Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Delalibera

framework

Recommended Posts

Pessoal estou voltando para o mundo php depois de uma longa jornada parado trabalhando somente com Delphi, ja estou me habituando mas queria saber se existe algum framework onde eu possa desenvolver meus formularios usando ajax e criando formularios RIA, porém continuando utilizando meu codigo no backend nos posts e gets da vida.. obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:seta: http://www.google.com.br/search?q=ria+zend&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

:seta: http://www.google.com.br/search?q=ria+zend&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=yUg&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial&source=hp&q=jquery+zend&pbx=1&oq=jquery+zend&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=19900l20346l0l20577l6l4l0l0l0l2l337l591l2-1.1l2l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=6e66271f0f6a9b19&biw=1920&bih=960

:seta: http://blog.cakephp-brasil.org/2008/05/19/usando-jquery-com-cakephp/

Vários frameworks fortes possuem helpers e módulos específicos para uso de JS com as intenções que você citou.

Você já trabalhou com algum framework PHP? Se sim, já procurou saber se ele oferece suporte à isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo esses aqui:

:seta: Zend Framework

:seta: CakePHP

:seta: Symphony

:seta: Kohana

Frameworks php existem aos montes por aí, o problema é a qualidade.

Um bem famoso que eu considero ruim é o CodeIgniter, fuja dele...

Compartilhar este post

Link para o post

:seta: http://www.google.com.br/search?q=ria+zend&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

:seta: http://www.google.com.br/search?q=ria+zend&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=yUg&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial&source=hp&q=jquery+zend&pbx=1&oq=jquery+zend&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=19900l20346l0l20577l6l4l0l0l0l2l337l591l2-1.1l2l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=6e66271f0f6a9b19&biw=1920&bih=960

:seta: http://blog.cakephp-brasil.org/2008/05/19/usando-jquery-com-cakephp/

Vários frameworks fortes possuem helpers e módulos específicos para uso de JS com as intenções que você citou.

Você já trabalhou com algum framework PHP? Se sim, já procurou saber se ele oferece suporte à isso?

Já fiz alguma coisa com o Zend, porém ainda nao descobri se ele ou outro poderiam ser usado apenas pra criar as views e continuar usando o action com o meu código, talvez fosse até mais produtivo utilizar tudo do framework, meu objetivo é não ter que aprender tudo de novo e ao mesmo tempo criar formularios modernos e funcionais.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível sim, basta você ter apenas o módulo Zend_Form (e suas dependências) na sua aplicação, o restante fica por sua conta...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo esses aqui:

:seta: Zend Framework

:seta: CakePHP

:seta: Symphony

:seta: Kohana

Frameworks php existem aos montes por aí, o problema é a qualidade.

Um bem famoso que eu considero ruim é o CodeIgniter, fuja dele...

Me explica o porque o CodeIgniter é ruim? Mais eu quero que realmente dê bons motivos, se possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Não apenas eu, mas algumas pessoas com quem já conversei analisaram o código do CI e acharam ele meio 'porco', pseudo-oo...

Faz um certo tempo já, não me lembro de nenhum exemplo específico...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que faz muito tempo que baixei ele pra ver, mas quando o fiz, uma coisa que me chamou a atenção foram recursos fora de classes que forneciam dados para que classes trabalhassem.

Resultado: Vários "global" dentro das classes... :sick:

Compartilhar este post

Link para o post

E para mercado de trabalhos, os Frameworks citados são bem requisitados?

Compartilhar este post

Link para o post

#9,

sim, praticamente na mesma ordem da lista do post #3.

não conheço muito bem o kohana para dizer algo, mas os outros 3 conheço bastante.

o codeigniter, é aceito no mundo todo devido a performance e praticidade em relação a outros.

o problema é que o mesmo mata o oop em "nome da performance", entrando em conflito com aqueles que trabalham dentro dos padrões e arquitetura de software.

Outros requisitos comuns no mercado é saber basicamente:

1. OOP

2. Versionamento (SVN ou GIT)

Compartilhar este post

Link para o post

É acho que cada um tem seus prós e contras, eu que to voltando agora depois de um tempo sem programar em php to achando tudo lindo programar em oop, inclusive to usando todas minhas queries com prepared statements extendendo o PDO, fazer tudo sem oop seria mais fácil, mas acho que todo programador que gosta de fazer um código limpo e de qualidade sente uma pontada da consciencia quando começa a fazer "gambiarra". Minha maior preocupação é criar formulários funcionais e modernos sem utilizar centenas de javascript.. acho que alguns desses frameworks devem resolver isso, o jeito é fussar e sofrer um pouco, assim aprende! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Zend é bem difícil, é coisa de outro mundo aquilo cara, sério!

CakePHP e Kahona conheço por nome, apenas.

Sobre os requisitos, eu sei o básico de OOP, SVN sei algumas coisas, por que já precisei usar.

Na verdade eu comecei a mexer no CodeIgniter, e achei bem fácil e simples de fazer, até achei

estranho aquilo, por que na minha cabeça, aquilo lá não é muito OOP, a não ser que eu esteja muito enganado!

E o que vocês acham do Symphony, como desenvolvimento e requisito de mercado?

