Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sancho_Pança

Anatomia...

Recommended Posts

E aew galera!! Sou novo por aqui e desenho a muito tempo...

 

Meu estilo até então era o desenho artístico e caricatura.

 

Faço retratos e caricaturas por encomenda e estava muito feliz com meu desempenho, porém...

 

Um cliente perguntou a mim se eu poderia fazer diversos personagens em movimento, que seriam usados em uma banner.

 

Seria a primeira encomenda minha do tipo. Como fazia um ótimo trabalho com os retratos e caricatures achei algo normal e topei o trabalho.

 

Mas a execução foi um desastre!

 

Os desenhos não ficaram dinâmicos e não saíram como eu esperava, só aew percebi que tinha muito coisa pra aprender em relação a anatomia humana. O trabalho foi aceito, mas fiquei muito triste com meu desempenho. Então parei pra pensar o porque do desenho ter saído desse jeito.

 

Irei contar agora meu processo para manter a proporção do corpo humano:

 

Uso a cabeça como referência, tendo a maioria dos personagens '8 cabeças', e cada membro do corpo eu meço de acordo com o tamanho da cabeça do personagem, ou seja, o braço tem x cabeças, a perna tem x cabeças...

 

Mas os desenho que eu fiz para o cliente possuíam profundidade e não era possível fazer a proporção do personagem por cabeças, por isso as primeiras tentativas ficaram fora de proporção, sem saber muito o que fazer, segui a proporção por cabeças deixando deixando o desenho estático e sem profundidade.

 

Vou dar um exemplo. Como eu posso manter a proporção em um desenho que possua profundidade?:

 

http://1.bp.blogspot.com/-AJ8vbAxj-zU/TdhLDu9Y26I/AAAAAAAAAUc/d5k9EtCAXEg/s1600/mat-homem-aranha.jpg

 

Espero ter sido claro, muito obrigado galera!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe se não entendi bem o que você quer, mas...

 

Pelo que entendi, seu problema não é com anatomia nem com proporção. O problema é com perpectiva. Para determinadas poses e ações do personagem que você escolhe (é meio esquisito isso, mas é assim mesmo) você tem que se afastar de regras de anatomia e das proporções para que o personagem se apresente (para quem o observa no papel ou outro suporte) com a anatomia e proporções rigosamente em ordem. Em outras palavras, você tem que se afastar da realidade para que a coisa pareça real.

 

Se for isso, para saber exatamente como agir em cada situação com precisão científica sem ter um modelo à disposição você terá que estudar a fundo literatura bem sacuda, que necessitará de tempo à beça. Se estiver disposto, procure por termos como geometria projetiva, perspectiva, escorço... Há livros de matemática e de arte (baseado na matemática). Se tentar algum livro, verifique se abrange objetos curvos e esféricos, pois a maioria deles vai falar algo apenas de objetos de faces planas, o que não te ajuda por completo. É geometria não-euclidiana. Não é qualquer um que tem saco pra aprender isso, e não é qualquer um que tem ainda um restinho de saco para escrever sobre isso. Há livros sobre desenho em movimento também, mas não sei se trata de desenhos como os do tipo do homem aranha que você postou.

 

Com auxílio de computação gráfica, embora não conheço nada sobre isso, acho que dá pra pegar qualquer desenho e colocá-lo na posição que você quiser e o computador fará as correções de perspectiva necessárias. Os filmes com desenhos 3D geralmente saem de desenhos iniciados no papel e trabalhados no computador. Se tiver interesse, dê uma pesquisada no fórum de Criação Vetorial, Photoshop e 3D ou no google.

 

Mas se fosse você, e desde que seus desenhos se baseiem na anatomia humana, arrumaria uns colegas sem o que fazer para que posassem para fotografias de acordo com as posições e ações que você tiver em mente e depois usaria as fotos como referência para o desenho. Se você tem habilidade para desenhar à mão livre com modelos ao vivo, você pode utilizar manequins articulados como estes, por exemplo:

 

Manequins

 

Sei que esses tipos de manequins não reclamam de nada e não te enchem o saco pra te avacalhar, mas também não sei se você consegue colocá-los em qualquer posição. Deve haver algumas limitações.

 

E há o famoso método da tentativa-e-erro também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.