Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gilberto Oliveira

Tutorial ensina como rodar php e asp no windows vista home basic.

Recommended Posts

A Microsoft não oferece suporte para rodar o IIS no sistema Windows Vista Home Basic. Sei que isso gera uma dor de cabeça enorme pois até ontem as resoluções de tópicos em todos os sites possíveis da internet eram instalar um outro sistema operacional ou uma máquina virtual.

Vamos por partes:

1) Instalar o Wamp

Se você possuir alguma versão do php, apache ou mysql instalada, você deve obrigatoriamente desinstalá-los. O inverso o wamp será instalado, mas com conflitos de conexão com o mysql, ou outros possíveis erros.

Após tudo desistalado, faça o download do wamp pelo link: www.wampserver.com/en/download.php e instale em seu computador. Como se trata de um instalador windows, não se preocupe pois ele fará tudo por você.

Concluído esse processo, abra o seu navegador e digite localhost e tecle Enter. Aparecerá uma página do wamp mostrando as configurações do apache e php. Em Tool clique em phpinfo(). Aparecerá uma página listando arquivos de configuração do php. Retorne e em Tools clique em phpMyAdmin. Abrindo a página significa que está tudo ok.

2) Instalando o ASP

Não se trata de magia ou qualquer outra supertição, mas mostrarei como rodar ao mesmo tempo, no mesmo navegador aberto, em abas diferentes, como RODAR NO WINDOWS VISTA HOME BASIC ASP E PHP JUNTOS.

Acho que quem não passou por este caos, um dia passará.

2.1)

Não, não vamos instalar o IIS. Vocês podem até tentar pelos conglomerados de tutoriais, mas ele não foi feito para rodar neste sistema operacional.

Vocês precisam de um outro servidor. E também não é o PWS. Esqueçam IIS e PWS, retirem do vocabulário. O servidor necessário é o BABY WEB SERVER. Aqui consiste 40% da magia, os outros 40% estão na instalação do Wamp, diga-se de passagem, Senhor Wamp.

Faça o download pelo link: http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html. Existem outros links, é só pesquisar pelo Google, não haverá dificuldades em encontrá-lo. Não existe dificuldades pois também é um instalador windows.

Instale o programa.

2.2)

Agora vem os 20% finais. Fruto de muita dor de cabeça, de várias horas que tentei configurar ASP pra rodar neste sistema. Cheguei a pensar em hospedar num host que rode ASP, mas é muito trabalho - é uma resposta suja.

Abram o Baby Web Server e vá em "Server > Settings...". Na aba general siga os seguintes passos:

2.2.1) Altere Listen on Port para 81.

Por padrão a porta 80 está configurada para o php. Faça um teste: Digite no navegador localhost:80 e veja que abrirá a página do Wamp, por isso altere para 81!!!

2.2.2) Altere Web Pages para "C:\wamp\www". Clique em Ok.

Digite localhost:81 na barra de endereços e tecle Enter. Aparecerá uma página em branco com dois arquivos: o index.php e o testemysql.php. Pronto você já pode rodar ASP e PHP ao mesmo tempo!

3) Etapa final: Testes

3.1) PHP

Abra o bloco de notas e digite:

<?php

echo 1 + 1;

?>

Salve na pasta "c:\wamp\www" como teste.php. Abra o navegador e digite localhost/teste.php. Aparecerá uma página em branco com o número 2. O PHP está perfeito!

3.2

Abra o bloco de notas e digite o seguinte código:

<%

Response.Write(1 + 2)

%>

Salve-o como teste.asp na página "c:\wamp\www". Abra o navegador ou uma nova aba do navegador e digite exatamente localhost:81/teste.asp.

Se exibir o número 3 numa página em branco, está tudo em ordem!!!

4) Conclusão

Como eu disse, não se trata de magia, mas de muita dor de cabeça pra chegar a esta simples solução.

Não se esqueça que para as duas linguagens a pasta padrão para salvar seus projetos é a "www".

Eu sou estagiário de desenvolvimento web na empresa Pixel House. Lá eu desenvolvo em ASP, mas tenho bons conhecimentos em PHP, SQL, Ajax, em fim...

Fico a disposição...,

e por fim,

Magia é a ciência ou arte de provocar mudanças concorde a nossa Vontade.

Liber Magick, Aleister Crowley.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade isso não é uma dúvida, e sim um artigo, você poderia postá-lo direto na seção de artigos, ou melhor ainda no fórum de Windows.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.