Na verdade, nós só aprendemos sofrendo e quebrando cabeça mesmo, que realmente entende o por quê tá dando aquele erro e descobre como resolver.

Compartilhar este post

Link para o post
Zend é bem difícil, é coisa de outro mundo aquilo cara, sério!

É nada cara, ele só assusta por causa do tamanho...

Estou estudando o código do ZF e não tem mágica nenhuma... Na verdade, até alguns erros eu consegui encontrar :natalw00t:.

Você tem duas opções:

1 - Aprende logo um framework sem dar muita importância para como ele funciona. Vantagens: vai "perder" menos tempo aprendendo sobre Padrões de Projeto e entendendo o código fonte do framework e pode começar a ganhar dinheiro mais rapidamente. Desvantagens: utilizar a "roda" sem saber como ela funciona não lhe permite adaptar suas funcionalidades quando for necessário. Ultimamente é muito comum ver o cara que sabe jQuery, mas não conhece Javascript básico. Uma hora ele se enrola...

2 - Tente criar o seu próprio "framework". E quando eu falo tentar, é TENTAR mesmo. Eu já estou refazendo o meu por completo pela 4ª vez pois ainda não achei um jeito legal. É claro que você não vai conseguir desenvolver algo tão bom quanto os citados aqui, pois lá são equipes inteiras desenvolvendo, mas você vai conseguir algo que atenda as suas necessidades. Uma vez que você compreender todo (ou quase todo) o mecanismo por trás de um framework (eles são similares em vários aspectos), escolha o seu.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que é verdade isso Henrique.

Eu por exemplo, que (ainda) não programo profissionalmente, comecei a escrever meu conjunto de bibliotecas por diversão, apenas para exercitar meu PHP e não enferrujar.

E hoje, eu tenho em média 650KB de bom código, que faz muita coisa que Frameworks "grandes" fazem, e arrisco dizer que uma ou outra faz até melhor.

Mas por eu não sacar tão bem de Padrões de Projeto, ainda tenho alguns probleminhas, principalmente quanto ao ramo de banco de dados. Eu já reescrevi o mesmo módulo (DB) umas três vezes e vou ter que resscrever parte dele de novo.

Mesmo que essa última tenha me agradado, por um comentário seu feito noutro tópico meu, percebi que ainda não está certo.

Suas duas alternativas ilustram bem os dois lados da moeda.

P.S.: Já olhem o código do Zend e peguei cada coisa que não faz sentido... :o

Compartilhar este post

Link para o post

É nada cara, ele só assusta por causa do tamanho...

Estou estudando o código do ZF e não tem mágica nenhuma... Na verdade, até alguns erros eu consegui encontrar

Caramba, eu não imaginava que o Zend teria erros de codficação, mas acho impossível um código ser perfeito, até por que este framework dizem que é o melhor.

Sobre em criar um Framework, bom, eu "criei" e to sempre mexendo nele, na verdade não é bem um framework, eu apenas fiz um CRUD que ficasse genérico, que por sinal é difícil de fazer um BEM genérico. Por enquanto tá me servindo. Então, não sei dizer se ter um CRUD é exatamente um framework, até por que vai muito mais além disso!

Um programador Zend consegue ganhar bem? Na verdade eu não me preocupo somente com dinheiro e sim com qualidade de serviço, porém tem que ser analisado o que as empresas pedem. Neste caso, na maioria que procuro tem na lista:

PHP e OOP

JS / jQuery

CSS (Tableless)

Algumas já pedem Framework tipo Zend, já vi várias pedindo CodeIgniter (claro, incluindo nisso sabendo padrão MVC)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a "graça" de você usar um framework é você não precisar saber o que realmente é MVC.

Você só precisa saber que dado framework trabalha com MVC e que não haverão códigos (ou não deverão haver) códigos HTML/CSS?JavaScript misturados nas classes que definem a lógica e as que controlam todo o fluxo.

Sobre o Zend ter erros bom, apesar de ser um projeto público e ter um vasto número de pessoas envolvidas no projeto, eu não sei se existe uma "equipe" propriamente dita. Acho que grande parte é feita pelo Matthew Weier O'Phinney.

Se tudo está nas mãos de uma só pessoa (ou de um número reduzido de pessoas) está suscetível a erros, afinal, ninguém é perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Se tudo está nas mãos de uma só pessoa (ou de um número reduzido de pessoas) está suscetível a erros, afinal, ninguém é perfeito.

E mesmo estando nas mãoo de uma equipe.

Compartilhar este post

Link para o post

O zend nao eh exatamente bem dificil, você apenas tem de conhecer muitissimo bem os padroes de projeto e os principios da orientacao a objetos...

E mesmo estando nas mãoo de uma equipe.

------------------------------------------------------

isso depende muito da organizacao, você pode optar po scrum, xp(extrem programming), rup....

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, isso leva tempo.. bom tempo, até por que é impossível fugir disso.

Alguém pode me responder a pergunt do post #12?

Compartilhar este post

Link para o post

quantas maneiras de se cortar um pao existe: com faca, colher, machado, motoserra, helice de ventilador....tudo depende de como você se adapta e gosta, eu aconselho a você a testar e ver qual você se adapta...eu gostei do zend framework, um amigo meu gostou mais do kohana, isso varia de pessoa pra pessoa...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.