo em CMYK as cores da paleta não batem quando elas são preenchidas no documento, elas perdem a vivacidade! Sei que CMYK deve ter diferença, mas já peguei muitos folders com cores muito vivas e brilhantes, então tem tecnologia para tal impressão. Afinal o que estou fazendo errado? Como criar um documento cmyk que consiga reproduzir as cores da paleta?

 

Agradeço ajuda, e essa é realmente a única vez que preciso trabalhar com cmyk, até então sempre foram produções para web.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, eu trabalho as vezes aqui com impressão de folders digitais e tals... o aspecto da cor CMYK na tela do computador é de uma cor "morta" mesmo, más isso as vezes é corrigido na hora da impressão, você chegou a fazer um teste pra ver como sai no papel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não, não tenho equipamento para a impressão, mas vou terminar o trabalho e ver na gráfica como ficará, por um lado é bom saber que na hora da impressão as coisas melhoram, por outro to achando um pouco difícil esse lance das cores pra mim que estava acostumado aos padrões web :D

valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É da uma diferença boa, no corel então nem se fala.

 

Más na hora da impressão o arquivo em CMYK sai bem mais vivo que o RGB (pelo menos aqui rsrsrs).

Isso acontece pq o padrão de cores CMYK, é padrão de cores "pigmento" tinta, já o RGB é padrão de cor "luz", criado específicamente para equipamentos RGB como o caso de seu monitor.

 

Bom, faça esse teste, antes de mandar imprimir de fato, peça para imprimirem uma só como prévia e veja se as cores lhe satisfazem. Depois se puder volte aqui e nos diga como foi.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É da uma diferença boa, no corel então nem se fala.

 

Más na hora da impressão o arquivo em CMYK sai bem mais vivo que o RGB (pelo menos aqui rsrsrs).

Isso acontece pq o padrão de cores CMYK, é padrão de cores "pigmento" tinta, já o RGB é padrão de cor "luz", criado específicamente para equipamentos RGB como o caso de seu monitor.

 

Bom, faça esse teste, antes de mandar imprimir de fato, peça para imprimirem uma só como prévia e veja se as cores lhe satisfazem. Depois se puder volte aqui e nos diga como foi.

 

Abraços

 

Meu caro quer dizer que depois do meu trabalho estar pronto tirarei as provas de testes, suponhando que eu precise de ajustes, que eu queira tons mais vivos aqui, outros mais escuros ali... esse tipo de trabalho seria questão de mistura das cores com o cara da gráfica ou teria que ser reajustado todo o trabalho final ou uma questão das duas coisas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma questão das 2 coisas, isso tudo depende muito de equipamento, programa que a gráfica usou para abrir seus trabalhos, muita coisa, más no geral a diferença de um tom pra outro é infima, então na pior das hipóteses não vai ter uma diferença gritante.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma questão das 2 coisas, isso tudo depende muito de equipamento, programa que a gráfica usou para abrir seus trabalhos, muita coisa, más no geral a diferença de um tom pra outro é infima, então na pior das hipóteses não vai ter uma diferença gritante.

Abraços!

 

valeu!!! deu uma esclarecida geral mto boa :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou explicar por cima, o espectro de cor do CMYK é menor que o RGB por isso elas parecem mais mortas ou foscas, é que na verdade o número de cores é inferior

 

Gamut%20rgb-cmyk.jpg

 

Eu trabalho da seguinte maneira, muitas gráficas não usam perfil ICC (perfil de cores da maquina), eles têm mas pelo menos por aqui onde moro nunca nos enviam, eu faço a arte toda em ADOBE RGB 1998 (não sRGB este é mais proximo das cores do monitor, o especto do adobe é melhor).... depois da arte pronta eu converto para CMYK Coated FROGRA27.

 

Use o método de conversão EDIT > CONVERT TO PROFILE pois ali você têm um controlo total sobre ganho de ponto, qual padrão de CMYK, ganho de cinza e por ai vai... não use o IMAGE > MODE >CMYK Color... este é um modo "automático" assim dizendo, você não têm muito controle sobre a convesão de cores.

 

Mesmo usando o padrão RGB tente não usar muitas firulas como gradientes supercoloridos, cores berrantes verdelimão, laranja flosflorescente há não ser que você vá usar pantone na impressão = $$$$), você não terá problemas na conversão.

 

 

Muita gente vai persar e dizer: criar em RGB e converte pra CMYK pra que ?

Tente trabalhar um folder cheio de layers e efeitos em CMYK em 300dpi que você saberá o porque, sempre trabalhei neste método e sempre tive sucesso.

