Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gRoOvE

Caso de Uso com Ator externo

Recommended Posts

Olá galera, estou tentando desenvolver um caso de uso que será parte do meu projeto TCC, onde há dependência da API Google Maps, porém não estou conseguindo especificar o caso de uso corretamente. Segue imagem e descrição:

CasoDeUso.jpg

 

Caso de uso: Pesquisar Ponto Interesse

Descrição: O turista pode realizar a busca de pontos turísticos ou eventos categorizados.

 

Pré-condição:

 

Não se aplica.

 

Caminho básico:

 

CB1 -Acessar tela de busca.

 

O caso de uso inicia quando o turista seleciona a opção "Pesquisar Locais". O sistema retorna uma tela com um campo texto para digitar o local.

 

CB2 - Pesquisar pelo local.

 

O turista digita o nome do local. O sistema interage com a API do Google Maps e realiza a busca, retornando as opções.

 

CB3 - Selecionar o local.

 

O turista seleciona a opção do local desejada. O sistema retorna a posição do local e pesquisa no banco de dados através da posição, retornando os eventos próximos ao local em raio de 3km e o exibe encerrando o caso de uso.

 

Caminhos alternativos:

 

CA1 – Sistema responsável pela API Google Maps indisponível

 

Durante a execução do CB1, se a API Google Maps estiver indisponível, o sistema emite a mensagem "Tente mais tarde, sistema indisponível" e o caso de uso se encerra.

 

CA2 - Local não encontrado.

 

Durante a execução do CB2, caso o local digitado não seja encontrado, o sistema emite a mensagem "Local não encontrado" e o caso de uso se encerra.

 

CA3 - Não existem eventos cadastrados para o local.

 

Durante a execução do CB3, caso não tenha retorno de eventos cadastrados próximos ao local, o sistema emite a mensagem "Não existem eventos cadastrados próximos a este local" e o caso de uso se encerra.

 

Pós-condição:

 

Não se aplica.

Caso de uso: Fornecer Posição

Ref. RF008

 

Descrição: Fornecer a Posição exata da localização do usuário para o sistema.

 

Pré-condição:

 

Não se aplica.

 

Caminho básico:

 

CB1 - Informar posição atual.

 

O caso de uso inicia quando o GPS fornece a posição da localização atual do aparelho móvel. O sistema pesquisará pela informação no banco de dados e retornará os resultados exibidos na tela em um mapa, encerrando o caso de uso.

 

Caminhos Alternativos:

 

CA1 - Não foram encontrados resultados.

 

Durante a execução do CB1, caso não existam resultados no disponíveis, o sistema deve continuar a aguardar a receber atualizações de posição até que encontre algum dado.

 

Pós-condição:

 

Não se aplica.

Minha dúvida é: preciso documentar como os dados serão retornados da API Google Maps? Se sim, como fazer isso?

Preciso criar uma classe chamada API Google Maps?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo que fiz, haha. O que seriam as APIs então? Não vão entrar com dados no sistema, como se fossem atores?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tá errado isso aí... API não é ator...

Você teria algo como:

"Consultar API GMaps", por exemplo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo que fiz, haha. O que seriam as APIs então? Não vão entrar com dados no sistema, como se fossem atores?

 

Oi meu camarada, respondi seu outro tópico la tambemn, ve se ajudou em algo.

 

Mas aqui, como o hombre aqui em cima falou, APIs nao sao atores.

 

A descricao foi o professor que te passou? Se sim, me avise pra eu resolver o caso de uso da minha maneira e depois podemos comparar, mas só posso fazzer isso amanha, no meu PC em casa nao tenho ferramenta UML.

 

Pra mim na pesquisa, voce tem que fazer o <<include>> da API googlemaps entendeu? Turista > Pesquisa > <<include>> Busca utilizando Google Maps API

 

Pois a pesquisa SOMENTE ocorre com a utilizacao do API, correto?

 

Te aconselho em dar uma estudada mais a fundo em Use Cases. Aqui um bom link:

 

http://www.uml-diagrams.org/use-case-diagrams.html

 

claro tem muitos outro por ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A descrição e o use case foram feitos por mim.

Então a API seria um use case e não ator?

Em quais casos então, sistemas externos seriam atores..fiquei confuso nisso. Pois vejo a API como um sistema externo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A descrição e o use case foram feitos por mim.

Então a API seria um use case e não ator?

Em quais casos então, sistemas externos seriam atores..fiquei confuso nisso. Pois vejo a API como um sistema externo.

 

a API seria um use case sim (include da sua pesquisa)

 

Sistemas externos nao sao atores, o use case é baseado no seu sistema, dentro do seu contexto, atores externos, como webservices, nao fazem parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.