Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gustavo Del Vechio

[Resolvido] Chaves entre if e else

Recommended Posts

Boa noite amigos.

Estou iniciando meu aprendizado em JavaScript e tenho duas dúvidas muito básicas hehehe.

1) O livro que estou lendo menciona que eu posso, se quiser, colocar colchetes [] antes de começar um "else" e depois fechar esse colchete quando terminá-lo. Por exemplo:

[else { blá blá blá }]

Os colchetes são utilizados? Se forem, porque colocá-los?

2) Suponha que eu abra um "if" e depois feche ele com as chaves. Na linha de baixo eu coloco "else" e daí vou começar outro "if"

A pergunta é: entre a palavra else e o começo do segundo if eu teria que colocar chaves? Por exemplo:

If { bla bla bla }

else {

if { bla bla bla }

}

Ou posso simplesmente manter os colchetes apenas para os "ifs" Desta forma:

If { bla bla bla }

else

if { bla bla bla }

Muito obrigado pela imensa ajuda. Ainda estou meio perdido em tudo isso :)

Gustavo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você colocar colchetes entre um else não irá funcionar. Os colchetes servem para criar arrays, que é algo que provavelmente você irá ver em breve.

E com relação a isso:

If { bla bla bla }
else {
if { bla bla bla }
}

If { bla bla bla }
else
if { bla bla bla }

Você pode sim fazer desssa forma (Mas repare que você colocou o i do if em maiusculo, não pode, tem que ser minusculo), mas é melhor fazer assim:

if ( condição ) { acontece algo }
else if ( condição ) { acontece outra coisa }

Você pode fazer sem chaves também, mas somente se apenas uma instrução for executada após if. Exemplo

//Isso funciona
if ( 1 == 1 ) alert( '1 = 1' );

//Isso não funciona
if ( 1 == 1 ) alert( '1 = 1' ); alert( 'blá blá bá' );

Nesse segundo caso teria que se usar chaves.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi 51L3N7

Puxa, muito obrigado pela resposta. Muito boa. Entendi.

Eu estou começando meus estudos diretamente no JavaScript. Contudo, acho que seria legal se antes ou em meio ao meu estudo de JavaScript eu estudasse um pouco de lógica de programação, pois estou começando tudo do 0. Até ontem não sabia nem por onde começar, nem o que era uma sintaxe, variável etc.

Você ou algum membro deste fórum podem recomendar algum livro em português que foque em "introdução à programação" ? Que falei desses assuntos. Talvez seria interessante eu começar do zero.

Um grande abraço e muito obrigado

Gustavo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem saber lógica de programação, você vai se complicar um pouco para entender. Eu que o diga, passei pela mesma situação que você, tentei ingressar no mundo mesmo sem ter nenhuma lógica, e a primeira linguagem também foi o JavaScript :natallaugh:

Eu lhe recomendo um curso ótimo de lógica de programação, o da Softblue. É gratuito, não precisa pagar nada, é só se cadastrar no site e se matricular.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.