Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Internet se prepara para viver nova revolução com nome dos sites

Recommended Posts

Internet se prepara para viver nova revolução com nome dos sites

 

NOVA YORK, 11 Jan 2012 (AFP) -O organismo que administra as políticas de registro de nomes dos sites na internet lança na quinta-feira uma "revolução" nesta área, que preocupa tanto instituições internacionais como a ONU e o FMI quanto o setor privado.

 

Segundo previsões, a agência independente ICANN aceitará a partir de quinta-feira os pedidos apresentados por empresas para criar novos nomes de sites.

 

Isto permitirá que endereços online terminem de um modo diferente dos até agora tradicionais .com, .org, .net, ou das letras que identificam cada país (.br para Brasil, .mx para México, etc).

 

As empresas têm como prazo o dia 12 de abril para fazer seus pedidos, seja para obter uma "terminação" ou "sufixo" de nome de site em concordância com sua marca (.apple ou .toyota, por exemplo), um produto determinado (.câmera, .bicicleta, .calçado) ou outra palavra que desejarem.

 

A ICANN indicou que o montante para pedir um novo "sufixo" será de 185 mil dólares, e sua manutenção custará 25 mil dólares anuais.

 

Segundo o presidente da agência, Rod Beckstrom, trata-se de "uma revolução no sistema dos nomes de sites da internet".

 

Esta ampliação tornou-se necessária pela explosão do número de internautas, que se situa em 2 bilhões de pessoas no mundo, a metade deles na Ásia, segundo a ICANN.

 

Atualmente, a internet funciona com o sistema denominado "standard IPv4", que permite a existência de "apenas" 4 bilhões de endereços.

 

Há vários anos, a ICANN pede a adoção do novo "standard IPv6", que autoriza a existência de cerca de 340 sextilhões de endereços (ou seja, 340 vezes o número 10 seguido de 36 zeros).

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

recebi e-mail do icann hoje cedo.. até achei interessante mas o preço não é nada revolucionário..

 

além do mais você não tem liberdade alguma de escolha porque os grandes foram notificados bem antes de nós mortais e já fizeram reservas de sufixos valiosos como .sexy, .news, .videos, .qualquer_coisa_valiosa..

 

Os termos contratuais são obscuros. Existe lá o formulário mas é como dar tiro no escuro.

 

de qualquer forma fiz 3 pedidos.. vou ver no que dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas imagina se fosse aberto a todos ao mesmo tempo o que ia ter de gente reservando endereços que certamente seriam valiosos para os grandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho injusto pois quem está no topo recebe os privilégios de algo que deveria ser aberto.

É como monopólio ou nepotismo.

O ICCAN não deveria ser absoluto. Inclusive o governo chinês propôs revisão sobre quem controla a internet, pois não é justo que somente eles controlem o regulamento dos nomes de domínio do mundo inteiro.

Aceitar a condição atual é como aceitar ser escravo.

 

Os domínios com nomes registrados como coca-cola, macdonalds, nike, etc.. obviamente já são automaticamente reservados aos seus respectivos donos e garantidos por leis. Isso acho justo..

 

Mas nomes como .shoes, .ocean, .foods... são genéricos. Ninguém pode ser dono disso em antecipação.. Na teoria realmente não poderia, mas na prática..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse ponto concordo com voce

 

Os nomes genericos deveriam ser para todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.