0 kelvin 0 Denunciar post Postado Janeiro 5, 2012 Escrevi uma apostila de introdução a computação: https://sites.google.com/site/logicadealgoritmos/ Não aprendi a linguagem C, aprendi a fazer contas e a escrever muitos algoritmos básicos. Pra mim a introdução foi a última matéria de computação, pq não tem mais nada nada no currículo alem dessa de obrigação. Se eu seguisse a ordem que tem no BCC, as seguintes seriam uma que trata de listas, pilhas, filas, sort rápido e depois viria estrutura de dados. Tem um capítulo em branco, ia começar a estudar aritmética de ponteiros. Uma coisa que reparei, um monte de gente reprova pq desiste das aulas. Não sei pq, mas acho q as pessoas se confundem com loops e depois quando começam funções, piora. Eu mesmo não entendia a diferença entre vetor e variável, daí eu ficava "WTF? pq não pode return vetor?", até que fui entender procurando por conta própria pq o professor não explicava. Tinha pegado umas bitolações tb, um loop com break por ex, usava uma variável pra dizer "o loop foi quebrado", mas muito tempo depois acabei descobrindo que não precisava disso, o próprio contador do loop já servia pra saber se o loop quebrou ou não. Depende da prova tb, tem uns que colocam questão do tipo "calcule o máximo e o mínimo da matriz" q você resolve com 3 - 4 linhas. Tem outros que põe "escreva o algoritmo do método de newton", que demoram mais pra resolver. Tb depende da carga horária. Pra mim acabou com funções recursivas. Em outros lugares vi que como a carga inclui laboratório junto, chega até a ver malloc e listas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Janeiro 9, 2012 C é uma linguagem ruim para ensinar iniciantes. Ela tem muitos conceitos importantíssimos e que requerem maturidade que novatos não têm. Os 3 tipos de comportamento não-bem-definido são um exemplo forte. Escrevi um material sobre arrays e ponteiros, que costumam confundir os alunos (e muitos professores): http://guipn.com/cpa.htm O problema não é que não dá pra ensinar ciência da computação usando C, mas que muita coisa errada é ensinada no processo. E essas noções falsas se mantêm por anos, até que a pessoa aceite que aprendeu o básico sobre a linguagem errado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ro.fonseca 1 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2012 O problema é quem leva o curso na barriga, passa colando, decorando os conceitos, enfim, dae quando chega algo mais complicado e não tem pra onde correr, é q mt gente sai fora do curso... E discordo, C pra mim é uma das melhores linguagens para se iniciar o curso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2012 Geralmente quem defende C como linguagem boa para ensinar computação confunde treinamento com educação. C exige que o usuário pense demais sobre o funcionamento da máquina, e o distrai do aprendizado da ciência da computação em si. A própria noção da máquina de Von Neumann é mais abstrata que o que se usa para programar em C. Há muitos conceitos e conheço pouca gente que realmente sabe a linguagem. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
0 kelvin 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2012 Eu li uma discussão sobre isso, Java ou C? Parece que os professores querem que seja C pensam no mercado e no C++, enquanto que os que defendem Java pensam mais pelo lado didático. No OpenCourseWare do MIT usam Python. Eu lembro que numa aula o professor explicou ponteiros usando a analogia das gavetas. Mas acho que quem nunca programou antes ficou boiando na diferença entre uma variável ter um valor, tipo 50, e o endereço da variável ser um número 1000 por exemplo. Aí você fica, 1000 é número e não é o valor da variável?! Isso pq ele tava tentando explicar do modo mais simples possível, pq tem professor que joga "operadorador &" e "operador *" e não diz mais nada sobre. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites