Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Apenas Eu

Perda de qualidade na foto ao re-enviar

Recommended Posts

Olá

Bom...é mais ou menos assim o meu problema:

Um fotografo me envia fotos de seu estúdio e eu faço o tratamento delas. Detectamos um erro estranho que aparece nas fotos dele, após eu tratá-las e enviá-las. Ele recebe as fotos numas qualidade muito inferior de quando me envia. Até agora não consigo encontrar o problema.

Irei descrever como fazemos o procedimento de envio e re-envio:

1 - Ele separa as fotos, zipa e me envia por e-mail ou por MSN;

2 - Eu deszipo, recorto as fotos, com a ferramenta recorte, 15x21, 300 dpi, pixels/pol e salvo e fecho tudo.

3 - Assim como ele me pede, salvo em 8, alí na qualidade (mas isso não tira a qualidade tanto assim);

4 - Abro elas novamente, passo o filtro que ele pediu, faço as correções na pele e salvo e fecho tudo;

5 - Abro novamente, coloco a assinatura, alguns retoques, salvo e fecho;

6 - Zipo com o Win Rar e envio para ele pelo MSN ou por e-mail.

Eu prefiro sempre salva e fechar e depois abrir de novo, porque vira e mexe o PS trava e perco tudo e também para poder usar o histórico como eu quero. Não sei se esse seria o vilão, mas eu sempre fiz isso e só agora que ele está reclamando sobre esse problema.

Uso o Photo Shop cs3, Windows 7

Se souberem de alguma coisa..... :)

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Bem, pelo que pude perceber você salva a imagem umas 3 vezes e fecha... bem acontece que quando você salva a imagem com qualidade 8, você tem uma perda significativa de qualidade, você pode não perceber mas a perda está la (pois se não houvesse perda nenhuma então o que justificaria o tamanho da imagem diminuir em kb?). Cada vez que você salva e fecha, você perde uma porcentagem de qualidade e no final sua imagem fica comprometida.

Te aconselho sempre salvar com qualidade máxima, ou seja 12, ou então aperte CTRL + ALT + SHIFT + S e ajuste a para não perder tanta qualidade mas diminuir o tamanho (basta desmarcar a opção Progressive e Embed Color Profile, e marcar a opção Optmized também ajustando o Quality para verificar a melhora ou piora da qualidade)

Espero ajudar com essas poucas informações

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...muito obrigado pelas dicas, mas.... ainda restam dúvidas.... por exemplo: o PS só pede para ajustar a qualidade uma vez, quando uso a ferrementa Corte, dentro das vezes que salvo....

Eu pensei nisso, de ficar salvando toda hora, mas, pq antigamente (um mês atrás por exemplo) ele num reclamava que tinha esse problema? será que ele num percebia essa queda na qualidade?

Mas de qualquer forma, eu vou pegar uma das fotos lá, e fazer tudo apenas salvando quando terminar tudo, para ver....

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

entao, o photoshop só pedirá para mexer na qualidade quando você for salvar a imagem pela primeira vez (com o CTRL + S) ou quando você for em salvar como (com o CTRL + SHIFT + S), depois que você já informou para ele onde quer salvar, e com qual nome, ele passará a salvar a imagem sem pedir configurações extras, pois ele entende que você já fez as configurações que queria no começo. =]

caso não seja isso, pode ser o filtro que você utiliza, ou então o computador que a pessoa a quem você envia as fotos esteja descalibrado em cores (essas opções são prováveis apenas se você ja verificou o modo de salvar e constou que ele realmente não afetou as fotos em qualidade)

Compartilhar este post

Link para o post

vocês trabalham com qual extensão nesse vai e volta dessa imagem ? JPG ?

se for JPG, ele é autodestrutivo, a cada vez que você salva um JPG ele perde qualidade, pelo que eu sempre vi até hoje foi insignificante ainda mais quando uma foto esta em 5184x3456, é quase imperceptível, mas ele perde pode ter certeza, então com crop, uso de filtros e efeitos pode ser que a cada vez que você salva ele perde qualidade, eu sempre salvo em 10... do 10 para o 12 não faz diferença agora o 8 eu prefiro não arriscar.

agora se tiver trabalhando com RAW, TIFF ou PSD estas fotos têm que dar uma olhada no processo de salvar.

qual a resolução que estas fotos chega para você (sem o crop de 10x15) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ola...brigadão de novo...

Bom...as fotos dele, originais.... a dimensão dela é 2816x1880px a 72 pixels/pol de resolução

Seria essa sua pergunta né?

--

Aparentemente ele faz o mesmo processo no pc dele, e isso não acontece...salva a mesma foto varias vezes, em qualidade 7, e quase não dá diferença....

--

Salvar e abrir varias vezes parece que não é o problema de acordo com os testes que fiz

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente com esta resolução você pode salvar em 7 que não verá tanta diferença no monitor (na impressão talvez dependendo do tamanho, mas isto ñ vem ao caso)

Que estranho... nunca vi este problema, o arquivo sai bom da sua maquina e chega ruim pra ele.

Já revisou todo o processo ? Se esta cropando no dpi correto ?

Já tentou enviar uma foto pra ele sem compactar ?

