Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Renato C

Pequena Rede

Recommended Posts

Pessoal, eu trabalho com desenvolvimento e tenho pouco conhecimento para montar uma rede.

Estou precisando montar uma pequena rede para o escritório do meu irmão e não estou conseguindo encontrar material atualizado na internet e nos fóruns. Os materiais que tenho encontrado é muito antigo.

Nesse caso, gostaria de saber se alguém tem algum material mais atual para eu poder tomar como base e aumentar os meus conhecimentos.

Estou pensando em utilizar um micro como servidor - a idéia é ainda não utilizar o windows server 2008 pelo custo

Colocar um roteador (podendo ser wireless) ou um switch

Compartilhar impressora e scaner

Compartilhar diretórios para centralizar os arquivos de trabalho

A internet será compartilhada também

Finalizando, futuramente será implementado nesse servidor uma aplicação web java

De início, deverá ter no máximo 3 estações.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse comigo, compraria um roteador (desses wi-fi com 4 portas de rede)

Assim, inicialmente poderia colocar os micros em rede cabeada por ser mais barato que comprar placas ou aqueles adaptadores usb´s para wi fi, e caso apareca um notebook, netbook, tablet, etc.. poderia se conectar facilmente a rede pelo wi fi também.

Compartilharia a internet no roteador, assim todos os micros tem internet de forma descomplicada.

Caso precise, pode definir algumas regras no roteador se julgar necessário.

O servidor seria para compartilhar um diretório e a impressora por exemplo.

E não precisaria ser necessáriamente o 2008, pode deixar para fazer o upgrade mais para frente, ou usar um linux, tem varias distribuições e estão muito boas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius,

Obrigado pelo retorno.

Acho que entendi o que você passou e pensando no que você disse, surgiram outros pontos.

--> Há a necessidade de um Firewall? Como fica a questão de segurança por ter acesso externo (internet)

--> Firewall é utilizado somente em roteador, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Voce pode configurar as regras do firewall no roteador, o que seria mais pratico, assim, todos os micros da rede estariam sob as mesmas regras, eliminando a possibilidade de algum usuário desligar o firewall ou alterar as regras por conta propria.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi perfeitamente Vinicius.

Acho que para finalizar, preciso saber se tem como configurar para que os usuários (estações) sejam autenticados no servidor através de um usuário e senha. Que não fique só aquele usuário local da estação.

Não sei se entenderam a minha dúvida.

Como valido se o usuário é da minha rede ou não !?!?

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que você ja saiba a definição de IP's Reais, IP's anônimos.

Os reais, são os que estão diretamente ligados a internet. Os anônimos (ou outra definição que não me lembro mais ksks), são aquelas classes de ip's que usamos em redes locais. Certo?!

Exemplo de classes:

192.168.x.x

172.x.x.x

10.x.x.x e por aew vai.

Esses ip's reais, quem pode fornecer são as teles, Embratel por exemplo. Dessa maneira você configurando um pc com um ip público ou ip real (a mesma coisa), conseguiria.

Mas como creio que no seu caso nao seja.

Surgiro usar alguns softwares que ajudam e são grátis...

Hamachi por exemplo e sua familia.

Se ajudou, positiva aew! ksksks

Fiquem com DEUS pai Todo Maravilhoso!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de partir para o wireless vale a pena ler esse artigo:

Tem um artigo que te ajuda a se orientar se realmente é necessária rede wireless ou se a rede cabeada poderia funcionar melhor para você, vou deixar o hiperlink aqui:

----

Muitas vezes pensamos em implantar uma rede wireless pela facilidade de instalação, mas a longo prazo, se essa rede não for realmente necessária, pode acabar comprometendo a velocidade da rede e de seus serviços como o compartilhamento com a internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.