Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Walter Aragão

[Resolvido] criar páginas dinâmicas

Recommended Posts

Pessoal, estou desenvolvendo um tipo de "forum" para o pessoal da faculdade, a minha maior dúvida é como eu crio uma página para cada Artigo criado , vou exemplificar.

vou ter um formulário para criar artigos de programação .. cada artigo aparecerá na index de cada conta de usuario.. esses artigos vão está cadastrados do mysql e vou listar todos os criados na index com as informações do criador e o resumo.

até ai eu tenho uma noção , porem como eu ja tinha dito como faço uma página para cada artigo ? Pois Listar o resumo na index eu ja consegui, agora tenho que colocar um link tipo "Leia o artigo" ao clicar seja aberta uma página com as informações dele...

eu pensei em fazer uma página que carregue as informações do artigo de acordo com o seu ID.. mais não sei como vou informar esse ID quando a pessoa clicar em "Leia o artigo".

podem me dar uma luz ??? ainda nao tenho código pronto , somente como vou fazer escrito no papel ... só falta essa parte,

Obrigado a todos...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagina assim:

<a href="ler_artigo.php?id=10">Ler artigo</a>

..

<a href="ler_artigo.php?id=25">Ler artigo</a>

ai na página, ler_artigo.php, você recebe o $_GET['id']; e exibe o artigo q clicaram. Entendeu ?

é uma página só, q mostra todos os artigos, baseado na query string, q vier.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. A página que irá imprimir os dados só recebe o ID, por que pra ele só importa isso, mais nada, por que o ID é único, e você colocando ele no GET, é só recuperar o valor do GET, dar um foreach nos dados e vai exibi-los pelo ID que recuperou do GET, é bem simples.

Minha explicação pareceu confusa, mas é isso aí, "acho" impossível a lógica ser diferente.

Mais ou menos assim:

view.php

<?

$sql = mysql_query("SELECT * FROM noticias") or die("Erro ao listar dados: " .mysql_error());
while($dados = mysql_fetch_array(MYSQL_ASSOC)){

echo "<a href='index.php?pagina=noticia&id={$dados['id']}'";

}
?>

getId.php

<?

$sql = mysql_query("SELECT * FROM noticias WHERE id = {$_GET['id']}") or die("Erro ao listar dados do ID: " .mysql_error());
while($dados = mysql_fetch_array(MYSQL_ASSOC)){
     echo "
          ID da Notícia: {$_GET['id']}
          nome: {$dados['nome']}
          ID: {$dados['id']}
     ";
}
?>

É por aí, espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. A página que irá imprimir os dados só recebe o ID, por que pra ele só importa isso, mais nada, por que o ID é único, e você colocando ele no GET, é só recuperar o valor do GET, dar um foreach nos dados e vai exibi-los pelo ID que recuperou do GET, é bem simples.

Minha explicação pareceu confusa, mas é isso aí, "acho" impossível a lógica ser diferente.

entendi , a lógica eu tinha alguma noção a minha dificuldade era como receber o ID quando clicar em veja o artigo... esse foreach é do php orientado ao objeto?? porque em outros sistemas que tive que listar as informações pelo ID eu usei o Select e dei os valores a variaveis ... eu sei que não é a melhor programação mais funcionou..

Compartilhar este post

Link para o post

O foreach é um loop para arrays. Eu só uso foreach pra obter dados do banco.

Não é coisa de orientação a objetos, é somente uma função do PHP, que pode ser aplicada independente do seu método de desenvolvimento, seja procedural ou orientado a objetos. O uso do SELECT é indispensável pra exibir dados do seu banco na tela do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

<?php
#index.php 
$artigos = $pdo->query("select id, titulo from artigos")->execute();
foreach($artigos as $artigo): ?>
   <a href="ler_artigo.php?id=<?php echo $artigo['id'] ?>"><?php echo $artigo['titulo'] ?></a>
<?php endforeach; ?>

<?php
#ler_artigo.php
if(isset($_GET['id'] && !empty($_GET['id']):
   $artigo = $pdo->query("select titulo, conteudo from artigos")->execute(); ?>
   <h3> <?php echo $artigo['titulo'] ?> </h3>
<?php
   echo $artigo['conteudo'];
endif;
?>

Como imaginei.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.