Seilá as vezes pode ser o compactador (neste caso o winrar) que esteja zoando, nunca se sabe

Você verificou a foto depois de exportar do Photoshop antes de zipar ?

Pois se você abriu a foto depois de exportar em JPG dentro do photoshop e fora e esta normal, o problema não deve ser no seu computador

São perguntar retóricas porém as vezes uma coisa simples acaba passando.

E realmente eu nunca vi este problema

Compartilhar este post

Link para o post

é....continua um mistério isso...

ele vai me enviar sem zipar daqui pra frente, para ver se resolve....

Mas ja refizemos o processo varias vezes....tem hora que parece que acontece o problema, tem vez que não....

sei la :S

Compartilhar este post

Link para o post

EIS O SEU PROBLEMA:

você disse que recebe a imagem com 72 dpi... depois, você a salva em 300 dpi... Isso altera E MUITO a qualidade da imagem! Fazer a alteração de dpi de 72 para 300 é crucial para perda de qualidade. É a mesma coisa que você pegar uma foto, e ampliá-la 3x. O que vai acontecer? Ela vai pixelar!

Se ele está trabalhando com 72 dpi, você tbm terá que trabalhar com 72 dpi. Se ele estiver trabalhando com 300 dpi, aí sim você poderá trabalhar com 300 dpi.

Tem um jeito de "burlar" isso no Photoshop: você abre a imagem, vai em Imagem > Tamanho da Imagem, em Resolução, aumenta para 300 dpi. Depois, em Dimensões em pixels, você diminui a quantidade de pixels para a quantidade que tinha antes de aumentar a resolução para 300 dpi.

Depois de fazer essa "gambiarra", aí sim você pode usar o Crop, etc... como fazia.

OBS: você pode, antes de colocar a nova resolução, clicar em Dimensões em pixels e copiar o valor que está lá. Depois, quando mudar a resolução, volta em dimensões e cola o valor antigo.

Com essas dicas, fica mais fácil.

Porém, eu vou te dar MAIS UMA DICA: porque ao invés de você ficar abrindo e fechando toda hora as imagens, você não cria uma action, e a utiliza no processo de script? Vai facilitar um monte o seu trabalho, pois o photoshop vai fazer tudo por você.... você só fará uma vez.

Aqui o site que ensina a fazer os scripts:

http://www.dicasdefotografia.com.br/photoshop-edite-varias-fotos-ao-mesmo-tempo

E aqui onde explica a fazer as actions:

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/photoshop/colocar_marca_dagua_em_varias_fotos_de_uma_vez

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Complemento o post da Annes.

Obs.: Fotografia crua (sem alteração alguma) em 300dpi não existe, nenhuma câmera fotografa em 300dpi...todas são em 72dpi, elas são interpoladas porémmmmm NÃO PERDE QUALIDADE dependendo do tamanho (resolução) do seu arquivo, uma câmera de 30mpx não perderá nunca qualidade em uma cropagem de 30x40cm porém se for fazer tamanhos maiores concerteza irá perder, porém tamanhos como outdoor e banners não usam 300dpi de saída, somente outdoor em lona que usam em torno de 200, alguns outdoors chegam a 30dpi ou menos.

Este processo que a Annes explicou se chama interpolação, não é uma gambiarra na verdade, é o processo de pegar uma imagem com grande resolução e cropar para um tamanho desejado ("menor"), na verdade, o tamanho real de impressão, o processo de interpolação é necessário pois máquinas de impressão e revelação o padrão é de 200/300 dpi de saída para garantir a qualidade da imagem NO ARQUIVO e na IMPRESSÃO.

Caso queira saber mais sobre interpolação recomendo ler: http://bit.ly/wLLkT5 /

Exemplo:

As fotos da minha câmera saem com:

- 5184 x 3456

- 72dpi

Eu quero saber qual o maior tamanho que eu consigo na minha imagem sem perder qualidade:

- Basta que eu abra o Image Size, desabilite o Resample Image e coloque em Resolution = 300dpi

- Pronto ali no meu caso irá mostrar 45x30cm , está é a qualidade da minha modo "ampliada" sem perder qualidade, caso queira tamanhos maiores acima deste ai sim a foto será interpolada, irá perder qualidade na ampliação, mas em uma imagem de boa qualidade com uma boa resolução, extrapolar um pouco acima do limite máximo de interpolação nem será perceptível, porém interpolar muito ai sim irá ficar feio.

Um exemplo básico é alguém querer uma foto original 10x15 fique no tamanho 30x45cm não tem como irá perder qualidade sim, agora caso fosse feito a foto de alguém em uma câmera de 20mpx por exemplo e você pedisse o mesmo tamanho (30x45cm) a qualidade ficaria perfeita.

Agora já sabendo que o tamanho máximo sem perder qualidade é de 45x30cm basta usar a ferramenta CROP com tamanhos que deseja revelar as fotos, 10x15, 13x18, 20x25 .....etc etc

Agora caso ele te mande o arquivo original (crú), você esteja cropando em 300dpi no tamanho de impressão 15x21, enviando a ele, chengado lá ele baixa para 72dpi novamente e te envia assim, pode ser que seja isto.

bom não sei se ajudou espero que sim...e posta ai o que aconteceu se descobriu o erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.