Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

apollyon

Conselhos para melhor modelagem

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Estou aprendendo modelagem de dados e eu queria algumas dicas como melhor modelar, seguindo o exemplo

da imagem abaixo. As tabelas cliente e fornecedor, ambas podem ser tanto jurídicas como físicas. A modelagem abaixo, estaria correta, poderia usar assim ou tem outra forma de fazer, eu pensei em colocar todos os campos jurídica ou física em uma mesma tabela, porem, ficaria muito campo em branco ou se utilizasse isso campo "nome" para "razão social" também acho que ficaria confuso...

Desde já agradeço as dicas de todos.

modelagem.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, visto que sua intenção é aprender, vou te guiar por um caminho mais adequado em vez de resolver o problema para você.

 

Vamos analisar alguns problemas da sua interpretação:

  • Duas tabelas (cliente|fornecedor) que possuem exatamente os mesmos campos, sendo a única diferença o ID;
  • Chaves estrangeiras indexadas em duas tabelas (cliente|fornecedor) que vão, invariavelmente, gerar inconsistência em sua base de dados;
  • Existe um "buraco" na abstração das entidades cliente e fornecedor;

Agora às perguntas:

  • Tanto um cliente quanto um fornecedor podem ser pessoa jurídica e/ou física. Se um destes for cliente e fornecedor, ao mesmo tempo, você terá dados repetidos na base de dados?
  • Para a manipulação dos endereços, você permitirá a escrita dos mesmos? Irá confiar no usuário para gerar a base de dados de endereços para você?

Acredito que, com essas observações e indagações iniciais, você conseguirá evoluir e melhorar a sua modelagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, visto que sua intenção é aprender, vou te guiar por um caminho mais adequado em vez de resolver o problema para você.