 

Há mas sempre fiz prova antes da impressão final, faça uma prova, mostre ao cliente e que ele assine a prova dizendo que está tudo ok.

 

Em gráficas grandes eles geralmente enviam um perfil ICC, é a calibragem da máquina de impressão, eles te mandam este arquivo e você carrega o perfil no software (adobe,corel, illustrator...) você terá uma melhora nas cores no monitor, mas não é fiel, pois cor no monitor é LUZ e no papel é TINTA.

 

COm o tempo você aprende que aquele vermelho no monitor sairá de tal maneira, que o verde é mais escuro ou mais claro e assim vai.

 

espero ter complementado a resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou explicar por cima, o espectro de cor do CMYK é menor que o RGB por isso elas parecem mais mortas ou foscas, é que na verdade o número de cores é inferior

 

Gamut%20rgb-cmyk.jpg

 

Eu trabalho da seguinte maneira, muitas gráficas não usam perfil ICC (perfil de cores da maquina), eles têm mas pelo menos por aqui onde moro nunca nos enviam, eu faço a arte toda em ADOBE RGB 1998 (não sRGB este é mais proximo das cores do monitor, o especto do adobe é melhor).... depois da arte pronta eu converto para CMYK Coated FROGRA27.

 

Use o método de conversão EDIT > CONVERT TO PROFILE pois ali você têm um controlo total sobre ganho de ponto, qual padrão de CMYK, ganho de cinza e por ai vai... não use o IMAGE > MODE >CMYK Color... este é um modo "automático" assim dizendo, você não têm muito controle sobre a convesão de cores.

 

Mesmo usando o padrão RGB tente não usar muitas firulas como gradientes supercoloridos, cores berrantes verdelimão, laranja flosflorescente há não ser que você vá usar pantone na impressão = $$$$), você não terá problemas na conversão.

 

 

Muita gente vai persar e dizer: criar em RGB e converte pra CMYK pra que ?

Tente trabalhar um folder cheio de layers e efeitos em CMYK em 300dpi que você saberá o porque, sempre trabalhei neste método e sempre tive sucesso.

 

Há mas sempre fiz prova antes da impressão final, faça uma prova, mostre ao cliente e que ele assine a prova dizendo que está tudo ok.

 

Em gráficas grandes eles geralmente enviam um perfil ICC, é a calibragem da máquina de impressão, eles te mandam este arquivo e você carrega o perfil no software (adobe,corel, illustrator...) você terá uma melhora nas cores no monitor, mas não é fiel, pois cor no monitor é LUZ e no papel é TINTA.

 

COm o tempo você aprende que aquele vermelho no monitor sairá de tal maneira, que o verde é mais escuro ou mais claro e assim vai.

 

espero ter complementado a resposta

 

As respostas ajudaram muito. Mas foi mais simples do que imagina. O cara da gráfica me mostrou uma paleta com tons das cores principais e eu as escolhi, quer dizer que, eu acho que as cores na hora de produzir servem apenas para nos guiar, pois a escolha definitiva mesmo fica na hora de ver nas paletas. E por fim, vou adotar produzir apenas em RGB e depois converter, acho mais fácil acertar na hora da impressão do que se preocupar na hora de fazer; e CMYK em 300dpi realmente... pesadíssimo com bastante layers!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As respostas ajudaram muito. Mas foi mais simples do que imagina. O cara da gráfica me mostrou uma paleta com tons das cores principais e eu as escolhi, quer dizer que, eu acho que as cores na hora de produzir servem apenas para nos guiar, pois a escolha definitiva mesmo fica na hora de ver nas paletas. E por fim, vou adotar produzir apenas em RGB e depois converter, acho mais fácil acertar na hora da impressão do que se preocupar na hora de fazer; e CMYK em 300dpi realmente... pesadíssimo com bastante layers!

 

Ele deve ter te mostrando uma tabela PANTONE provavelmente, eu trabalho da seguinte forma, quando são imagens, por exemplo fotos, pintura digital, manipulação publicitária e tudo que envolve IMAGEM eu trabalho dessa forma, quando trabalho com vetor eu trabalho direto com CMYK a precisão é maior principalmente se você tiver uma tabela CMYK.

 

Um reforço no post, não adianta nada você fazer esse trabalho todo meticuloso preocupar com as cores, entregar para o cliente e ele levar na gráfica mais porca do mundo ou em uma gráfica rápida, é perca de tempo, então tente indicar boas gráficas para seu cliente se possível acompanhe o processo de impressão, pois geralmente o impressor faz um teste e você já olha, aprova e manda rodar tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.